Cria Unicamp

A Comvest encerrou as atividades do projeto Cria Unicamp de 2023, no último dia 7/10, no Teatro de Arena da Unicamp, com a presença de 400 estudantes. O projeto contou com nove encontros no total, sobre as obras de leitura cobradas no Vestibular Unicamp e as provas das diferentes disciplinas. A palestra de abertura do evento foi sobre a obra do compositor Cartola, cujas canções foram selecionadas pela Comvest como leitura obrigatória para o Vestibular Unicamp 2024. Na segunda parte do encontro, houve uma sessão de tira-dúvidas sobre a primeira fase, com o diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto. Além disso, a Comissão realizou uma série de dinâmicas e atividades lúdicas, incluindo apresentação musical, lanche e sorteio de brindes, com o objetivo de criar um momento de descompressão para os estudantes em véspera de vários vestibulares.

Projeto Cria Unicamp

Desde abril deste ano, o projeto Cria Unicamp já reuniu cerca de 1.500 estudantes. A ideia surgiu com o objetivo de interagir e contribuir na preparação dos estudantes de ensino médio para o Vestibular. Os encontros foram realizados aos sábados, na sede da Comvest, em Campinas e reuniram cerca de 200 estudantes a cada edição. Os alunos que participaram do Cria Unicamp receberam um adesivo diferente a cada encontro, para formar uma coleção referente às nove obras da lista de leituras obrigatórias para o Vestibular Unicamp 2024.

O primeiro evento aconteceu no dia 29 de abril, com aulas sobre o livro Alice no País das Maravilhas e sobre a disciplina de Biologia. No segundo encontro, a obra escolhida foi Niketche – Uma História de Poligamia e a disciplina Geografia. No terceiro CRIA, foi a vez da disciplina de Matemática e do livro Seminário dos Ratos. O quarto encontro trouxe a disciplina de Química e o livro Olhos D’Água. No evento do dia 12 de agosto, os palestrantes falaram sobre a disciplina de Física e a obra O Ateneu, de Raul Pompeia. A aula do Cria de 26 de agosto abordou a obra Tarde, de Olavo Bilac, e a disciplina de Língua Portuguesa. No Cria do dia 16 de setembro, a disciplina apresentada foi História e a obra Casa Velha, de Machado de Assis. Na edição de 30 de setembro, foi a vez de inglês e da obra Carta de Achamento a el-rei D. Manuel, de Pero Vaz de Caminha.

Aulas gravadas
Não conseguiu participar presencialmente ou quer rever as aulas? A Comvest, em parceria com a Secretaria de Comunicação da Unicamp, está disponibilizando os conteúdos em vídeo. É só acessar no canal do Youtube da Unicamp ou do Vestibular!

Coleção de adesivos
Os estudantes que participarem do Cria Unicamp receberam um adesivo diferente a cada edição do evento, totalizando nove adesivos, que formam a coleção referente às obras da lista de leituras obrigatórias do Vestibular Unicamp 2024. Veja a lista.

Mudanças nas questões das provas

A Comvest anunciou mudanças do número de questões para o próximo Vestibular, tanto na primeira fase quanto na segunda etapa. Na primeira fase, passam a ser aplicadas seis questões de Sociologia e de Filosofia, sendo três de cada disciplina. Já o número de questões das disciplinas de Biologia, Física, Química, História, Geografia e Inglês será reduzido de 8 para 7 em cada uma. O número de questões de Língua Portuguesa/Literaturas e de Matemática não será alterado.

Já na segunda fase, haverá alteração nas questões do segundo dia de provas: os candidatos aos cursos de carreiras de Humanas/Artes e de Biológicas/Saúde farão menos questões de Matemática, que passam de seis para quatro. Haverá a inclusão de duas questões de Filosofia/Sociologia para a área de Humanas e de mais duas questões de Biologia para a área de Biológicas. Não haverá mudanças no primeiro dia de provas da segunda fase.

O número total de questões tanto na primeira fase como na segunda fase não será alterado, mantendo-se 72 questões de múltipla escolha na primeira etapa, a ser aplicada dia 29 de outubro e um total de 30 questões e uma Redação na segunda fase, que será realizada nos dias 3 e 4 de dezembro.

Novo ensino médio
A Comvest informa que não serão cobrados dos vestibulandos conteúdos relacionados aos itinerários formativos variados que estão sendo desenvolvidos pelas escolas no ensino médio. As provas do Vestibular Unicamp irão abranger exclusivamente conhecimentos e conteúdos que fazem parte da formação básica geral e comum a todos os estudantes do ensino médio, ou seja, Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Inglês.

Confira alguns momentos

Veja também a página da UPA – Unicamp de Portas Abertas, evento realizado anualmente, no campus de Campinas!