Vagas 

Leia o Edital Vagas Olímpicas Unicamp!

 

                      

 

A Unicamp vai oferecer 90 vagas por meio do Edital Vagas Olímpicas Unicamp 2019. Consulte a tabela de cursos e vagas.  Podem se inscrever nesta modalidade, os premiados em olimpíadas ou outras competições de conhecimentos realizadas nos dois anos anteriores ao início do curso de graduação da Unicamp, ou seja, nos anos de 2017 e 2018.

As olimpíadas ou competições aceitas serão aquelas realizadas para estudantes de ensino médio ou níveis equivalentes, sendo vetada a pontuação obtida em competições de nível superior e/ou de nível fundamental. Consulte as olimpíadas aceitas.

As vagas que não forem preenchidas por essa modalidade de ingresso serão transferidas para o Vestibular Unicamp, exceto nos casos dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Manufatura e Engenharia de Produção, que oferecem vagas adicionais.

 


 

Inscrições

As inscrições para o processo seletivo Vagas Olímpicas 2019
são feitas exclusivamente na página da Comvest,
de 21/11/2018 a 10/01 de 2019.

 

                       

 

As inscrições serão feitas por meio do Formulário Eletrônico na página da Comvest, a partir das 9 horas do dia 21 de novembro de 2018 até as 17 horas do dia 10 de janeiro de 2019. O horário da abertura e do encerramento das inscrições é o horário de Brasília (DF). Faça sua inscrição aqui!

Cada candidato poderá se inscrever em até dois cursos de graduação (em 1ª e 2ª opção).

O candidato deverá, no ato de inscrição, anexar os documentos comprobatórios de sua premiação em olimpíadas ou outras competições de conhecimento e o seu Histórico Escolar de Ensino Médio ou documento equivalente. O candidato poderá anexar até, no máximo, dois documentos comprobatórios de premiação e/ou participação em olimpíada ou outra competição de conhecimento, ou seja, um para cada opção de curso.

A responsabilidade sobre a legibilidade (resolução) dos arquivos anexados é do candidato, sendo proibida a anexação de documentos após o encerramento das inscrições. Documentos ilegíveis serão descartados pela Banca de Validação de inscrições e a inscrição não será considerada durante a classificação. Não serão aceitas inscrições com anexação parcial dos documentos.

Somente é possível realizar uma inscrição por CPF. Em caso de necessidade de alteração de dados da inscrição, os candidatos deverão acessar e preencher o Formulário Eletrônico correspondente. Em caso de alteração, será considerado válido apenas o último formulário preenchido dentro do prazo determinado.

Candidatos de nacionalidade brasileira e candidatos estrangeiros, portadores do CRNM – Carteira de Registro Nacional Migratório, deverão informar o número do CPF ao preencher o Formulário de Inscrição. Será aceito exclusivamente o número do CPF do candidato, não podendo ser utilizado o CPF de responsável. Além do número do CPF, deverá ser informado o número de um documento de identificação com fotografia, podendo ser cédula de identidade (RG), passaporte, CRNM – Carteira de Registro Nacional Migratório, carteira expedida por Ordens ou Conselhos reconhecidos por lei ou Carteira Nacional de Habilitação.

 


 

Classificação e desempate

 

 

              

 

 

 

 

 

 

 

Em cada curso, os candidatos serão convocados por ordem decrescente da pontuação obtida na olimpíada ou competição de conhecimento, pelo curso em 1ª opção. Havendo vagas não preenchidas, serão convocados por ordem decrescente os candidatos que optaram pelo curso como 2ª opção. 

O candidato poderá utilizar a pontuação de uma única olimpíada ou competição de conhecimento, para cada uma das opções de curso.

É facultado ao candidato utilizar a premiação de uma mesma olimpíada ou competição de conhecimento nas duas opções de curso. Caso tenha sido premiado em edições de anos diferentes de uma mesma olimpíada, o candidato indicará a competição em que obteve maior pontuação ou premiação.

