O VESTIBULAR INDÍGENA 2023 VALE TANTO PARA INGRESSAR NA UNICAMP COMO NA UFSCAR

As inscrições gratuitas serão realizadas nesta página.

A Unicamp e a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) unificaram a seleção para o ingresso de estudantes indígenas em ambas as universidades. Desta forma, tanto as inscrições como a prova serão realizadas de forma conjunta, e operacionalizadas pela Comissão de Vestibulares da Unicamp (Comvest). As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas em breve, nesta página. Os candidatos podem indicar até dois cursos, um em cada universidade.

Na última edição, para ingresso em 2022, a Unicamp ofereceu 130 vagas, distribuídas em todos os cursos da Universidade, e a UFSCar ofereceu até duas vagas, em 65 diferentes opções de cursos. As vagas para 2023 serão publicadas juntamente com os Editais, em breve.

Prova

A prova é aplicada nas seguintes cidades: Bauru (SP), Campinas (SP), Dourados (MS), Manaus (AM), Recife (PE), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM). A prova é em língua portuguesa, composta de questões de múltipla escolha e uma Redação, da seguinte maneira: Linguagens e códigos (14 questões); Ciências da Natureza (12 questões); Matemática (12 questões); Ciências Humanas (12 questões); e uma Redação. Os candidatos ao curso de Licenciatura em Música da Unicamp e da UFSCar, além das provas acima, deverão realizar a Prova de Habilidades Específicas em Música, com o envio eletrônico de vídeos.

Comprovação

Os candidatos deverão comprovar que pertencem a uma das etnias indígenas do território brasileiro, por meio da documentação especificada no Edital, a ser entregue no dia da prova do vestibular. Outro pré-requisito é que os candidatos tenham cursado o ensino médio integralmente na rede pública (municipal, estadual, federal), ou em escolas indígenas reconhecidas pela rede pública de ensino ou tenham obtido a certificação do ensino médio pelo ENEM ou exames oficiais (por exemplo, o Enceja) e não tenham cursado nenhum período do ensino médio na rede particular. Caso sejam aprovados no vestibular, os estudantes deverão comprovar as exigências, apresentando no ato da matrícula toda a documentação exigida.