Cria Unicamp

Inscrições encerradas!

Situação da inscrição

Segunda via de comprovante de inscrição

Na edição do dia 11 de maio, a aula será sobre o livro Prosas seguidas de odes mínimas, de José Paulo Paes, e sobre a prova de Redação. As inscrições serão realizadas de 23 a 26 de abril, ou até esgotarem as vagas. Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados no ensino médio de escolas públicas e particulares da Região Metropolitana de Campinas (RMC), além de Limeira e Piracicaba. Serão oferecidas 200 vagas por sábado e o evento será realizado na sede da Comissão, no campus da Unicamp em Campinas, sempre das 9h às 12 horas. Em cada edição, será abordada uma das quatro novas obras de leitura obrigatória cobradas para o Vestibular Unicamp 2025 e uma disciplina, que serão divulgadas antecipadamente nesta página. Serão realizadas quatro edições do Cria Unicamp para o primeiro semestre de 2024. As novas obras são: A vida não é útil, de Ailton KrenakProsas seguidas de odes mínimas, de José Paulo PaesVida e morte de M.J. Gonzaga de Sá, de Lima Barreto e Morangos mofados (contos escolhidos), de Caio Fernando Abreu.

No dia 6/4 foi discutida a obra A vida não é útil, de Aílton Krenak e realizada a palestra sobre o Vestibular 2025, com o diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto. Já no dia 20/4, a obra escolhida foi Morangos Mofados, de Caio Fernando Abreu e a palestra sobre a disciplina de Matemática.

DATAS – Cria Unicamp 2024
6 de abril – inscrições de 18 a 21 de março
20 de abril – inscrições de 9 a 12 de abril
11 de maio – inscrições de 23 a 26 de abril
25 de maio – inscrições de 14 a 17 de maio

O Projeto
No ano passado, o projeto contou com nove encontros no total, sobre as obras de leitura cobradas no Vestibular Unicamp e as provas das diferentes disciplinas. Em 2023, o projeto Cria Unicamp reuniu cerca de 1.500 estudantes. A ideia surgiu com o objetivo de interagir e contribuir na preparação dos estudantes de ensino médio para o Vestibular. Os encontros foram realizados aos sábados, na sede da Comvest, em Campinas e reuniram cerca de 200 estudantes a cada edição. Os alunos que participaram do Cria Unicamp receberam um adesivo diferente a cada encontro, para formar uma coleção referente às nove obras da lista de leituras obrigatórias para o Vestibular Unicamp 2024.

O encerramento aconteceu em outubro, com uma palestra sobre a obra do compositor Cartola, cujas canções foram selecionadas pela Comvest como leitura obrigatória para o Vestibular Unicamp 2024, e uma sessão de tira-dúvidas sobre a primeira fase, com o diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto.

Retrospectiva
O primeiro evento aconteceu no dia 29 de abril, com aulas sobre o livro Alice no País das Maravilhas e sobre a disciplina de Biologia. No segundo encontro, a obra escolhida foi Niketche – Uma História de Poligamia e a disciplina Geografia. No terceiro CRIA, foi a vez da disciplina de Matemática e do livro Seminário dos Ratos. O quarto encontro trouxe a disciplina de Química e o livro Olhos D’Água. No evento do dia 12 de agosto, os palestrantes falaram sobre a disciplina de Física e a obra O Ateneu, de Raul Pompeia. A aula do Cria de 26 de agosto abordou a obra Tarde, de Olavo Bilac, e a disciplina de Língua Portuguesa. No Cria do dia 16 de setembro, a disciplina apresentada foi História e a obra Casa Velha, de Machado de Assis. Na edição de 30 de setembro, foi a vez de inglês e da obra Carta de Achamento a el-rei D. Manuel, de Pero Vaz de Caminha.

Aulas gravadas
Não conseguiu participar presencialmente ou quer rever as aulas? A Comvest, em parceria com a Secretaria de Comunicação da Unicamp, está disponibilizando os conteúdos em vídeo. É só acessar no canal do Youtube da Unicamp ou do Vestibular!

Coleção de adesivos
Os estudantes que participarem do Cria Unicamp receberam um adesivo diferente a cada edição do evento, totalizando nove adesivos, que formam a coleção referente às obras da lista de leituras obrigatórias do Vestibular Unicamp 2024. Veja a lista.

Confira alguns momentos

Veja também a página da UPA – Unicamp de Portas Abertas, evento realizado anualmente, no campus de Campinas!