Isenção da Taxa

Acesse a página da Isenção 2023

O Programa de Isenção da Taxa de Inscrição consiste na seleção de candidatos à isenção integral do pagamento da Taxa de Inscrição para o Vestibular Unicamp e para a modalidade Enem-Unicamp. Os objetivos do programa de isenção são ampliar a participação de candidatos de escolas públicas na Unicamp e contribuir para formação de professores dos níveis fundamental e médio.

Quem pode pedir a isenção?
Candidatos de baixa renda e de escola pública (Modalidade 1);
Candidatos funcionários da Unicamp/Funcamp (Modalidade 2) ;
Candidatos aos cursos noturnos de Licenciatura e Tecnologia (Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia, Tec. em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tec. em Saneamento Ambiental)  (Modalidade 3).
Candidatos bolsistas em escolas privadas/particulares (Modalidade 4).

O que é preciso?
Para ter direito à isenção o candidato deve preencher alguns requisitos como já ter concluído ou estar concluindo este ano o ensino médio. Também é exigido aos candidatos da modalidade 1, ter cursado o ensino médio integralmente em instituições da rede pública de educação e estar integrado a domicílio cuja renda corresponda a um salário mínimo e meio bruto mensal por morador. No caso dos candidatos às Modalidades 2 e 3 (Licenciaturas e Tecnologias noturnas: Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia e Tec. em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tec. em Saneamento ambiental) não será necessária a comprovação de renda, nem ter cursado o ensino médio em escolas da rede pública de ensino. Para a Modalidade 4, os interessados deverão comprovar ter recebido bolsa de estudo, parcial ou integral, em escolas privadas, em todo ensino médio (ou alternativamente, ter cursado escolas pertencentes ao Sistema Senai, Sesi, SENAC e/ou outra instituição privada que mantém educação gratuita, em todo o ensino médio) e estar integrado a domicílio familiar cuja renda bruta corresponda a um salário mínimo e meio mensal por morador.

Quantas isenções a Unicamp concede?
São selecionados, no máximo, 6.680 candidatos na Modalidade 1. A Unicamp disponibilizará um número ilimitado de isenções nas Modalidades 2 e 3 aos candidatos que cumpram os requisitos. Na Modalidade 4 serão oferecidas 150 isenções da taxa.

Em que data e como devo pedir a isenção?
A Unicamp abre as inscrições para o pedido de isenção geralmente no mês de abril de cada ano. Esse ano, os pedidos serão recebidos a partir de 16 de maio. Por isso, os candidatos devem ficar atentos às informações disponíveis nesta página. As inscrições são realizadas pela internet, através do preenchimento do Formulário de Inscrição disponível na página. Os documentos exigidos são enviados à Comvest no momento da inscrição eletrônica, anexados no formulário de inscrição (em pdf).

Quem recebe a isenção está inscrito automaticamente no Vestibular Unicamp e/ou no Enem-Unicamp?
Não. Os candidatos beneficiados com a isenção só não precisam pagar a taxa de inscrição, mas precisam preencher o formulário de inscrição (para isentos) disponível na página da Comvest para efetivar a inscrição no Vestibular Unicamp e/ou no Enem-Unicamp.

A Unicamp oferece bolsas aos seus estudantes?
Sim. A Unicamp tem um amplo programa de permanência estudantil para os estudantes que necessitam de auxílios, com diferentes tipos de bolsas. Para saber mais, acesse a página do Serviço de Apoio ao Estudante da Unicamp (SAE). Além disso, os candidatos beneficiados com a Isenção na Modalidade 1 e 4 e que forem aprovados no Vestibular Unicamp e Edital ENEM–Unicamp, serão automaticamente beneficiados com a bolsa BITA (Benefício de Isenção da Taxa de Alimentação) do SAE (Serviço de Apoio ao Estudante). Os candidatos beneficiados com a Isenção na Modalidade 3, poderão solicitar a bolsa BITA (Benefício de Isenção da Taxa de Alimentação) no SAE (Serviço de Apoio ao Estudante) após o ingresso na Universidade.

Para evitar os principais erros cometidos na hora de enviar a documentação exigida para obter a isenção, fique atento às dicas. Veja, também os modelos de declaração e tutoriais. Caso ainda tenha dúvidas, consulte as perguntas frequentes.