As provas, etapas e premiações das olimpíadas ou competições de conhecimento, bem como seus programas, formato e conteúdos e resultados são de responsabilidade das instituições que as promovem. A Comvest será responsável pela sistematização das inscrições, pela classificação de acordo com os critérios definidos pelos cursos e pela convocação dos candidatos selecionados. A Comvest comporá uma banca composta por docentes da Unicamp que validará as informações apresentadas pelos candidatos (cópias dos certificados das olimpíadas ou competições de conhecimento e Histórico escolar de Ensino Médio) antes da classificação dos candidatos.

A classificação dos candidatos, em cada curso, será realizada segundo os pesos e as pontuações atribuídas às medalhas, conforme tabelaOs critérios de desempate de classificação dos candidatos, em ordem decrescente, são:

I – a ordem de prioridade por olimpíada estabelecida em cada curso, indicadas no Anexo I do Edital;

II – a maior média final do último ano do Ensino Médio, ou equivalente, em Português;

III- a maior média final do último ano do Ensino Médio, ou equivalente, em Matemática;

IV – a maior média final do último ano do Ensino Médio, ou equivalente, nas disciplinas prioritárias de cada curso conforme previsto na tabela disponível no Anexo II do Edital;

V- maior idade, respeitando o ano, mês e dia de nascimento.

 


 

Convocação nos vários sistemas de ingresso

 

 

Importante:

Ao efetivar a sua matrícula em dos sistemas pelo qual foi
convocado, o candidato será excluído, automaticamente,
da lista de classificação dos demais sistemas de ingresso
nos quais tenha se inscrito se o curso de matrícula for igual
ao curso de primeira opção dos demais sistemas em que o candidato se inscrever.

 

Os candidatos poderão se inscrever concomitantemente em mais de um dos sistemas de seleção (Vestibular Unicamp, Vestibular Indígena, Edital ENEM-Unicamp, ProFIS,  Edital Vagas Olímpicas). Caso um candidato tenha sido convocado para matrícula em um mesmo curso, na mesma chamada, no Vestibular Unicamp 2019 e em outro(s) sistema(s) de seleção, a vaga a ser preenchida seguirá a seguinte ordem de prioridade: Vestibular Unicamp, Edital de Vagas Olímpicas, Edital ENEM e Edital Vestibular indígena.

Caso um candidato tenha sido convocado para matrícula em cursos diferentes, na mesma chamada, no Vestibular Unicamp 2019 e em outro(s) sistema(s) de seleção, o candidato fará opção, no momento da matrícula, pelo curso em que se matriculará.


 

Chamadas e Matrículas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Primeiramente, serão convocados os candidatos que optaram pelo curso em 1ª opção. Havendo vagas não preenchidas, serão convocados candidatos que optaram pelo curso como 2ª opção.

A convocação para matrícula será feita em até quatro chamadas por curso. A matrícula será realizada em duas etapas: as três primeiras matrículas, virtuais, na página da Comvest e, a quarta matrícula, de forma presencial, na unidade sede do curso. Todos os candidatos que realizarem matrículas virtuais deverão também fazer a matrícula presencialAs matrículas que não forem efetivadas, pelo não comparecimento dos candidatos, permitirão a convocação dos demais candidatos nas sucessivas chamadas. Caso haja vagas não preenchidas após as quatro matrículas, estas serão transferidas para o Vestibular Unicamp 2019, exceto as vagas adicionais.

O calendário para as chamadas e matrículas das Vagas Olímpicas é esse:

22/1 Divulgação da primeira chamada em www.comvest.unicamp.br
22/1 a 23/1 Matrícula virtual da primeira chamada (até as 17 horas), em www.comvest.unicamp.br
29/1 Divulgação da segunda chamada
29/1 a 30/1 Matrícula virtual da segunda chamada (até as 17 horas)
05/2 Divulgação da terceira chamada
05/2 a 06/2 Matrícula virtual da terceira chamada (até as 17 horas)
11/2 Divulgação da quarta chamada
18/2 Matrícula presencial de TODAS as chamadas

 

A matrícula dos candidatos convocados para os cursos de graduação da Unicamp cabe exclusivamente à Diretoria Acadêmica – DAC, exigindo-se, nesse ato, a entrega de cópia autenticada em cartório ou cópia acompanhada dos originais dos seguintes documentos:

I – Diploma ou Certificado de Conclusão do Ensino Médio, ou equivalente.

