Isenção 2024

Acesse as principais informações para solicitar a Isenção 2024, que vale para o Vestibular e para a modalidade Enem-Unicamp.

Relação dos candidatos contemplados (já com análise de recursos)
Para ver o resultado individualmente, clique aqui
Pedido de isenção recusado: clique aqui para saber o motivo
Acessar os modelos de declarações
Consultar Código de Isento

A Comvest está divulgando a lista de candidatos contemplados com a isenção do pagamento da taxa de inscrição para o Vestibular Unicamp 2024, válida também para quem se inscrever na modalidade Enem-Unicamp 2024. No total, 9.888 estudantes receberam o benefício e estão isentos do pagamento da taxa. O número é o segundo maior registrado pela Comvest desde o início do Programa, em 2000, menor somente que aquele registrado em 2021. A relação de contemplados está disponível aqui! Todos os candidatos que preencheram os requisitos foram beneficiados.

A partir de hoje, os contemplados começam a receber – exclusivamente via e-mail – um comunicado sobre o benefício. Importante: Os contemplados não são automaticamente inscritos no Vestibular Unicamp 2024 ou na modalidade Enem-Unicamp. É preciso, posteriormente, fazer as respectivas inscrições, utilizando o código de isento fornecido pela Comvest. O calendário do Vestibular Unicamp 2024  já foi divulgado e as inscrições serão realizadas do dia 31 de julho ao dia 31 de agosto de 2023, pela internet. Já as inscrições para a modalidade Enem-Unicamp serão realizadas em novembro.

Inscrições indeferidas

Candidatos que tiveram sua inscrição indeferida poderão solicitar recurso, devidamente justificado, através do preenchimento de formulário eletrônico específico, até as 17 horas (horário oficial de Brasília) do dia 31 de julho de 2023. O resultado do recurso será divulgado no dia 02/08/2023.

As isenções da taxa de inscrição do Vestibular Unicamp foram oferecidas em quatro modalidades. A maior parte das isenções foi para a modalidade 1, dirigida a candidatos de famílias de baixa renda (com até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio) e que estudaram o ensino médio integralmente em escolas públicas, em que 7.856 estudantes receberam o benefício. Na modalidade 2, para funcionários da Unicamp/Funcamp, 33 candidatos tiveram isenção da taxa de inscrição. A modalidade 3, oferecida para aqueles que se candidatam aos cursos noturnos de Licenciatura ou Tecnologia (Licenciaturas em: Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia. Tecnologia em: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Saneamento Ambiental), beneficiou 1.069 candidatos. Já na modalidade 4, o número foi de 930 isenções concedidas.

No segundo ano de implantação, a modalidade 4, para bolsistas em escolas particulares com renda bruta de um salário mínimo e meio mensal por morador, previa um total de 150 isenções. Diante da demanda expressiva recebida, a Comvest decidiu atender a todos os estudantes que comprovaram se encaixar nos requisitos solicitados e, assim, conceder 930 isenções nessa categoria.

Nos últimos anos, a Comvest registrou os seguintes números de beneficiados pelo Programa de Isenção da Taxa: 2023: 8.546; 2022: 8.386; 2021: 11.810; 2020: 8.304; 2019: 7.696; 2018: 8.653; 2017: 7.302; 2016: 5.998; 2015: 4.568. Veja a série histórica completa.

As inscrições se encerraram no dia 19 de junho de 2023.

Acesse dados e séries históricas sobre a concessão do beneficio da isenção da taxa.

Histórico do Programa de Isenção