×

Curso 51

Cursão 51 – Ingresso para: Engenharia Física/Física/Física Médica e Biomédica/ Matemática/Mat.Aplic. e Computacional

Decida após conhecer os cursos

Quem pretende seguir carreira em Matemática, Matemática Aplicada e Computacional, Física, Engenharia Física, Física Médica ou Física Biomédica, tem, na Unicamp, a chance de conhecer melhor os cursos antes de se decidir por um deles. Os(As) alunos(as) que pretendem concorrer a vagas em alguns dos cursos citados acima para o período diurno devem prestar vestibular para a opção conjunta chamada de Curso 51 – ingresso para: Engenharia Física, Física, Física Médica, Física Biomédica, Matemática, Matemática Aplicada e Computacional.

Unidade

IMECC e IFGW “Gleb Wataghin”

Período

Integral

Vagas

155

Integralização

Verificar em cada Curso

Ao ingressarem na universidade, muitos(as) alunos(as) não têm um projeto pessoal bem definido, apenas uma noção geral da área na qual desejam atuar, por exemplo: ciências da natureza, engenharia, humanidades, áreas da saúde etc. Falta-lhes conhecimento suficiente sobre a carreira escolhida e muitas vezes idealizam o curso e a instituição de ensino. O objetivo do Curso 51 é permitir uma maior flexibilidade de escolha para alguns cursos sob responsabilidade conjunta do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) e do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). O Curso 51 (vulgo Cursão) proporciona aos(ás) alunos(as)uma alternativa de entrada na Unicamp que não implique em uma decisão prematura, adiando em até 3 semestres a escolha do seu curso de graduação.

Nestes primeiros semestres, além de estudar disciplinas básicas comuns, os(as) alunos(as) assistem a uma série de palestras que têm como objetivo mostrar as características e o campo de atuação de cada área. Há, ainda, seminários em que profissionais da Matemática, da Matemática Aplicada e Computacional, da Física, da Engenharia Física, Física Médica e da Educação são convidados a falar aos(ás) alunos(as) sobre seu trabalho. Com isso, aumentar as chances de uma escolha mais assertiva.

Opções

As opções pelas carreiras ou pelas modalidades acontecem em momentos diferentes (leia mais sobre cada uma ao lado). A opção pela licenciatura em Física ocorre no final do segundo semestre. O(A) aluno(a) que quiser fazer o bacharelado deverá optar pelo bacharelado em Física, bacharelado em Matemática ou bacharelado em Matemática Aplicada e Computacional apenas ao final do terceiro semestre. A escolha pela Engenharia Física, Física Médica ou Física Biomédica também ocorre no terceiro semestre através de um processo seletivo interno.

Outra vantagem do Curso 51 é que o(a) aluno(a), após formar-se em uma determinada carreira, poderá solicitar reingressoe completar outra carreira. Não precisará prestar novo vestibular nem cumprir o núcleo comum do Curso 51. Assim, há alunos(as) formados(as) em Matemática Aplicada e Computacional, por exemplo, que depois se licenciam em Física, área em que podem atuar inclusive como professores(as). Isso possibilita uma formação mais ampla, com consequências altamente positivas para a busca de colocação em um mercado profissional competitivo.

Acesse a grade do curso aqui.

Proposta Para Cumprimento de Currículo

Para consultar a proposta de cumprimento de currículo, clique na aba (ao lado) de cada curso. Veja o catálogo dos cursos de graduação!

Engenharia multidisciplinar, na fronteira entre pesquisa e indústria

A melhor descrição da Engenharia Física é a área da aplicação e aproveitamento dos fenômenos físicos modernos para o desenvolvimento das tecnologias do futuro. O(A) engenheiro(a) físico(a) é um(a) profissional que consegue criar, desenvolver e implementar soluções inovadoras para resolver problemas tecnológicos complexos, devido ao seu domínio de ambas a física e a engenharia. A formação adquirida ao longo do curso é de caráter multidisciplinar, preparando o(a) engenheiro(a) egresso(a) a trabalhar eficazmente em equipes constituídas de diversos profissionais. Ele(a) está apto(a) a atuar em todas as áreas de tecnologias de ponta, como nanotecnologia, telecomunicações, robótica, inteligência artificial, automação, etc., tanto na indústria quanto em centros de pesquisa.

No exterior, o curso de Engenharia Física existe há mais de 60 anos em excelentes universidades e os(as) egressos(as) possuem excelente empregabilidade em diversas áreas do mercado de trabalho, como na indústria, em empresas de tecnologia, centros de pesquisas, instituições financeiras, etc. No Brasil, é uma carreira emergente que vem ao encontro de uma demanda crescente desse tipo de profissional versátil, que possa se situar na fronteira entre a pesquisa e a indústria, em áreas estratégicas do desenvolvimento sustentável do país.

