Música
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As provas de Habilidades Específicas em Música serão realizadas antes da primeira fase do Vestibular, divididas em duas etapas: Etapa I – de 09 a 16/9/2019 (envio de arquivo digital para a página da Comvest); Etapa II – dias 13 e 14/10/2019 (avaliações presenciais a serem realizadas em Campinas, no Instituto de Artes, Departamento de Música, Rua Elis Regina, 50). Para as avaliações presenciais, os candidatos deverão comparecer munidos do original da cédula de identidade, caneta de cor preta ou azul, lápis e borracha. I – Descrição geral e vagas As provas de Habilidades Específicas em Música do Vestibular Unicamp 2020 têm por objetivo avaliar a formação musical do(a) candidato(a), bem como o seu potencial artístico. Em seu aspecto técnico geral, o exame avalia o conhecimento de teoria e história da música, percepção musical e conteúdos da área de educação musical, além de habilitação técnica específica em performance instrumental, composição musical e regência. Os cursos de Música e as respectivas vagas oferecidas no Vestibular Unicamp 2020 são os seguintes:
Curso de Bacharelado Música Popular: Piano – 3 vagas Música Popular: Contrabaixo – 2 vagas Música Popular: Bateria – 3 vagas Música Popular: Violão – 3 vagas Música Popular: Saxofone – 2 vagas Música Popular: Guitarra – 3 vagas Música Popular: Voz – 3 vagas
Curso de Bacharelado Música Erudita: Clarinete – 2 vagas Música Erudita: Contrabaixo – 1 vaga Música Erudita: Violão – 2 vagas Música Erudita: Flauta – 2 vagas Música Erudita: Viola – 2 vagas Música Erudita: Trompete – 2 vagas Música Erudita: Violino – 3 vagas Música Erudita: Voz – 3 vagas Música Erudita: Violoncelo – 2 vagas Música Erudita: Trombone – 2 vagas Música Erudita: Percussão – 1 vaga Música Erudita: Piano – 2 vagas
Música: Licenciatura – 15 vagas Música: Composição – 5 vagas Música: Regência – 2 vagas
Total de 65 vagas O número de vagas em cada opção poderá ser modificado conforme o número de candidatos inscritos e necessidades pedagógicas, como está especificado na Resolução do Vestibular Unicamp 2020.
II – Detalhamento das Provas de Habilidades Específicas Etapa I A Etapa I, de caráter eliminatório, que avaliará a aptidão musical de todos os candidatos inscritos, será realizada por meio de análise de material audiovisual. Todos os candidatos aos cursos de Música do Vestibular Unicamp 2020 deverão enviar para a Comvest, nesta página, no período de 09/09/2019 a 16/09/2019, o material audiovisual (vídeo) que servirá para a avaliação da Etapa I das Provas de Habilidades Específicas em Música. O material deverá atender aos seguintes requisitos:
O(a) candidato(a) deverá fazer o upload do arquivo somente entre os dias 09/09/2019 e 16/09/2019. Não será aceito nenhum tipo de material audiovisual enviado fisicamente para a Comvest. Somente os arquivos devidamente enviados online nos formatos indicados serão avaliados. Certifique-se de que o envio do vídeo foi efetivado, salvaguardando seu protocolo. É de inteira e exclusiva responsabilidade do(a) candidato(a) o envio correto do vídeo para a Etapa I, bem como seu conteúdo. A avaliação do material audiovisual será composta por dois parâmetros distintos: desenvolvimento técnico e desenvolvimento interpretativo, aos quais serão atribuídos pontos de 0 (zero) a 5 (cinco), totalizando 10 (dez) pontos. No que diz respeito ao desenvolvimento técnico, serão avaliadas habilidades como: dedilhado, postura, controle