24/11/2022 / Em: Destaques, Notícias, Releases

 

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) anunciou que nesse ano, a prova da segunda fase do Vestibular Unicamp será impressa em cores, contribuindo para uma leitura mais detalhada dos diferentes tipos de imagens usadas nos enunciados das questões (gráficos, tabelas, fotos etc.).
De acordo com José Alves de Freitas Neto, diretor da Comvest, “A prova colorida permite que os candidatos e candidatas possam analisar as imagens com maior precisão. A prova da Unicamp, tradicionalmente, traz pinturas, gráficos, imagens que subsidiam a compreensão dos temas abordados. A visualidade é uma questão do mundo atual e, com as imagens coloridas, candidatas e candidatos estarão numa situação mais próxima à realidade dos livros e das referências imagéticas que estão habituados”, afirmou.
Outra mudança é a diminuição de duas questões em Língua Portuguesa, passando de 8 para 6 questões, e a transferência das duas questões interdisciplinares do segundo para o primeiro dia de prova. “Com isso, teremos mais tempo para candidatas e candidatos resolverem as questões do segundo dia de exames”, disse José Alves.
Como é
A segunda fase será realizada nos dias 11 e 12 de dezembro de 2022, com duração de cinco horas em cada dia. A segunda fase é constituída de provas com questões dissertativas. As provas têm uma parte comum para todos os candidatos e uma parte diversificada, de acordo com a área de conhecimento do curso escolhido em 1ª opção (Ciências Biológicas/Saúde; Ciências Exatas/Tecnológicas, Ciências Humanas/Artes).  Cada questão dissertativa vale quatro pontos, cada uma contendo dois itens, valendo dois pontos cada. As provas obedecem à seguinte distribuição:

Primeiro dia – provas comuns a todos os candidatos.
– prova de Redação (composta por duas propostas de textos para que o candidato eleja e execute apenas uma proposta);
– prova de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, com seis questões;
– prova interdisciplinar com duas questões interdisciplinares em Língua Inglesa e duas questões interdisciplinares de Ciências da Natureza.

Segundo dia – provas comuns a todos os candidatos.
– prova de Matemática, com seis questões;
– prova interdisciplinar com duas questões interdisciplinares de Ciências Humanas;

Segundo dia – provas de conhecimentos específicos (PCE), conforme a opção de curso.
– candidatos da área de Ciências Biológicas/Saúde: seis questões de Biologia e seis questões de Química;
– candidatos da área de Ciências Exatas/Tecnológicas: seis questões de Física e seis questões de Química;
– candidatos da área de Ciências Humanas/Artes: seis questões de Geografia e seis questões de História, englobando conteúdos de Filosofia e Sociologia

No total, 12.708 candidatos foram convocados para a segunda fase. Os locais de prova poderão ser consultados individualmente pelos candidatos a partir do dia 3 de dezembro, na página do Vestibular Unicamp 2023, no site da Comvest.