Devido à sua natureza multidisciplinar, o curso de Engenharia Física da Unicamp conta com a participação de várias unidades de ensino, especialmente o Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW), o Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC), a Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e a Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Portanto, o(a) aluno(a) terá contato direto com diferentes unidades da Unicamp, de excelência nacionalmente reconhecida, tendo a oportunidade de interagir com docentes e discentes de diversos perfis.

Currículo e diferenciais

O curso de Engenharia Física é ministrado em período integral e pode ser integralizado em cinco anos (ver a grade aqui). O catálogo de disciplinas foi elaborado de forma a oferecer esta formação multidisciplinar, com disciplinas de formação básica nos primeiros semestres e disciplinas específicas profissionalizantes nos semestres avançados. O(A) aluno(a) poderá adquirir conhecimento mais aprofundado em determinadas áreas de seu interesse devido ao amplo leque de disciplinas eletivas (optativas). O curso contempla várias disciplinas práticas, onde o(a) aluno(a) poderá aprender através de experimentos e projetos desenvolvidos por ele(a) mesmo em laboratórios básicos e avançados. Além do aprendizado em sala de aula e laboratórios, o(a) aluno(a) poderá expandir sua formação participando dos diversos programas extracurriculares tanto na própria universidade, como iniciações científicas e sociedades técnicas estudantis, quanto fora dela, como estágios e intercâmbios, inclusive duplo-diplomas.

Entre os diferenciais está a localização da Unicamp, em meio a vários pólos tecnológicos, onde há pequenas e grandes empresas, na vizinhança de centros de pesquisa nacionais. Outra vantagem é a oportunidade de cursar uma parte da sua formação de engenheiro(a) físico(a) no exterior, por um semestre ou concluir um duplo-diploma. Para favorecer os contatos dos alunos com o mercado de trabalho, o curso tem projetos em parceria com várias empresas.

Ingresso

Para cursar Engenharia Física na Unicamp, os(as) candidatos(as) devem optar no momento da inscrição no vestibular pelo Curso 51. A escolha para o curso de Engenharia Física acontece no terceiro semestre.  O curso oferece 15 vagas, se distribuindo entre às ênfases em Optoeletrônica e em Produção Tecnológica. Se o número de interessado(as) em cursar Engenharia Física for maior que 15, os(as) 15 aluno(as) que ingressarão no curso naquela oportunidade serão selecionados(as) por critério acadêmico. O processo de ingresso toma em conta uma bonificação para os(as) alunos(as) de ensino médio público e cotas étnico-raciais similares àquelas em vigor no ingresso no curso 51. O(A) aluno(a) que não conseguir ser aceito(a) para o curso de Engenharia Física pode continuar a cursar as disciplinas dentro do curso de Física, que possui grande similaridade de disciplinas, portanto continuando sua progressão acadêmica, e tentar novamente a permuta para o curso de Engenharia Física nos processos de ingresso seguintes ou por vagas liberadas de turmas anteriores.

O desenvolvimento do conhecimento científico em física é um dos empreendimentos mais fascinantes e importantes da história da humanidade, tendo contribuído de forma decisiva para os avanços tecnológicos que hoje nos conduzem à chamada era do conhecimento. O Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) é reconhecidamente uma das instituições mais importantes do país nessa área, desenvolvendo atividades de pesquisa que vão desde a busca por novos materiais, usando nanotecnologia e optoeletrônica, até a física das partículas elementares, passando pela aplicação da física em diversas áreas, como medicina, biologia, química e até economia.

No curso de Física, os(as) alunos(as) são estimulados(as) a desenvolver características importantes para o(a) profissional do século XXI, como a capacidade de absorver e transferir novos conhecimentos com organização e método. Este aprendizado ocorre não só nas disciplinas do curso, como também nas atividades fora da sala de aula e nas inúmeras oportunidades de estágios de pesquisa e iniciações científicas.

A oportunidade de contato diário com alguns dos(as) melhores(as) pesquisadores(as) em diferentes áreas de física, através da orientação de trabalhos e projetos em áreas experimentais, teóricas ou multidisciplinares, é um dos grandes diferenciais do curso oferecido pelo IFGW.

Bacharelado em Física – período diurno
O curso de bacharelado em Física objetiva a formação de um(a) profissional capacitado para a pesquisa básica ou aplicada, em universidades, centros de pesquisa, indústrias e outros setores da sociedade. A maioria dos(as) alunos(as) formados(as) no bacharelado em Física no IFGW frequentemente ingressa nos melhores programas de pós-graduação, não apenas na Unicamp como também em outras das melhores instituições de ensino e pesquisa no Brasil e no mundo. Nossos(as) alunos(as) também se inserem no mercado de trabalho, atuando no mercado financeiro ou em indústrias de tecnologia. Há ainda aqueles(as) que investem na carreira empreendedora após a conclusão do curso. Quem deseja cursar bacharelado em Física deve prestar vestibular para o Curso 51. A opção pelo bacharelado em Física será feita no final do terceiro semestre. O curso é oferecido apenas no período diurno.

