Engenheiro de transportes busca alternativas mais eficientes e sustentáveis
Os sistemas de transportes podem ser considerados como os recursos que permitem o deslocamento das pessoas e das cargas entre pontos de interesse. Eles são sistemas complexos que se relacionam com todas as áreas e infraestruturas da sociedade contemporânea. A Engenharia de Transportes é uma modalidade nova no Brasil e já reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O egresso do curso da Unicamp forma-se como Engenheiro de Transportes e recebe atribuições do CONFEA para atuar nos diferentes modais de transportes: aeroviário, marítimo, dutoviário e terrestre. O curso de Engenharia de Transportes oferecido pela Unicamp tem 3.720 horas, com duração de 11 semestres e com um projeto pedagógico estruturado para formar de maneira sólida um profissional com conhecimento generalizado em todos esses modais e preparado para atuar de forma especializada no modal terrestre, que abriga os sistemas de transporte rodoviário e ferroviário, tanto de carga como de passageiros. O projeto pedagógico deste curso está organizado para transferir aos alunos uma sólida formação nas áreas de Mecânica dos Solos; Projeto e Construção e Manutenção de Vias; Análise, Monitoramento e Gerenciamento do Fluxo de Veículos; Planejamento de Terminais Urbanos; Estudos Logísticos sobre a Demanda de Transportes; Modelagem Econômica dos Transportes e Engenharia de Tráfego. A complexidade dos sistemas de transportes requer que o profissional tenha conhecimentos sólidos para atuar adequadamente nessa área e a Unicamp tem condições de oferecê-los.
Campo de atuação profissional
Sendo um engenheiro pleno, o Engenheiro de Transportes pode atuar em atividades de planejamento, infraestrutura dos sistemas de transportes, geotecnia, projeto de construção de vias e rodovias dentre outras áreas de atuação.
A Faculdade de Tecnologia (FT)
A FT possui uma adequada infraestrutura voltada para o curso de Transportes, constituída de Laboratórios, como: de Solos e Pavimentação, de Materiais de Construção e de Topografia Informatizada, além de uma biblioteca atualizada e interligada às demais 29 bibliotecas da Unicamp. Seu corpo docente é formado por professores pesquisadores com formação mínima de mestre e doutor.
Além dos cursos tecnológicos e de engenharia, a FT possui também o seu Programa de Pós-Graduação stricto sensu que oferece disciplinas para a formação de mestres e doutores em área interdisciplinar.
As atividades de extensão desenvolvidas na FT envolvem convênios com entidades públicas e particulares que possibilitam a integração do aluno com a comunidade e o com o mercado de trabalho.
Áreas de atuação do Engenheiro de Transportes
A busca por alternativas de transportes que sejam cada vez mais eficientes e sustentáveis torna o profissional da área de transportes uma peça indispensável para a sociedade moderna. O Engenheiro de Transportes é o profissional que auxilia nessa demanda porque faz a escolha, planejamento, construção, operação e manutenção dos sistemas de transportes. Sendo assim, esse profissional acaba tendo impacto positivo na sociedade no que diz respeito às suas necessidades de mobilidade. Ele age para promover o bem-estar social, assim como auxilia na escolha dos meios de transportes mais adequados, com o menor impacto do ponto de vista ambiental, buscando a redução significativa da poluição atmosférica e sonora provenientes dos meios de transportes.
O Engenheiro de Transportes pode atuar como um profissional autônomo, possuindo a sua própria empresa ou em empresas do ramo de transportes nas atividades autorizadas pelo CONFEA. Na área pública, ele pode atuar como funcionário de autarquias que legislam e gerenciam os transportes, tanto em nível federal, estadual ou municipal.
Linhas de pesquisa da Engenharia de Transportes
A Engenharia de Transportes atua internacionalmente nas atividades de pesquisa de: Tecnologias de Monitoramento de Tráfego e Técnicas de Análise de Dados; Modelagem de Tráfego; Planejamento de Transportes e técnicas de previsão de demanda para pessoas e mercadorias; Segurança de Trânsito; Transporte de material perigoso e Análise de Risco; Sistemas de gestão de infraestrutura para instalações de transportes; Gerenciamento de demanda de viagens; o que pode interessar ao egresso que pretenda continuar a sua vida acadêmica e participar da área de pesquisa.
|