do arco, além de afinação, ritmo, articulação e fraseado. Em relação ao desenvolvimento interpretativo, serão observadas a fluidez, o andamento e a maturidade interpretativa do candidato. No caso de peças de livre escolha, também será avaliada a adequação e a pertinência da peça escolhida. Todos os vídeos serão armazenados no servidor da Comvest, que garantirá a guarda e o sigilo do material enviado durante o período de avaliação. Caso o(a) candidato(a) não envie o vídeo no período estipulado, não o faça corretamente ou não tenha obtido pontuação mínima na Etapa I (superior ou igual a 5 pontos), estará eliminado do processo de avaliação das Provas de Habilidades Específicas do Curso de Música (Etapa II). Os candidatos que não forem aprovados na Etapa I das Provas de Habilidades Específicas poderão continuar o Processo Seletivo 2020 para os outros cursos indicados como segunda opção no ato da inscrição. O(a) candidato(a) aprovado(a) para a Etapa II, além de realizar as provas específicas presenciais indicadas no Manual do Ingresso, deverá também executar perante a banca avaliadora a peça enviada na Etapa I. O conteúdo das provas da Etapa I está especificado, conforme o curso pretendido, no item III. Somente os candidatos aprovados na Etapa I poderão fazer as provas da Etapa II. A lista de convocados e os horários das provas para a Etapa II serão divulgados no dia 03/10/2019, na página eletrônica da Comvest. Os candidatos que não forem aprovados para a Etapa II das Provas de Habilidades Específicas poderão continuar o Processo Seletivo 2020 para os outros cursos indicados como segunda opção no ato da inscrição, caso haja. A Etapa II, de caráter eliminatório e classificatório, será realizada nos dias 13 e 14/10/2019 e consiste de duas provas: uma prova teórica escrita comum a todos os cursos e uma prova de conteúdo específico em função da modalidade pleiteada, discriminado no item III, abaixo. Aqueles que não comparecerem em qualquer uma das provas de Habilidades Específicas para o curso de Música da Etapa II (Prova Teórica Escrita ou de Conteúdo Específico) ficam eliminados na primeira opção, mas continuam concorrendo em segunda opção, caso ela exista. Para todas as provas práticas, os candidatos deverão trazer os seus próprios instrumentos, com exceção de piano, cravo, contrabaixo acústico, bateria e percussão. Não há disponibilidade de instrumentistas acompanhadores, ficando a cargo dos candidatos trazerem seus acompanhadores, caso entendam ser necessário. As provas de Música Popular: Voz e Música Erudita: Voz exigirão acompanhamento de instrumento harmônico (piano, violão, acordeom, cavaquinho etc.). Tal acompanhamento pode ser “ao vivo” ou em forma de “playback”. Nas provas das demais modalidades o acompanhamento é opcional, podendo também ser “ao vivo” ou em forma de “playback”.
Etapa II: Prova teórica escrita Consulte os horários das provas! A prova teórica escrita, comum a todas as opções de cursos, contemplará o conteúdo básico dos seguintes pontos: Estruturação e Harmonia: Compasso – Ritmo – Intervalos – Tonalidades – Modos – Melodia – Formação de Acordes – Inversões – Funções Harmônicas – Progressões Harmônicas – Forma. Percepção: Identificação de Intervalos – Identificação de Acordes – Reconhecimento de Timbres – Identificação de Agrupamentos Rítmicos – Ditados Rítmicos e Melódicos a uma e duas vozes. Apreciação Musical e História da Música: Apreciação de obras e estilos musicais em diferentes períodos históricos.