Física Médica e Física Biomédica – período diurno

Desde 2003, o IFGW oferece o curso de bacharelado em Física com habilitação em Física Médica ou ênfase em Física Biomédica. O curso de Física Médica visa formar profissionais competentes em Física para atuar na área hospitalar, uma demanda crescente no mercado de trabalho. Este é um curso profissionalizante cujos egressos  têm se destacado nos serviços de radioterapia, medicina nuclear, radiologia diagnóstica e proteção radiológica nos principais hospitais do país. Para isso, o curso conta com 2 estágios obrigatórios no seu último ano e que abarcam as três principais áreas de atuação do Físico Médico hoje: radiologia, radioterapia e medicina nuclear.

O primeiro dos quais é feito no próprio Hospital de Clínicas da Unicamp.  Os egressos do curso de Física Médica também são, em grande parte, aceitos(as) nos melhores programas de residência em Física Médica no país e muitos  também atuam no exterior. O curso de Física Biomédica tem como principal objetivo formar um(a) pesquisador(a) com sólida base nas áreas de Física, Biologia e Medicina, capaz de integrar esses conhecimentos em pesquisas interdisciplinares. Por este motivo, não são previstos estágios hospitalares neste curso, porém o restante da formação é muito similar ao curso de Física Médica. Os(As) alunos(as) interessados(as) em um destes cursos devem prestar vestibular para o Curso 51.

Formação moderna em ciência, tecnologia e inovação para atuação na academia e no mercado de trabalho

Uma das características notáveis da ciência dos últimos anos se deriva da enorme disponibilidade de dados. Capturados por inúmeros recursos técnicos como redes de sensores e Internet, os dados sustentam ou descartam teorias e auxiliam a tomada de decisões em todos os ramos da atividade humana. Entretanto os dados por si sós nada nos dizem se não estiverem amparados por modelos matemáticos aos quais podem ser associados.

A matemática aplicada contemporânea é a ciência que, alicerçada conhecimento matemático, se ocupa de produzir, resolver, validar e aplicar os modelos com rigorosa corroboração pelas bases de dados disponíveis. O curso de Matemática Aplicada forma profissionais aptos para navegar neste novo contexto. Para isso,
é fornecida uma formação sólida em matemática avançada, estatística, computação e física básica. O graduado em Matemática Aplicada se encontrará, assim, nas melhores condições possíveis para se adaptar a um mercado de trabalho que priorizará a ciência de dados nas próximas décadas, assim como para seguir alguma carreira acadêmica para a criação de novas teorias e soluções.

Ingresso no bacharelado em Matemática Aplicada e Computacional

Quem deseja cursar bacharelado em Matemática Aplicada e Computacional deve prestar vestibular para o Curso 51. A opção pelo bacharelado em Matemática Aplicada e Computacional será feita até o final do terceiro semestre.

O Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) mantém cursos de Matemática nos períodos diurno e noturno. O curso diurno inclui o bacharelado em Matemática, que pode ser integralizado em quatro anos. O curso noturno é o curso de licenciatura em Matemática e pode ser integralizado em quatro anos e meio.

O “Cursão” de ciências exatas
O ingresso nos cursos diurnos dá-se pelo chamado Curso 51 ou “Cursão”, oferecido em conjunto pelo IMECC e pelo Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). A opção pelo curso de bacharelado em Matemática ocorre no final do terceiro semestre.

O bacharelado em Matemática
O bacharel tem sua formação voltada principalmente para as atividades de pesquisa científica e docência em nível superior em Matemática e geralmente prossegue seus estudos na pós-graduação. Nos dois últimos anos do curso, o currículo do bacharelado em Matemática tem um número reduzido de disciplinas, a maior parte das quais é ministrada em conjunto com as turmas de mestrado. Como resultado, ao concluir o bacharelado, todos os alunos terão cursado as disciplinas fundamentais do curso de mestrado, podendo inscrever-se diretamente no doutorado ou obter o título de Mestre em Matemática em apenas um ano adicional, dedicado à elaboração de monografia e exame de qualificação. O aluno do bacharelado em Matemática pode ainda optar por realizar uma ênfase em Física-Matemática, obtendo assim uma formação sólida em ambas as áreas.

Relação cand/vagas
1ª fase – 9,2
2ª fase – 4,72

IFGW – Instituto de Física “Gleb Wataghin”
www.ifi.unicamp.br
secgrad@ifi.unicamp.br
(19)3521.5303

IMECC – Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica
www.ime.unicamp.br
grad@ime.unicamp.br
(19)3521.5936

Veja também:

Física Noturno (licenciatura)

Matemática Noturno (licenciatura)

Galeria de Fotos

veja outros cursos

Veja as opções de cursos disponíveis em cada campus da UNICAMP e escolha o curso ideal para você.

Campus Campinas

Campus Limeira

Campus Piracicaba

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE

Acesse nossas redes e acompanhe em primeira mão todas as informações!