×
15/01/2006 / Em: Releases

 

Amanhã os candidatos fazem as provas de Química e História

Teve início hoje, 15 de janeiro, a segunda fase do Vestibular Unicamp 2006, com as provas de língua portuguesa e ciências biológicas. A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) registrou uma abstenção de 5,76%, número menor que a abstenção registrada em 2005 (6,97%). Dos 14.911 aprovados para a segunda fase, 859 não compareceram. A maior abstenção foi registrada em Porto Alegre (31,25%) e a menor em Salvador (3%). Em Campinas, a abstenção foi 4,22% e em São Paulo foi 7,56%.

As provas da segunda fase seguem até quarta-feira (18 de janeiro) em 25 cidades do país: Campinas, São Paulo, Valinhos, Sumaré, Mogi-Guaçu, Jundiaí, Limeira, Piracicaba, Sorocaba, Santo André, São Bernardo do Campo, Santos, Ribeirão Preto, São Carlos, São José dos Campos, Bauru, São José do Rio Preto, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Goiânia, Porto Alegre e Fortaleza. Na segunda-feira, dia 16 de janeiro, os candidatos fazem as provas de Química e História. Na terça-feira (17 de janeiro) fazem Física e Geografia e na quarta-feira (18 de janeiro) fazem Matemática e Inglês. A segunda fase do Vestibular é constituída de oito provas de natureza dissertativa, comuns a todos os candidatos. A prova de cada disciplina está composta por 12 questões e vale 60 pontos.

Dentre as questões da prova de Língua Portuguesa, quatro envolveram a literatura pedida na lista de livros para o Vestibular. Foram abordadas as obras Várias Histórias (Machado de Assis), Manuelzão e Miguilim (Guimarães Rosa), O demônio familiar (José de Alencar) e Os cus de Judas (Antonio Lobo Antunes). A prova de Biologia trouxe temáticas polêmicas e atuais, como a especiação (questão 16), e questões que remetem a situações do cotidiano, como a de número 14, que aborda o processo de coagulação. As provas podem ser conferidas no site da Comvest (www.comvest.unicamp.br). As respostas esperadas devem começar a ser divulgadas na quinta-feira, dia 19, após o término da segunda fase do Vestibular 2006.

Aos candidatos
A orientação é para que os candidatos cheguem ao local de prova às 13 horas, já que os portões serão fechados impreterivelmente às 13h45. A prova começa às 14 horas. Nos Estados onde não há “horário de verão”, a Comvest seguirá o horário local e não o horário de Brasília. A Comvest orienta os candidatos a fazerem o percurso até o local de provas antes de domingo para conhecerem o caminho.
Para a prova, o candidato deve levar o documento original de identidade que indicou na inscrição, lápis, caneta azul ou preta, borracha e régua pequena. É permitido que os candidatos levem à prova, água, sucos, refrigerantes, balas, doces, chocolates e usem roupas leves, como bermudas e shorts, desde que adequados. É vedada a utilização de calculadora, pager, telefone celular, relógio eletrônico, corretivo líquido e boné.

A lista de aprovados em primeira chamada e a lista de espera serão divulgadas no dia 09 de fevereiro na página da Comvest (www.comvest.unicamp.br) e no saguão do Ciclo Básico da Unicamp em Campinas.

Provas de Aptidão
As provas de aptidão, obrigatórias para os cursos de Arquitetura e urbanismo, Artes Cênicas, Dança, Educação Artística, Música e Odontologia, serão realizadas entre os dias 23 e 26 de janeiro em Campinas, com exceção de Odontologia que acontecerá no campus de Piracicaba. Os candidatos podem encontrar mais informações no Manual do Candidato e na página da Comvest na internet. Nos cadernos de prova da segunda fase, os candidatos aos cursos com provas de aptidão vão receber orientações para a realização dos exames, como horários e locais. Candidatos aos cursos de Artes Cênicas, Dança e Música que ainda não entregaram os questionários para a prova de aptidão poderão fazê-lo durante a segunda fase, aos cuidados da coordenação de logística da Comvest.