09/01/2022 / Em: Destaques, Notícias, Releases

 

Provas continuam amanhã. Os candidatos devem usar máscara e manter o distanciamento de no mínimo 1,0 metro, desde o acesso aos prédios. Os demais protocolos estão disponíveis na página do Vestibular 2022.

Veja a prova

Índices de abstenção

A segunda fase do Vestibular Unicamp 2022 começou a ser aplicada neste domingo, 9 de janeiro, sem intercorrências. No primeiro dia de provas da segunda etapa, a Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) registrou 11.293 candidatos presentes e uma abstenção de 12,7%, o que significa que dos 12.938 aprovados para a segunda fase, 1.645 candidatos não compareceram. Em média, nos últimos 10 anos, o índice de faltosos foi de 11,2%. A menor abstenção deste primeiro dia da segunda fase foi registrada em São Carlos, com 7,7%, seguida de Jundiaí com 8%. Campinas e São Paulo registraram ambas 11,4% de abstenção. Os índices por cidade e as provas do dia estão disponíveis nesta página. Na avaliação da Comissão, o índice geral está dentro do esperado, não apenas pela média histórica, mas considerando-se o contexto da pandemia de Covid-19 no país. As respostas esperadas pelas bancas começam a ser divulgadas pela Comvest na próxima quinta-feira, 13/1.

Na prova de Redação, os candidatos puderam escolher entre duas propostas. A primeira delas propunha que o autor fosse um digital influencer desde os 13 anos de idade e decidisse elaborar um post extenso (textão) se posicionando sobre crianças e adolescentes como influenciadores digitais. Já na segunda proposta, o gênero solicitado foi um manifesto coletivo de estudantes universitários indignados com os cortes de verbas do orçamento para ciência e pesquisa no Brasil em 2021, a ser lido durante a reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

A segunda fase continua nesta segunda-feira, 10 de janeiro, quando serão aplicadas as provas específicas de acordo com o curso escolhido, além de Matemática e questões interdisciplinares de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. A Unicamp aplica a segunda fase em 22 cidades do país, sendo as capitais Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Salvador e São Paulo, e outras 16 cidades paulistas. No ingresso pelo Vestibular 2022, são oferecidas 2.540 vagas em 69 cursos de graduação da Unicamp.

A orientação é para que os candidatos cheguem ao local de prova às 12 horas (horário de Brasília), já que o acesso aos locais de prova é permitido impreterivelmente até as 13 horas (horário de Brasília). Orienta-se aos candidatos que chegarem com antecedência que não se aglomerem nos acessos e mantenham o distanciamento social de no mínimo 1,0 metro até a entrada nas salas de prova. É obrigatório o uso de máscara em todos os espaços. A Comvest preparou um folheto com orientações sobre os protocolos de saúde a serem seguidos pelos candidatos, que pode ser acessado neste link.

O que levar para a prova

Os candidatos deverão levar álcool em gel e máscaras extras, em caso de necessidade de troca no decorrer da prova. Devem levar o original do documento de identidade indicado na inscrição, canetas de cor preta em material transparente, lápis preto, borracha. Será permitido o uso de régua transparente e compasso. É vedada a utilização de aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios do tipo smartwatch, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova. O candidato poderá usar relógio para controlar o tempo, mas todos os relógios deverão ao lado da carteira.

Está permitido: água, sucos, doces, uso de bermudas e vestimentas leves. Os candidatos poderão tomar água/sucos na sala e se alimentar, abaixando a máscara por um curto período de tempo e mantida a distância.

Durante a realização das provas da 2ª fase, será adotado o procedimento de identificação civil dos candidatos, mediante verificação do documento de identidade indicado no Formulário de Inscrição, coleta da assinatura e identificação facial.

Segunda fase
A segunda fase tem duração de cinco horas em cada dia. Os candidatos poderão deixar o local a partir das 15 horas. A segunda fase é constituída de provas com questões dissertativas. As provas têm uma parte comum para todos os candidatos e uma parte diversificada, de acordo com a área de conhecimento do curso escolhido em 1ª opção (Ciências Biológicas/Saúde; Ciências Exatas/Tecnológicas, Ciências Humanas/Artes). Cada questão dissertativa vale quatro pontos, cada uma contendo dois itens, valendo dois pontos cada. As provas obedecem à seguinte distribuição:

Primeiro dia – provas comuns a todos os candidatos.
– prova de Redação (composta por duas propostas de textos para que o candidato eleja e execute apenas uma proposta);
– prova de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, com oito questões;
– duas questões interdisciplinares em Língua Inglesa.

Segundo dia – provas comuns a todos os candidatos:
– prova de Matemática com seis questões;
– prova interdisciplinar de Ciências Humanas com duas questões;
– prova interdisciplinar de Ciências da Natureza com duas questões;

Segundo dia – provas de conhecimentos específicos (PCE), conforme a opção de curso:

– candidatos da área de Ciências Biológicas/Saúde: seis questões de Biologia e seis questões de Química;
– candidatos da área de Ciências Exatas/Tecnológicas: seis questões de Física e seis questões de Química;
– candidatos da área de Ciências Humanas/Artes: seis questões de Geografia e seis questões de História, englobando conteúdos de Filosofia e Sociologia.

Próximas datas
As Provas de Habilidades Específicas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, serão feitas entre os dias 13 e 15 de janeiro de 2022, em Campinas. As informações de locais e horários específicos já estão disponíveis da página do Vestibular 2022.

A primeira chamada será divulgada dia 14 de fevereiro e os convocados nesta chamada deverão efetivar a matrícula online (não presencial) entre os dias 15, 16 e 17 de fevereiro, pela página eletrônica da Comvest. As demais datas constam do calendário do Vestibular Unicamp 2022, disponível no site da Comissão.