II – Histórico Escolar completo do Ensino Médio ou certificado de conclusão do ENEM até o ano de 2016 ou ENCCEJA a partir de 2017.

III – Cédula de Identidade Nacional para brasileiros; CRNM – Carteira de Registro Nacional Migratório para estrangeiros residentes no Brasil; e Passaporte para estrangeiros não residentes no Brasil, originais, para fins de identificação.

IV- O candidato que tenha concluído estudos equivalentes ao Ensino Médio no exterior deve apresentar parecer de equivalência de estudos expedido por Secretaria da Educação estadual ou municipal, conforme a competência legal.

V – Documentos comprobatórios das olimpíadas científicas ou competições de conhecimento apresentados no ato de inscrição.

A matrícula pode ser feita por procuração, nos seguintes termos:

a) Por instrumento particular, se o outorgante for maior de 18 anos.

b) Por instrumento público e com assistência de um dos genitores ou do responsável legal, se o outorgante for menor de 18 anos.

Os candidatos matriculados anteriormente à data da Confirmação da Matrícula (25/2/2019), deverão obrigatoriamente confirmar sua matrícula na data estipulada, pessoalmente ou por meio de procuração. Deixar de confirmar a matrícula acarretará a perda da vaga e o cancelamento da matrícula na opção em que o ingressante estiver matriculado.

A Comvest adotará um procedimento de identificação civil mediante a verificação do documento de identidade indicado no Formulário de Inscrição e da coleta da assinatura e das impressões digitais de cada candidato, durante a matrícula. Os candidatos que, por qualquer motivo, se recusarem a seguir esse procedimento deverão assinar três vezes uma declaração onde assumem a responsabilidade por essa decisão. Em caso de dúvidas quanto à identificação ou à documentação do candidato, a Unicamp poderá requerer laudos de especialistas, incluindo exames grafotécnicos sobre assinaturas, provas ou outros documentos considerados relevantes.

Uma vez regularmente matriculado, e no prazo de até 30 dias, o aluno deverá, utilizando o seu nome de usuário (username) e senha, recebidos no ato da matrícula, carregar no Sistema Acadêmico (SIGA) os documentos a seguir, os quais constarão de seu Processo de Vida Acadêmica:

I – Certidão de Nascimento ou Casamento.

II – Cédula de Identidade Nacional para brasileiros; CRNM – Carteira de Registro Nacional Migratório para estrangeiros residentes no Brasil; Passaporte para estrangeiros não residentes no Brasil.

III ­– Cadastro de Pessoa Física – CPF, para brasileiros e estrangeiros. Não será aceito CPF de responsável.

IV – Título de Eleitor, para os brasileiros maiores de 18 anos.

V – Certificado de Reservista ou Atestado de Alistamento Militar ou Atestado de Matrícula em CPOR ou NPOR, para os brasileiros maiores de 18 anos, do sexo masculino.

VI – Certificado de Conclusão do Ensino Médio.

VII – Histórico Escolar completo do Ensino Médio ou;

VIII – Certificado ou declaração de conclusão do Ensino Médio por meio do ENEM (até 2016) ou ENCCEJA, ou Histórico Escolar do Ensino Médio supletivo, EJA, modalidades presencial, semipresencial ou à distância.

O aluno menor de 18 anos deve carregar no Sistema Acadêmico (SIGA) os documentos mencionados nos itens IV e V tão logo esteja de posse deles ou até o final do segundo semestre letivo do ano de ingresso.