04/08/2006 / Em: Releases

Seminário marca também o lançamento do Vestibular Unicamp 2007, com inscrições entre 28 de agosto e 06 de outubro

O Vestibular Nacional da Unicamp está completando 20 anos. Para comemorar a data, a Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) promove no dia 28 de agosto um evento que vai reunir os coordenadores atuais e das gestões passadas para um debate sobre os avanços desde a separação da Fuvest e as perspectivas futuras. O evento, que também integra as comemorações dos 40 anos da Unicamp, será realizado no Centro de Convenções da Unicamp, em Campinas, das 14hs às 17h30 e contará com a participação especial do escritor e educador Rubem Alves, professor emérito da Universidade e um dos idealizadores do Vestibular Nacional Unicamp. O evento é aberto ao público e coincide com o início das inscrições para o Vestibular Unicamp 2007.

Inscrições e provas
Os candidatos poderão inscrever-se até dia 06 de outubro, por meio do formulário que estará disponível na página da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) na internet: www.comvest.unicamp.br. A taxa de inscrição é de 100 reais. Este ano não haverá venda do Manual do Candidato, que estará disponível gratuitamente na internet. A primeira fase acontece no dia 19 de novembro. As provas do Vestibular 2007 serão realizadas simultaneamente em 25 cidades do Brasil: Campinas, Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Piracicaba, Porto Alegre, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, São Paulo, Santo André, Salvador, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.

Programação do evento
14h00 – Abertura
14h30 – Palestra “O princípio do Vestibular Unicamp e a busca de um modelo próprio”
 Prof. Rubem Alves, professor emérito da Faculdade de Educação, Unicamp
15h30 – Coffee-Break
15h45 – Mesa Redonda “O Vestibular Nacional: Reminiscências e Reflexões”
 Coordenadores da Comvest
 Prof. Jocimar Archangelo (1986-1996)
 Prof. Paulo Barbosa (1996-1998)
 Profa. Maria Bernadete Abaurre (1998-2002)
 Prof. Leandro R. Tessler (2002-2006)

Um pouco de história
Até 1986, a seleção de alunos para os cursos de graduação da Unicamp era feita através do vestibular da Fuvest. Após estudos realizados por uma comissão especial encarregada de repensar o modo como ocorria esta seleção, a Unicamp realizou seu primeiro vestibular próprio em 1987. O objetivo era introduzir modificações graduais na forma e conteúdo do vestibular para selecionar os candidatos mais adequados ao perfil dos estudantes desejados pelos cursos de graduação da Unicamp, além de interagir com o ensino médio.

Um dos argumentos do educador Rubem Alves na época, – então assessor especial para assuntos de ensino da Reitoria – no sentido de um modelo próprio de vestibular, era que os concursos vestibulares tendiam a discriminar negativamente as classes menos favorecidas, tornando o seu acesso ao estudo universitário mais difícil e que esse processo de seleção cristalizava um modo de saber que incide de forma indesejável sobre os ensinos fundamental e médio e tende a criar atitudes prejudiciais ao desenvolvimento do espírito científico da cultura.

A conclusão dos trabalhos da comissão especial levou a Unicamp a assumir, através da Comvest, a responsabilidade desde então, por um modelo de vestibular próprio.

Leia mais sobre os 20 anos do Vestibular Nacional Unicamp em: http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/agosto2006/ju334pag6-7.html