Amplitude curricular

Da investigação celular ao estudo de ecossistemas

O estudo das estruturas celulares e seu funcionamento, da evolução dos organismos e suas relações com o ambiente, da biodiversidade e da conservação ambiental constituem atividades do biólogo, que também pode atuar na produção de alimentos, de vacinas e na indústria biotecnológica. Além disso, poderá atuar como docente em diferentes níveis, dependendo de sua formação.

Na Unicamp, o biólogo é formado pelo Instituto de Biologia (IB), que oferece os cursos de Ciências Biológicas nos períodos diurno (curso integral) e noturno. No período diurno, o aluno poderá integralizar seu curso em oito semestres, nas opções de bacharelado e/ou licenciatura em Ciências Biológicas. Já no período noturno, o aluno terá apenas a opção de licenciatura em Ciências Biológicas, que poderá ser concluída em dez semestres.

No curso diurno, os primeiros semestres são dedicados principalmente às disciplinas básicas das áreas das ciências biológicas. Além disso, os alunos da licenciatura cursarão disciplinas relacionadas à formação docente. A partir do segundo semestre, o estudante poderá cursar disciplinas eletivas, construindo seu próprio currículo, conforme seus interesses acadêmicos. Cada aluno poderá escolher disciplinas eletivas dentro de dois grandes elencos, para completar sua formação. Nesses dois conjuntos, estão contempladas todas as áreas das ciências biológicas: botânica, fisiologia e morfologia vegetal e animal, ecologia, zoologia e parasitologia, bioquímica, genética e evolução, biologia celular, imunologia, microbiologia, biologia tecidual e do desenvolvimento. Para os alunos que optarem pela licenciatura, as disciplinas relacionadas à formação pedagógica estão distribuídas ao longo de todo o curso, ministradas em conjunto com a Faculdade de Educação (FE) da Unicamp, e incluem fundamentos filosóficos da educação, práticas pedagógicas em biologia e estágios docentes. O aluno que concluir a licenciatura estará habilitado para o ensino de ciências (no ensino fundamental) e biologia (no ensino médio).

Na licenciatura em Ciências Biológicas oferecida no período noturno, o aluno também terá disciplinas que contemplam todas as áreas biológicas e pedagógicas, estando habilitado para o ensino de ciências (no ensino fundamental) e biologia (no ensino médio).

Os formados em Ciências Biológicas na Unicamp estão plenamente aptos a ingressar em programas de pós-graduação em diversas áreas relacionadas ao estudo da vida, da área biotecnológica e da área de saúde.

Os diferenciais
O curso oferecido pela Unicamp proporciona o contato com docentes atuantes nos cenários de desenvolvimento científico nacional e internacional, além de vivências acadêmico-culturais, em um ambiente de grande academicismo e fomento ao estudo e à pesquisa.

Qualquer que seja o período escolhido (diurno ou noturno), o estudante de Ciências Biológicas na Unicamp terá à disposição uma infraestrutura de ensino completa, acesso a equipamentos modernos distribuídos em diversos laboratórios de ensino, aulas práticas em laboratórios e em inúmeras excursões de campo, além da possibilidade de realização de estágios de iniciação à pesquisa científica em laboratórios de professores e pesquisadores altamente qualificados.

Vida Acadêmica

INSTITUTO DE BIOLOGIA