Provas de Redação e de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa
Introdução As provas de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa da primeira e segunda fases e a de Redação da segunda fase são elaboradas para avaliar algumas características que a Universidade espera encontrar em seus alunos. Entre essas características estão a capacidade de interpretar textos de diferentes gêneros, de formular hipóteses e estabelecer relações, de expressar-se com clareza, organizar ideias, analisar fatos e dados e sustentar argumentações. Em seu conjunto, o objetivo das provas é avaliar se o candidato consegue identificar, analisar e empregar os mais variados recursos de expressão linguística, bem como se conhece alguns dos elementos mais representativos das literaturas em língua portuguesa.
Prova de Redação A prova de Redação busca avaliar a habilidade do candidato no emprego de recursos que são necessários à produção de textos pertencentes a diferentes gêneros discursivos. Cada uma das tarefas propostas é acompanhada de um ou mais textos que irão subsidiar o seu desenvolvimento, além de instruções que indicarão a proposta temática, o gênero, os interlocutores e a situação de produção. A prova procura, dessa forma, reproduzir o funcionamento da produção escrita em situações reais. Para que um texto seja bem-sucedido em sua proposta temática, o autor deve ter experiência de leitura e delinear um projeto de texto em função de um ou mais objetivos específicos, que deverão ser atingidos por meio da formulação escrita. A avaliação dos textos produzidos levará em conta as seguintes condições na atividade: a proposta temática, a configuração do gênero, os participantes da interlocução, a qualidade da leitura dos textos oferecidos na prova e a articulação entre as partes do texto. Assim, o candidato deve, no desenvolvimento proposta de texto que escolher, atender a requerimentos relacionados: 1) à proposta temática: o candidato deve cumprir a(s) tarefa(s) que está(ão) sendo solicitada(s), observando o tema, a situação de interação e de produção propostas e as instruções de elaboração do texto; 2) ao gênero: o texto elaborado pelo candidato deve ser representativo do gênero solicitado e considerar os interlocutores nele implicados e a situação de produção; 3) à leitura: é esperado que o candidato faça uma leitura crítica do(s) texto(s) fornecido(s) na proposta em função da tarefa apresentada. Ele deve mostrar a relevância desses pontos para o seu projeto de escrita e não simplesmente reproduzir o(s) texto(s) ou partes dele(s) em forma de colagem; 4) à articulação escrita: os textos produzidos pelo candidato devem propiciar uma leitura fluida e envolvente, mostrando uma articulação sintático-semântica ancorada no emprego adequado de elementos coesivos e de outros recursos necessários à organização dos enunciados. O candidato também deve demonstrar ter habilidade na seleção de itens lexicais apropriados ao estilo dos gêneros solicitados e no emprego de regras gramaticais e ortográficas que atendem à modalidade culta da língua.
Prova de Língua Portuguesa As provas de Língua Portuguesa do Vestibular Unicamp procuram avaliar a capacidade do candidato em:
O vestibulando deverá, portanto, demonstrar ser capaz de analisar o funcionamento da língua de acordo com a situação de produção do discurso e variedade linguística em uso, identificando recursos elaborados em diferentes níveis (fonológico, morfológico, sintático, semântico, lexical) na organização de enunciados e na composição de textos. Deverá, ainda, ampliar a compreensão sobre a norma culta, sendo esta a norma de poder e prestígio, e de outras variedades da língua, muitas vezes estigmatizadas. O desenvolvimento dessa análise pressupõe: 1 – Leitura O vestibulando deverá ser capaz de construir o sentido de textos redigidos em português levando em conta múltiplos aspectos, tais como fatores socioeconômicos, ideológicos, culturais e políticos envolvidos nos discursos, e de reconhecer os diferentes dispositivos formais e estruturais que permitem distinguir e configurar cada gênero discursivo, depreendendo os efeitos desencadeados por esses dispositivos. 2 – Escrita Na sua escrita, o candidato deverá demonstrar consistência argumentativa e domínio de recursos que sirvam à clara exposição de ideias, através de descrições, explicações, relatos, análises, comentários, exemplificações, justificativas, comparações, sugestões etc. Espera-se, portanto, que o candidato seja capaz de produzir textos de diferentes gêneros, empregando a variedade e os recursos linguísticos adequados a cada situação comunicativa, levando em conta contextos e interlocutores específicos. 3 – Observação de fatos e dados da língua O candidato deve ser capaz de analisar fatos, argumentos e posicionamentos assumidos, reconhecendo elementos lexicais, gramaticais e semânticos que entram em jogo na construção de sentidos e de uso crítico da língua. Também deve ser capaz de estabelecer relações entre as partes do texto e de reconhecer relações de intertextualidade e interdiscursividade, considerando as relações lógico-discursivas envolvidas e as dinâmicas de interlocução.
Índice de conteúdos programáticos gerais: 1 – O texto e seu funcionamento Caracterização, produção e circulação de diferentes gêneros discursivos; Recursos coesivos que contribuem para a coerência, continuidade e progressão textual; Interação entre texto verbal e não verbal.
2 – Processos de significação Estabelecimento de relações lógico-discursivas; Intertextualidade e interdiscursividade; Efeitos de sentido decorrentes de usos expressivos da língua.
3 – Funcionamento social da língua Variação linguística em diferentes níveis e contextos de circulação; Usos linguísticos na norma culta e em outras variedades; Formalidade e informalidade, registros e estilos linguísticos.
4 – Sintaxe da língua portuguesa Elementos sintáticos usados na construção de textos; Efeitos de sentido acarretados pela ordem dos constituintes da sentença; Processos de coordenação e subordinação entre orações.
5 – Morfologia da língua portuguesa Elementos constituintes da estrutura do vocábulo; Processos de formação de palavra; Efeitos semânticos e expressivos produzidos pelo uso das diferentes classes morfológicas.
6 – Elementos de fonologia da língua portuguesa Efeitos de sentido produzidos por recursos fonético-fonológicos; Relação entre oralidade e escrita.
Prova de Literaturas de Língua Portuguesa Considerando-se que é possível acessar, por meio da literatura, um tipo específico de experiência acumulada numa cultura, espera-se que o candidato tenha tido contato com textos narrativos, líricos e dramáticos em língua portuguesa. Embora o texto literário se preste, por sua própria natureza, a múltiplas leituras e interpretações, que dependem em parte das circunstâncias histórico-sociais e dos objetivos do leitor, há sempre um núcleo de leituras possíveis que são delimitadas pelo próprio texto e constituem a base para qualquer interpretação posterior. Tais leituras possíveis estão lastreadas tanto na análise disciplinada da forma, que ordena a obra literária e organiza possíveis nódulos semânticos, quanto no estudo percuciente das principais categorias que estruturam os gêneros literários. Nesse sentido, as noções fundamentais da prosa de ficção e do drama, como, por exemplo, enredo, peripécia, conflito, narrador, personagem, espaço e tempo, ou os princípios básicos de uma poética da lírica em língua portuguesa (as convenções formais, os aspectos estilísticos e as unidades temáticas das obras poéticas selecionadas na lista de livros) constituem parâmetros para a elaboração das questões do Vestibular Unicamp. Com base nesses parâmetros, avalia-se o conhecimento do aluno egresso do Ensino Médio com o intuito de sondar as seguintes habilidades:
Lista de Obras – Vestibular 2020
*É exigida a leitura dos quatro livros que compõem a edição de 1982 (A teus pés, Cenas de abril, ** Arquivo disponível pela SBAT, correspondente à edição citada.
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