III. Conteúdo das provas por curso
Curso de Música Popular – PIANO Etapa I: (Peça de Confronto – envio digital) – Forró Brasil (Hermeto Pascoal). Disponível em: https://www.swiss-jazz.ch/musique-bresilienne/ForroBrasil.pdf. Etapa II: Prova teórica escrita. Peça de livre escolha, com arranjo do próprio candidato. Peça de Confronto (a mesma da Etapa I). Leitura à primeira vista. Improvisação: Solar (Miles Davis). Executar o tema e improvisar seguindo a harmonia e a forma. Disponível em: “The Real Book – Volume 1: 6th Edition For All C Instruments”, editora Hal Leonard. Curso de Música Popular – CONTRABAIXO Etapa I: (Peça de Confronto – envio digital) – Proezas de Solon (Pixinguinha e Benedito Lacerda). Tema (na primeira vez) e contraponto do saxofone (nas repetições de cada frase). Disponível em: Choro Duetos, vol. 1 Pixinguinha e Benedito Lacerda. Coordenação Mário Séve e David Ganc – 1 ed. São Paulo: Irmãos Vitale, 2010. 100p. Etapa II: Prova teórica escrita. Peça de livre escolha. Peça de Confronto (a mesma da Etapa I). Leitura à primeira vista. Improvisação. Curso de Música Popular – GUITARRA Etapa I: (Peça de Confronto – envio digital) – “Sue Ann” (Antônio Carlos Jobim). Disponível em: http://www.jobim.org/jobim/bitstream/handle/2010/7621/sue%20ann%20adventurers.pdf?sequence=21. Atenção: a Comvest irá considerar qualquer edição da peça indicada, não necessariamente a do link acima. Também será avaliada a solução dada ao arranjo. Etapa II: Prova teórica escrita. Peça de livre escolha. Peça de Confronto (a mesma da Etapa I). Leitura à primeira vista. Improvisação. Curso de Música Popular – BATERIA Etapa I: (Peça de Confronto – envio digital) – “Chorinho pra Ele (Hermeto Pascoal), qualquer edição. Etapa II: Prova teórica escrita. Peça de livre escolha. Leitura à primeira vista. Improvisação. Curso de Música Popular – SAXOFONE Etapa I: (Peça de Confronto – envio digital) – Flor Amorosa (Joaquim A. Calado), disponível em: (Vários Autores) Choro, Tango, Samba and Ragtime – EASY TUNES – Global Choro Music Corporation. Etapa II: Prova teórica escrita. Prova prática: A Escale For All Occasions (Bob Mintzer), disponível em: MINTZER, Bob. 14 Jazz & Funk Etudes – Mintzer Music Co. (Warner Bros. Publications Inc). Peça de Confronto (a mesma da Etapa I). Leitura à primeira vista. Improvisação. Curso de Música Popular – VIOLÃO Etapa I: (Peça de Confronto – envio digital) – Jorge do fusa (Aníbal Augusto Sardinha, “Garoto”). Transcrito por Paulo Bellinati. Disponível em: Guitar Works of Garoto. GSP Recordings. San Francisco, 2004. Etapa II: Prova teórica escrita. Peça de livre escolha. Peça de Confronto (a mesma da Etapa I). Leitura à primeira vista. Improvisação. Curso de Música Popular – VOZ Etapa I: (Peça de Confronto – envio digital) – “Querelas do Brasil” (Maurício Tapajós e Aldir Blanc). Etapa II: Prova teórica escrita. Peça de livre escolha, de uma das seguintes compositoras: Sueli Costa, Joyce Moreno, Adriana Calcanhoto, Marina, Ná Ozzetti ou Karol Conka. Peça de Confronto: “Sinhá” (João Bosco / Chico Buarque). O candidato poderá se acompanhar tocando um instrumento harmônico ou trazer um instrumentista para fazê-lo. Curso de Música Erudita – VIOLINO Etapa I: (Peça de Confronto – envio digital) – Estudo Nº 8 do livro 42 Estudos para violino de Rodolphe Kreutzer. Qualquer edição. Metrônomo: Colcheia = 168 <=> 180 (semínima pontuada = 56 <=> 60). Etapa II: Prova teórica escrita. Peça de livre escolha. Peça de Confronto (a mesma da Etapa I). Leitura à primeira vista. Curso de Música Erudita – VIOLA Etapa I: (Peça de Confronto – envio digital) – Estudo nº 5 de Mazas em Sol Maior. Qualquer edição. Etapa II: Prova teórica escrita. Peça de livre escolha. Peça de Confronto (a mesma da Etapa I).Leitura à primeira vista. Curso de Música Erudita – VIOLONCELO Etapa I: (Peça de Confronto – envio digital) – Um Prelúdio das 6 Suites para violoncello solo de J.S.Bach. Qualquer