As inscrições para as Vagas Remanescentes serão realizadas e 19 de agosto a 3 de setembro

Percentuais mínimos de compatibilidade (por curso)

Podem se inscrever no processo, alunos de outras IES nacionais ou estrangeiras, portadores de diploma devidamente reconhecido de curso superior diferente do curso pretendido, e alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação da Unicamp, desde que o curso pretendido seja diferente de seu próprio curso (casos excepcionais serão julgados pela CCG). As vagas disponíveis serão divulgadas no dia 18 de agosto. O Processo se realizará em duas fases de caráter eliminatório e classificatório e de uma terceira fase para os candidatos aos cursos que exigem provas de Habilidades Específicas. As duas fases são: Prova de Leitura e Interpretação de Textos (PLIT) e Prova de Conhecimentos Específicos (PCE) relativos às grandes áreas de conhecimento e Análise de Compatibilidade de Currículo. Veja aqui os percentuais de compatibilidade exigidos pelos cursos. Além dessas duas fases, há provas de Habilidades Específicas (realizadas juntamente com os candidatos ao Vestibular Unicamp) para os seguintes cursos: Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música. Os candidatos aos cursos de Música fazem a prova (envio de vídeos) em novembro e os demais, em fevereiro.

A Prova de Leitura e Interpretação de Textos é constituída de 10 questões objetivas de leitura e interpretação, sendo 6 questões de Língua Portuguesa e 4 questões de Língua Inglesa. As ementas estarão disponíveis no Edital. A Prova de Conhecimentos Específicos é constituída de 10 questões objetivas e de cinco questões dissertativas (com dois itens cada uma), relativas à área específica do curso (Ciências Humanas/Artes ou Ciências Exatas/Tecnológicas ou Ciências Biológicas ou Medicina). As questões da PCE abordarão conhecimentos básicos das áreas específicas exigidos nos anos iniciais da graduação. O candidato tem no máximo quatro horas e no mínimo duas horas e trinta minutos para a realização das duas provas. Os candidatos ausentes e aqueles que obtiverem nota inferior a 50% na Prova de Leitura e Interpretação de Texto ou 40% na Prova Específica de Conhecimentos estarão desclassificados.

Os candidatos são classificados em ordem decrescente a partir das notas obtidas nas PLIT e PCE. Para a Análise de Compatibilidade de Currículo será convocado um número de candidatos que equivale ao máximo de três vezes o número de vagas existentes no curso. Os selecionados precisam entregar a documentação exigida pelo Edital. A Análise de Compatibilidade de Currículo compete à Comissão de Graduação do curso pretendido e os critérios constarão do Edital.

 

Calendário Vagas Remanescentes 2022

 Divulgação das vagas por semestre 18 de agosto
Inscrição 19 de agosto a 03 de setembro
Prova Teórica PLIT e PCE 03 de outubro
Divulgação dos convocados para a Análise de Compatibilidade Curricular 27 de outubro
Entrega de documentação da Compatibilidade Curricular 04 a 10 de novembro
Análise de Compatibilidade Curricular 18 de novembro a 16 de dezembro
Divulgação da lista de candidatos(as) habilitados(as) para a Prova de Habilidades Específica para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança 05 de janeiro
Divulgação da lista de convocados para a matrícula (cursos sem Prova de Habilidades Específicas) 11 de janeiro
Matrícula (cursos sem Prova de Habilidades Específicas) 13 e 14 de janeiro
Provas de Habilidades Específicas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança (junto com as provas do Vestibular Unicamp 2022) 13 a 15 de janeiro
Divulgação da lista de convocados para a matrícula (cursos com Prova de Habilidades Específicas) 04 de fevereiro
Matrícula e solicitação de aproveitamento de estudos 07 de fevereiro

Acesse as informações referentes ao último processo realizado.