Inscrições gratuitas até dia 30 de novembro!

O Vestibular Indígena 2023 vai valer tanto para ingressar na Unicamp como na UFSCAR

Faça sua inscrição aqui!

Edital Unicamp

Edital UFSCar

Prova de Música – orientações

A Unicamp e a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) unificaram a seleção para o ingresso de estudantes indígenas brasileiros em ambas as universidades. Desta forma, tanto as inscrições como a prova serão realizadas de forma conjunta, e operacionalizadas pela Comissão de Vestibulares da Unicamp (Comvest). As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas entre os dias 1 e 30 de novembro, nesta página. Os candidatos podem indicar até dois cursos, um em cada universidade. O pré-requisito é que os candidatos tenham cursado o ensino médio integralmente na rede pública (municipal, estadual, federal), ou em escolas indígenas reconhecidas pela rede pública de ensino ou tenham obtido a certificação do ensino médio pelo ENEM ou exames oficiais (por exemplo, o Enceja) e não tenham cursado nenhum período do ensino médio na rede particular. Caso sejam aprovados no vestibular, os estudantes deverão comprovar as exigências, apresentando no ato da matrícula toda a documentação exigida.

São oferecidas 260 vagas no Vestibular Unificado 2023, sendo 130 da UFSCar e 130 vagas da Unicamp. Faça a inscrição!

Comprovação

Os candidatos deverão comprovar que pertencem a uma das etnias indígenas do território brasileiro, por meio da documentação especificada no Edital, a ser entregue no dia da prova do vestibular. Estudantes indígenas ingressantes pelo Vestibular Unicamp edições de 2019, 2020, 2021 ou 2022 devidamente matriculados estão dispensados de apresentação da documentação.

Prova

A prova será aplicada no dia 22 de janeiro de 2023, nas seguintes cidades: Bauru (SP), Campinas (SP), Dourados (MS), Manaus (AM), Recife (PE), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM). A prova é em língua portuguesa, composta de questões de múltipla escolha e uma Redação, da seguinte maneira: Linguagens e códigos (14 questões); Ciências da Natureza (12 questões); Matemática (12 questões); Ciências Humanas (12 questões); e uma Redação. Os candidatos ao curso de Licenciatura em Música da Unicamp e da UFSCar, além das provas acima, deverão realizar a Prova de Habilidades Específicas em Música, com o envio eletrônico de vídeos, que consistirá no envio de arquivo digital para a página eletrônica da Comvest. O arquivo digital deverá ser enviado entre os dias 01 a 20 de dezembro de 2022. Todas as instruções estão aqui.

Haverá cinco chamadas para matrículas online. A primeira chamada será divulgada no dia 13 de fevereiro de 2023, para matrícula nos dias 14 e 15 de fevereiro.