edição. Etapa II: Prova teórica escrita. Peça de livre escolha. Peça de Confronto (a mesma da Etapa I). Leitura à primeira vista. Curso de Música Erudita – CONTRABAIXO Etapa I: (Peça de Confronto – envio digital) – Sonata de Henry Eccles em Sol Menor – I movimento. Qualquer edição. Etapa II: Prova teórica escrita. Peça de Livre escolha. Peça de Confronto (a mesma da Etapa I). Leitura à primeira vista. Curso de Música Erudita – VIOLÃO Etapa I: (Peça de Confronto – envio digital) – Um dos 5 Prelúdios para Violão de Heitor Villa-Lobos (1940). Qualquer edição. Etapa II: Prova teórica escrita. Peça de Livre escolha, desde que não seja a mesma escolhida para a Etapa I. Peça de Confronto (a mesma da Etapa I). Leitura à primeira vista. Curso de Música Erudita – CLARINETE*
Etapa I: (Peça de Confronto – envio digital) – Concerto em Sol Maior de Mozart KV313. Qualquer edição. Etapa II: Prova teórica escrita. Peça de livre escolha. Peça de Confronto (a mesma da Etapa I). Leitura à primeira vista. Curso de Música Erudita – TROMPETE Etapa I: (Peça de Confronto – envio digital) – Estudo nº 1 do livro Studies for Trumpet. VOISIN, Roger. New York: International Music Company, 1963. Etapa II: Prova teórica escrita. Peça de livre escolha. Peça de Confronto (a mesma da Etapa I). Leitura à primeira vista. Curso de Música Erudita – TROMBONE Etapa I: (Peça de Confronto – envio digital) – Estudo nº 16 do livro Melodious Etudes for Trombone, selected from the Vocalises of Marco Bordogni. RHOCHUT, Johannes. New York: Carl Fisher, 1974. Etapa II: Prova teórica escrita. Peça de livre escolha. Peça de Confronto (a mesma da Etapa I). Leitura à primeira vista. Curso de Música Erudita – PIANO Etapa I: (Peça de Confronto – envio digital) – Estudo de livre escolha de um dos seguintes compositores: C. Czerny, M. Clementi, G. Cramer, F. Chopin, F. Liszt ou M. Moszkowski. Etapa II: Prova teórica escrita. Movimento vivo de Sonata de livre escolha. Um Prelúdio e Fuga de J. S. Bach do Cravo Bem Temperado (Vol. 1 ou 2). Leitura à primeira vista. Curso de Música Erudita – VOZ Etapa I: (Peça de Confronto – envio digital) – “O del mio dolce ardor” de C. W. Gluck. Qualquer edição disponível. O candidato poderá cantar a peça na tonalidade mais adequada para seu tipo vocal. O candidato deverá gravar com acompanhamento de piano. Etapa II: Prova teórica escrita. Prova prática: Uma canção de câmara brasileira, alemã ou francesa. Uma ária de ópera de livre escolha. O candidato deverá trazer seu próprio pianista ou playback para acompanhá-lo durante a prova. Curso de Música Erudita – PERCUSSÃO Etapa I: (Peça de Confronto – envio digital) – Solo n.8 do livro The All American Drummer – 150 Rudimental Solos, de WILCOXON, Charley. Chicago: Ludwig Music, 1979. Etapa II: Prova teórica escrita. Peça de livre escolha. Peça de Confronto (a mesma da Etapa I). Leitura à primeira vista. Curso de Música Erudita – COMPOSIÇÃO Etapa I (envio digital): Uma peça de livre escolha, com duração de até 4 minutos, tocando o seu instrumento principal. Etapa II: Prova teórica escrita. Apresentação de Portfólio impresso (partituras) ou Arquivos/CD de áudio. Curso de Música Erudita – REGÊNCIA Etapa I (envio digital): O candidato deverá apresentar um trecho de obra de livre escolha, no seu instrumento principal, com até 2 minutos de duração. Além disso, no mesmo vídeo (sem cortes ou edições), deverá apresentar a execução do seguinte exercício: A partir da partitura fornecida aqui, tocar uma voz ao piano e cantar outra, simultaneamente, nas seguintes combinações: a) cantar a primeira voz e tocar a terceira, simultaneamente; b) cantar a segunda voz e tocar a primeira, simultaneamente. Etapa II: Prova teórica escrita. Serão fornecidas aos candidatos partituras corais para as provas da Etapa II. Segundo a orientação deste material, o candidato deverá realizar os seguintes exercícios: a) Memorizar todas as vozes de um trecho