Cria Unicamp

Podem participar estudantes regularmente matriculados no ensino médio de escolas públicas e particulares da Região Metropolitana de Campinas (RMC), além de Limeira e Piracicaba. São oferecidas 200 vagas por sábado e o evento é realizado na sede da Comissão, no campus da Unicamp em Campinas, sempre das 9h às 12 horas. Em cada edição, é abordada uma das obras de leitura obrigatória cobradas para o Vestibular Unicamp 2025 e uma disciplina, que serão divulgadas antecipadamente nesta página. Em 2024 foram realizadas quatro edições do Cria Unicamp, todas no primeiro semestre de 2024. As novas obras são: A vida não é útil, de Ailton KrenakProsas seguidas de odes mínimas, de José Paulo PaesVida e morte de M.J. Gonzaga de Sá, de Lima Barreto e Morangos mofados (contos escolhidos), de Caio Fernando Abreu.

No dia 6/4 foi discutida a obra A vida não é útil, de Aílton Krenak e realizada a palestra sobre o Vestibular 2025, com o diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto. Já no dia 20/4, a obra escolhida foi Morangos Mofados, de Caio Fernando Abreu e a palestra sobre a disciplina de Matemática. No dia 11 de maio foi a vez da obra Prosas seguidas de odes mínimas, de José Paulo Paes e de uma aula sobre a Redação no Vestibular Unicamp. O encerramento, no dia 25 de maio, teve a obra Vida e morte de M.J. Gonzaga de Sá, de Lima Barreto e as disciplinas de Filosofia e Sociologia.

DATAS – Cria Unicamp 2024
6 de abril – inscrições de 18 a 21 de março
20 de abril – inscrições de 9 a 12 de abril
11 de maio – inscrições de 23 a 26 de abril
25 de maio – inscrições de 14 a 17 de maio

O Projeto
No ano passado, o projeto contou com nove encontros no total, sobre as obras de leitura cobradas no Vestibular Unicamp e as provas das diferentes disciplinas. Em 2023, o projeto Cria Unicamp reuniu cerca de 1.500 estudantes. A ideia surgiu com o objetivo de interagir e contribuir na preparação dos estudantes de ensino médio para o Vestibular. Os encontros foram realizados aos sábados, na sede da Comvest, em Campinas e reuniram cerca de 200 estudantes a cada edição. Os alunos que participaram do Cria Unicamp receberam um adesivo diferente a cada encontro, para formar uma coleção referente às nove obras da lista de leituras obrigatórias para o Vestibular Unicamp 2024.

O encerramento aconteceu em outubro, com uma palestra sobre a obra do compositor Cartola, cujas canções foram selecionadas pela Comvest como leitura obrigatória para o Vestibular Unicamp 2024, e uma sessão de tira-dúvidas sobre a primeira fase, com o diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto.

Retrospectiva
O primeiro evento aconteceu no dia 29 de abril de 2023, com aulas sobre o livro Alice no País das Maravilhas e sobre a disciplina de Biologia. No segundo encontro, a obra escolhida foi Niketche – Uma História de Poligamia e a disciplina Geografia. No terceiro CRIA, foi a vez da disciplina de Matemática e do livro Seminário dos Ratos. O quarto encontro trouxe a disciplina de Química e o livro Olhos D’Água. No evento do dia 12 de agosto, os palestrantes falaram sobre a disciplina de Física e a obra O Ateneu, de Raul Pompeia. A aula do Cria de 26 de agosto abordou a obra Tarde, de Olavo Bilac, e a disciplina de Língua Portuguesa. No Cria do dia 16 de setembro, a disciplina apresentada foi História e a obra Casa Velha, de Machado de Assis. Na edição de 30 de setembro, foi a vez de inglês e da obra Carta de Achamento a el-rei D. Manuel, de Pero Vaz de Caminha.

Aulas gravadas
Não conseguiu participar presencialmente ou quer rever as aulas? A Comvest, em parceria com a Secretaria de Comunicação da Unicamp, está disponibilizando os conteúdos em vídeo. É só acessar no canal do Youtube da Unicamp ou do Vestibular!

Coleção de adesivos
Os estudantes que participarem do Cria Unicamp receberam um adesivo diferente a cada edição do evento, totalizando nove adesivos, que formam a coleção referente às obras da lista de leituras obrigatórias do Vestibular Unicamp 2024. Veja a lista.

Confira alguns momentos

Veja também a página da UPA – Unicamp de Portas Abertas, evento realizado anualmente, no campus de Campinas!