O Vestibular Unicamp traz conteúdos de Filosofia e Sociologia incorporados a questões de História e/ou de Geografia.
Geografia e Sociologia
- Conjunto de habilidades exigidas na prova:
- Resolver problemas geográficos mobilizando conceitos fundamentais dessa área do conhecimento: espaço, território, região, lugar, escala, paisagem.
- Aprimorar o raciocínio geográfico desenvolvendo o pensamento espacial, aplicando os princípios geográficos (analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem) para compreender aspectos da dinâmica socioespacial.
- Compreender a espacialização dos fenômenos a partir da interpretação de textos, gráficos, tabelas, cartogramas e mapas, ou seja, que revele capacidade para utilizar os instrumentos de que a Geografia dispõe para compreender e interpretar o mundo.
- Descrever, analisar e relacionar processos espaciais em suas múltiplas escalas: mundo, territórios nacionais, região, lugar e cotidiano.
- Conhecer a dinâmica dos territórios nacionais por meio de distintas abordagens envolvendo aspectos físico-naturais, urbano-regionais, socioeconômicos e culturais, geopolíticos e políticos, recursos naturais e energéticos.
- Elaborar respostas escritas que envolvam descrição, exposição e argumentação com base nas informações e conhecimentos listados no conteúdo programático de Geografia e Sociologia.
b. Índice de conteúdos programáticos gerais:
I – Os conceitos fundamentais
- Espaço geográfico, território, paisagem, meio, região e lugar
- As redes técnicas; as escalas; as fronteiras
- O homem como ser social; a inserção em grupos sociais: família, escola, vizinhança, trabalho; relações e interações sociais; sociabilidade
- Etnias; classes sociais; gênero; geração
II – Linguagem cartográfica e a aplicação das geotecnologias na representação espacial
a) Fundamentos de orientação na superfície terrestre
- Meios de orientação na superfície Terrestre
- As coordenadas geográficas e seus princípios de localização no sistema Terra
- Os movimentos da órbita terrestre e os fusos horários
b) Cartografia como uma linguagem na Geografia
- Princípios da Cartografia Sistemática: elementos do mapa
- As projeções cartográficas
- Mapas e Cartas Temáticas
- Escala cartográfica e escala geográfica dos fenômenos espaciais
c) As geotecnologias no estudo do espaço geográfico
- GPS
- Sensoriamento Remoto
- Sistemas de Informação Geográfica
III – Os componentes físico-naturais constituintes do espaço geográfico: do território brasileiro à escala global
a) Os processos geológico-geomorfológicos como constituintes da Litosfera
- Formação e diferenciação das diferentes camadas da Terra
- Minerais e ciclo das rochas
- As teorias da Deriva Continental, Expansão do Assoalho Oceânico e Tectônica Global
- Processos endógenos e exógenos da configuração do relevo em múltiplas escalas
- Formas de relevo: processos e mecanismos de gênese e evolução
- A diversidade de solos na paisagem terrestre: formação, classificação e impactos associados
b) Mecanismos da interação Hidrosfera x Atmosfera x Criosfera para a dinâmica terrestre
- Dinâmicas atmosféricas, a zonalidade climática e os tempos associados
- Elementos do clima (temperatura, umidade e pressão atmosférica) e classificações climáticas em múltiplas escalas
- Alterações climáticas na escala local: o clima urbano
- O ciclo hidrológico e a dinâmica da água na superfície terrestre
- Bacias hidrográficas: unidade natural e unidade de gestão
- Os oceanos e mares: dinâmicas, processos e interações com demais esferas terrestres
- A criosfera e as mudanças ambientais globais
c) A Biosfera e a questão ambiental no sistema terrestre
- Os biomas e os domínios naturais em diferentes escalas
- As Unidades de Conservação e os hotspots de biodiversidade
- Análise integrada dos componentes naturais: os domínios morfoclimáticos
- Recursos naturais: mecanismos de apropriação, exploração e a gestão pública
- Riscos e desastres ambientais e seus impactos socioespaciais
- A interferência do homem na dinâmica dos processos naturais
- A inserção do Brasil no diálogo internacional sobre o meio ambiente
IV – Regionalização do espaço mundial
a) A organização político-territorial em escala mundial
- As escalas de análise geográficas e sua articulação