coral dado; b) Reger as partituras fornecidas com o quarteto vocal formado pela banca. Partitura Etapa II Curso de LICENCIATURA Etapa I (envio digital): Uma peça de livre escolha, com duração de até 4 minutos. Etapa II: Prova teórica escrita. Prova escrita sobre bibliografia específica indicada no item V. Os candidatos de Licenciatura não farão prova prática na Etapa II, por isso não precisam levar seus instrumentos para as provas desta etapa. IV – Critérios de Avaliação As provas de Habilidades Específicas estão divididas em duas etapas, sendo a Etapa I eliminatória e a Etapa II eliminatória e classificatória. A Etapa I (eliminatória) valerá 10 (dez) pontos, sendo necessário ao(à) candidato(a) uma nota igual ou superior a 5 (cinco) para passar à etapa seguinte. As notas da primeira etapa (eliminatória), com exceção do curso de Licenciatura em Música, não serão utilizadas no cômputo das notas seguintes da Prova de Habilidades Específicas em Música. Os candidatos eliminados na Prova de Habilidades Específicas de Música prosseguem na seleção do Vestibular Unicamp 2020 no curso indicado como segunda opção, caso exista. Para tais candidatos as notas obtidas na Prova de Habilidades Específicas não serão utilizadas no cômputo das notas seguintes. A Etapa II (eliminatória e classificatória) valerá 48 pontos, sendo designados 1/3 desse valor (16 pontos) para a prova teórica e 2/3 (32 pontos) para a prova de conteúdos específicos. Para o curso de Licenciatura em Música, a Etapa II também valerá 48 (quarenta e oito) pontos, sendo designados 1/3 desse valor (16 pontos) para a prova teórica e 2/3 (32 pontos) para a soma das notas da Etapa I (10 pontos) com a prova de conteúdo específico (22 pontos). O(a) candidato(a) que não atingir nota superior ou igual a 24 (vinte e quatro) na Etapa II da Prova de Habilidades Específicas de Música será eliminado(a), mas poderá prosseguir na seleção do Vestibular Unicamp 2020 no curso indicado como segunda opção, caso exista. Para todas as opções, a Prova de Habilidades Específicas terá peso 3 (três), conforme Resolução do Vestibular Unicamp 2020. A nota da primeira fase será calculada conforme estabelecido no Artigo 12 da Resolução do Vestibular Unicamp 2020. Prova Teórica Escrita – o(a) candidato(a) deverá responder às questões da prova relacionadas com: Estruturação e Harmonia, Percepção, Apreciação Musical e História da Música – de acordo com a bibliografia indicada. Provas de Habilidades Específicas Instrumentais – utilizará dois critérios de avaliação. O primeiro avaliará o desenvolvimento técnico do instrumentista. Quando pertinente, serão avaliados o dedilhado, a postura, o controle de arco, além da afinação, do ritmo, da articulação e do fraseado, bem como a fluidez em leitura e improvisação. O segundo critério está relacionado com o desenvolvimento interpretativo. Nesse tópico, o(a) candidato(a) será avaliado quanto à maturidade interpretativa, à fluidez e ao andamento da execução. Quanto à peça de livre escolha, a avaliação será dada em relação à adequação e à pertinência da peça à técnica do(a) candidato(a). Prova de conteúdo específico – Regência – o(a) candidato(a) deverá responder às questões artísticas e musicais propostas pela banca e realizar o que for solicitado. Serão avaliadas as habilidades do(a) candidato(a) em relação a sua musicalidade, solfejo, percepção auditiva, liderança, independência e postura vocal. Prova de conteúdo específico – Composição – o(a) candidato(a) deverá responder às questões do portfólio solicitadas pela banca, que avaliará conhecimentos elementares de escrita harmônica (tonal ou não tonal), construção formal e instrumentação (instrumentos acústicos ou suportes eletroacústicos). Prova de conteúdo específico – Licenciatura em Música – o(a) candidato(a) deverá responder às questões sobre a formação do educador musical e o ensino musical escolar, de acordo com a bibliografia indicada.
