A proposta do curso de graduação em Pedagogia da Unicamp, oferecido pela Faculdade de Educação (FE), nos períodos integral e noturno, é proporcionar a formação necessária para intervir nas mais diversas realidades educacionais, sejam elas formais ou não. O objetivo é oferecer ao aluno sólida formação teórico-prática que lhe permita atuar na sociedade por meio da educação, seja na sala de aula, nos cargos de gestão ou em quaisquer outras áreas que requisitam um trabalho político-pedagógico.
O currículo de Pedagogia é constituído por um rol bastante diversificado de disciplinas que vão desde a área de humanas, como filosofia, psicologia, sociologia, história, antropologia, linguística, passando por aquelas que tratam do currículo escolar – português, matemática, geografia, história, ciências -, até aquelas que situam a atuação do pedagogo no contexto da legislação e das políticas educativas, contribuindo para a reflexão na sala de aula e acerca da sala de aula, bem como no contexto do planejamento e da gestão escolar.
Pesquisas e estágios
Acompanham as discussões teóricas diversas atividades práticas orientadas e complementares. No que tange aos estágios, existem as disciplinas de prática de ensino e estágio supervisionado, cujas atividades práticas se desenvolvem especialmente nas escolas, dentro e fora do período de estudos na FE. Vale ressaltar que o estudante dos dois cursos de Pedagogia (integral e noturno) deve ter disponibilidade para a realização do estágio no período diurno (em horário extra-aula), preferencialmente em instituições públicas.
Com relação à pesquisa, o aluno tem à disposição várias alternativas para se iniciar e se envolver no universo da investigação. As duas opções mais comuns são o desenvolvimento de pesquisa vinculada a um projeto coordenado pelos docentes da FE por meio de Iniciação Científica; e através do Trabalho de Conclusão de Curso, que possibilita uma oportunidade de desenvolver pesquisa individual orientada pelos docentes da Faculdade de Educação.
A docência, base para uma atuação cada vez mais ampla
O pedagogo tem campo de atuação cada vez maior, haja vista o reconhecimento de que a atuação do profissional não está restrita à escola ou à sala de aula, mas se amplia no trabalho, por exemplo, de planejamento, gestão, execução e avaliação de projetos em diferentes instituições sociais.