- Globalização e regionalização mundial (África, América, Ásia, Europa, Oceania)
- Geopolítica e geoeconomia mundial: poder estatal, militar e econômico
- Conflitos territoriais, étnicos, militares, ambientais e econômicos
- Organizações multilaterais, regionais e a ONGs internacionais
- Diferentes matrizes energéticas e a disputa por recursos
b) Dimensões demográficas, urbanas, produtivas e sociais
- A população no mundo: conceitos e evolução demográfica, movimentos populacionais e estrutura populacional
- A urbanização mundial, as cidades globais e as megacidades: condições de vida nas cidades e estruturação urbana; formas de segregação e violência
- Os circuitos da produção mundial: indústria, serviços e agropecuária
- Evolução das trocas internacionais e especialização do comércio internacional
- Globalização financeira e produtiva e a divisão territorial do trabalho
- Geografia das redes: fluxos materiais e imateriais na globalização; o controle da informação
- Transformações no mundo do trabalho; emprego e desemprego na atualidade
- A dimensão cultural na globalização; cultura e comunicação de massa: música, televisão, internet, cinema, artes, literatura
- Movimentos sociais mundiais e as populações tradicionais
- Direitos civis, direitos políticos, direitos sociais e direitos humanos
- Violências simbólicas, físicas e psicológicas no mundo contemporâneo
V – Brasil: dinâmica territorial
a) A organização político territorial do Brasil
- Formação territorial do Brasil: lógica do povoamento, ocupação, fronteiras
- O Brasil e sua inserção no sistema-mundo
- As políticas territoriais e o processo de modernização
- Divisão regional no Brasil ontem e hoje
- Formas de participação popular na história do Brasil
- Estado e governo; Sistemas de governo; Organização dos poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário; Eleições e partidos políticos
b) A população brasileira e a dinâmica social
- A estrutura populacional: evolução e tendências
- Diversidade nacional e regional da população
- Migração, emigração e imigração
- Movimentos sociais no campo e nas cidades
- Diversidade e identidade cultural no Brasil
- Reprodução da violência e da desigualdade social
- Cidadania e democracia
c) Economia e território.
- O processo de industrialização; a geografia dos serviços e das finanças
- Produção agropecuária e questão agrária no Brasil
- Desenvolvimento, mercado de trabalho, emprego e renda
- Mercado interno e externo
- Nova divisão social e territorial do trabalho
- Redes de energia, telecomunicações, transportes; a questão logística
d) O processo de urbanização
- Urbanização: evolução e tendências
- Estrutura urbana: redes, hierarquias e análise intraurbana
- O processo de metropolização ontem e hoje; o novo papel das cidades médias
- Os centros de gestão do território
- As cidades e as especializações produtivas
- A política urbana e seus principais instrumentos
- Segregação socioespacial e violência no Brasil
- Movimentos sociais urbanos e o direito à cidade
História de Filosofia
- Conjunto de habilidades exigidas na prova:
- Compreender de forma crítica documentos históricos de múltiplas naturezas (textual, iconográfico, cartográfico, material, entre outros), produzidos por diferentes atores sociais.
- Relacionar os documentos históricos aos seus contextos de produção e sentidos em relação aos tempos históricos em que estão inseridos, estabelecendo relações e conceitos com aderência e pertinência histórica.
- Compreender as relações entre os tempos históricos (passado, presente e futuro), focando-se na historicidade dos temas abordados.
- Descrever, analisar e relacionar conceitos básicos da História em suas múltiplas temporalidades: História Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea (no caso da História Mundial) e História do Brasil Indígena, Colonial, Império e República (no caso da História do Brasil).
- Relacionar narrativas históricas em diferentes localidades, valorizando as relações entre os eventos em questão.
- Cotejar fontes; cotejar fonte e estudos historiográficos e os estudos históricos entre si, notando a capacidade de percepção das relações tecidas ou não entre os processos históricos e suas operações de memória e esquecimento.