V. Indicações Bibliográficas Opções em Música Popular ALMADA, Carlos. Harmonia Funcional. Campinas: Ed. Unicamp, 2009. BENWARD, Bruce; KOLOSICK, J. Timothy. Percepção Musical – prática auditiva para músicos. Vol. 1. 7a ed. São Paulo: Editora UNICAMP/EdUSP, 2009. BERENDT, Joachim E. O Jazz do Rag ao Rock – trad. Julio Medaglia. São Paulo: Perspectiva, 1987. CHEDIAK, Almir. Harmonia e Improvisação. Vol. 1 e 2. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 1986. GUEST, Ian. Harmonia Método prático. 2 vols. Rio de Janeiro: Lumiar, 2006. HINDEMITH, Paul. Treinamento Elementar para Músicos. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1983. LIMA, Marisa Ramires Rosa de; FIGUEIREDO, Sérgio Luiz Ferreira de. Exercício de Teoria Musical, uma abordagem prática. São Paulo: Embraform, 6a Edição, 2006. SEVERIANO, Jairo. Uma História da Música Popular Brasileira – das origens à modernidade. 3a ed. São Paulo: Ed. 34, 2013. SCHAFER, Murray. O ouvido pensante. São Paulo: Edunesp, 1991. TINÉ, Paulo José de Siqueira. Harmonia: Fundamentos de Arranjo e Improvisação. São Paulo: Rondó/Fapesp, 2011.
Opções em Música Erudita: Instrumentos, Regência e Composição ALMADA, Carlos. Harmonia Funcional. Campinas: Ed. Unicamp, 2009. BENWARD, Bruce; KOLOSICK, J. Timothy. Percepção Musical – prática auditiva para músicos. Vol. 1. 7ª ed. São Paulo: Editora UNICAMP/EdUSP, 2009. GROUT, Donald, PALISCA, Claude. História da Música Ocidental. Lisboa: Gradiva, 2007. KIEFER, Bruno. História da música brasileira dos primórdios ao início do Século XX. Porto Alegre: Movimento, 1976. LIMA, Marisa Ramires Rosa de; FIGUEIREDO, Sérgio Luiz Ferreira de. Exercício de Teoria Musical, uma abordagem prática. São Paulo: Embraform, 6ª Edição, 2006. SCHAFER, Murray. O ouvido pensante. São Paulo: Edunesp, 1991.
Opção Licenciatura ALMADA, Carlos. Harmonia Funcional. Campinas: Ed. Unicamp, 2009. BRIZOLA, Cyro Monteiro. Princípios de harmonia funcional. São Paulo: Annablume, 2006. GROUT, Donald; PALISCA, Claude. História da Música Ocidental. Lisboa: Gradiva, 2007. HINDEMITH, Paul. Treinamento Elementar para Músicos. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1983. KIEFER, Bruno. História da música brasileira dos primórdios ao início do Século XX. Porto Alegre: Movimento, 1976. LIMA, Marisa Ramires Rosa de; FIGUEIREDO, Sérgio Luiz Ferreira de. Exercício de Teoria Musical, uma abordagem prática. São Paulo: Embraform, 6ª Edição, 2006. SCHAFER, Murray. O ouvido pensante. São Paulo: Edunesp, 1991.
Prova Teórica Específica (Licenciatura) DEL BEN, Luciana. Sobre os sentidos do ensino de música na educação básica: uma discussão a partir da Lei nº 11.769/2008. Música em Perspectiva, v. 2, n. 1, março 2009, p. 110-134. Disponível em: revistas.ufpr.br/musica/article/download/20040/31657 |
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