06/02/2023 / Em: Destaques, Notícias, Releases

A Comvest registrou um recorde nas inscrições e O número de inscritos subiu de 852 para 1.122 candidatos. A demanda por esse sistema de ingresso já havia crescido expressivamente na última edição, quando praticamente dobrou, de 468 para 852 inscritos. Para o ingresso em 2023, são oferecidas 122 vagas, em 33 opções de cursos. Os cursos mais procurados são da área de Ciências Exatas, concentrando 89,5% dos inscritos, seguidos dos cursos na área de Ciências Biológicas, com 10% da procura. A relação candidatos-vaga por curso está disponível aqui. Outro dado de destaque é o percentual de mulheres inscritas, que aumentou em relação aos anos anteriores, passando de 24% em 2021, para 38,4% em 2022 e 40,6% do total de inscrições para ingresso em 2023.

Essa é a quinta edição da modalidade Vagas Olímpicas na Unicamp. Estão inscritos estudantes de escolas públicas e privadas, medalhistas ou com ótimo desempenho em competições de conhecimento do ensino médio aceitas no processo.

O diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, avaliou como positivo o recorde, tanto para a Unicamp como para as competições de conhecimento. “A Universidade ganha ao atrair alunos e alunas com excelente desempenho em determinadas áreas de conhecimento. Ganham também as olimpíadas, na medida em que podem ter um atrativo adicional em suas competições, com a oferta de vagas em universidades como a Unicamp”, disse José Alves.

O diretor da Comvest comentou o aumento da procura por parte de estudantes mulheres. “Considerando que a maior parte das vagas que ofertamos nessa modalidade é para a área de Exatas, o aumento da procura por parte das estudantes representa um grande avanço, já que tradicionalmente se trata de uma área, no mundo todo, ocupada majoritariamente por homens. Desta maneira, avançamos, enquanto politica de inclusão de gênero relacionada às olimpíadas de conhecimento”, afirmou José Alves.

Como é a classificação

Nessa modalidade de ingresso, os candidatos não precisam fazer nenhuma prova e, em cada curso, são convocados por ordem decrescente da pontuação obtida na olimpíada ou competição de conhecimento, pelo curso em 1ª opção, conforme as regras do Edital. Havendo vagas não preenchidas, são convocados por ordem decrescente os candidatos que optaram pelo curso como 2ª opção.

A convocação para matrícula será feita em até seis chamadas por curso e a primeira chamada será divulgada no dia 17 de fevereiro. O calendário completo de chamadas e matrículas está disponível na página do processo. As matrículas serão realizadas de maneira online, também na página da Comvest. Acesse o calendário de Vagas Olímpicas 2023

Procedimentos de matrícula

Os convocados para matrícula deverão realizar sua matrícula online, de acordo com o calendário de matrículas do Processo Seletivo 2023,  exclusivamente pela internet, neste link utilizando seu número de inscrição, data de nascimento e a mesma senha utilizada na inscrição. Após o login, os convocados deverão fazer o upload dos documentos exigidos para o ingresso e efetivar sua matrícula no curso. Veja o tutorial aqui.

Após a matrícula, os estudantes deverão salvar todos os relatórios (declaração de matrícula, carta de senha e grade de horário) e cadastrar sua nova senha para ter acesso aos sistemas da Unicamp, como wi-fi, Biblioteca, Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA), e-mail institucional, Moodle/Classroom etc. Os estudantes terão 30 dias para enviar os demais documentos pessoais pelo SIGA.

Consulte os documentos exigidos!

A Diretoria Acadêmica -DAC realizará um plantão via Google Meet para esclarecimento de dúvidas referentes à documentação obrigatória de ingresso, nos dias e horários abaixo. As dúvidas sobre matrícula devem ser encaminhadas pelo Fale com a DAC, assunto INGRESSANTES 2023 – ATENDIMENTO EXCLUSIVO.

Dias: 07, 08, 09, 14, 15 e 23/02/2023
Horário: das 9h às 16h
Link: meet.google.com/irr-ybcx-gpe

Vacina
Os estudantes ingressantes deverão fazer a inserção dos comprovantes de vacinação contra Covid-19, doses obrigatórias e reforço no sistema e-Dac.