- Elaborar respostas escritas que envolvam descrição, exposição e argumentação com base nas informações e conhecimentos listados no conteúdo programático de História e Filosofia.
b. Índice de conteúdos programáticos gerais para a Prova de História:
Diversidades e complexidades do conhecimento histórico: eixos norteadores dos recortes temáticos
- O tempo presente e os usos do passado;
- Leitura crítica do documento histórico e análise reflexiva dos contextos em questão;
- Os procedimentos de uma história não eurocêntrica: povos, sociedades e culturas em um contexto plural;
- A noção de cidadania e os direitos civis, sociais e políticos.
Antiguidade Clássica
- O conceito de Antiguidade;
- O surgimento do Estado e as formas de poder político na Antiguidade;
- As civilizações da Antiguidade clássica: Grécia e Roma – aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais;
- O surgimento da filosofia e seus pensadores;
- A passagem do mundo antigo para o período medieval: crise social e movimentos migratórios; formação e desenvolvimento do feudalismo europeu; o comércio e a vida urbana.
Período Medieval
- Significados e usos do conceito de medievo;
- Poder político e imaginário cristão; organização social, arte e cultura; fé e razão no pensamento medieval;
- As relações entre o ocidente medieval, o império bizantino e o mundo árabe;
- Islamismo: origens, expansão, processos sociais, econômicos e culturais;
- A diversidade política, social e cultural da África antes dos processos coloniais: os impérios da costa ocidental e as cidades-estado da costa oriental;
- A crise do feudalismo e as origens do capitalismo na Europa Ocidental.
Período Moderno
- Renascimento e Reformas: fundamentos artísticos, científicos e religiosos; conflitos culturais e religiosos;
- O pensamento moderno: filosofia, religiosidade e ação política; O Estado Moderno: a formação das monarquias confessionais, o absolutismo e o mercantilismo;
- Expansão marítima europeia; descobrimentos e choques culturais; formação dos impérios coloniais;
- Conquista e colonização das Américas: religião, política, cultura, economia e sociedade coloniais;
- Indígenas e africanos: missionação, identidades, formas de resistência e de interação no mundo colonial americano;
- Iluminismo: correntes filosóficas e experiências sociais;
- A crise do Antigo Regime europeu: Liberalismo e revoluções burguesas.
Período Contemporâneo
- A crise dos impérios coloniais, os processos de independência e a formação dos Estados-nações nas Américas;
- A consolidação do Estado burguês; nacionalismo e revoluções no século XIX;
- As transformações do mundo do trabalho: a formação do sistema fabril e do trabalhador assalariado; industrialização e urbanização; as doutrinas socialistas; abolicionismos e a crise do escravismo; permanências e rupturas nas formas de escravidão; as migrações em massa;
- Pensamento e cultura no século XIX: filosofia, arte e política;
- O imperialismo europeu; expansão industrial e nova partilha colonial;
- O pensamento filosófico no século XIX;
- O Brasil no século XIX – da chegada da corte portuguesa à proclamação da República: aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais;
- Intelectuais, imprensa e protagonismos politico-culturais nas Américas;
- A questão da escravidão e do tráfico transatlântico: processos e legados;
- A República no Brasil até 1930: política, movimentos sociais, economia, crises e cultura;
- O Brasil entre 1930-1945: política, movimentos sociais, economia, crises e cultura;
- As revoluções no século XX: México, Rússia, China, Cuba;
- A crise do liberalismo político e econômico após 1929;
- Fascismos e regimes totalitários;
- As guerras mundiais e a formação de um mundo polarizado;
- A guerra fria e as zonas de tensão internacional;
- Populismos na América Latina e na Europa;
- Origens históricas dos conflitos no Oriente Médio. A criação de Israel e a questão palestina.
História do tempo presente
- Os processos de descolonização na África e na Ásia;
- A ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985): estado de exceção, processos sociais, políticos, culturais, a questão das memórias e a violação dos direitos humanos;
- O Brasil após-1985: política, movimentos sociais, economia, crises e cultura;
- Cultura de massas, artes, movimentos alternativos, militarismo, ditaduras e redemocratizações na América Latina;
- O fim dos regimes comunistas na Europa e a nova ordem mundial;
- Transformações no mundo árabe;
- O processo de globalização: dinâmicas e tensões;
- Protagonismos, conquistas femininas e debates de gênero;
- Multiculturalismo, transformações sociais, comportamentais e culturais no século XXI.
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