15/01/2018 / Em: Destaques, Notícias, Releases

Provas da segunda fase

Índice de abstenção da segunda fase

Formulário de alteração de dados

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) aplicou, nessa segunda-feira, 15 de janeiro, as provas do segundo dia da segunda fase do Vestibular Unicamp 2018. 13.628 candidatos fizeram as provas de Geografia, História e Matemática. A Comvest registrou uma abstenção de 11,9% nesse segundo dia. No domingo, a abstenção foi de 11,3%.

As provas podem ser conferidas aqui. As respostas esperadas das provas da segunda fase serão divulgadas na internet, a partir da próxima quarta-feira (17/1). Nesta terça-feira, 16 de janeiro, os candidatos farão as provas de Biologia, Química e Física.

As provas da segunda fase são realizadas em 20 cidades: Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.

Alteração de dados

Os candidatos que necessitem corrigir algum dado da ficha de inscrição deverão utilizar o formulário específico, disponível na página eletrônica da Comvest até as 23h59 do dia 17 de janeiro.

Próximas datas

As provas de Habilidades Específicas, para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança serão realizadas em Campinas entre os dias 22 e 25 de janeiro de 2018. A primeira chamada será divulgada dia 8 de fevereiro e os convocados nesta chamada deverão efetivar a matrícula não presencial (pela internet) somente no dia 9 de fevereiro, exclusivamente na página eletrônica da Comvest, em formulário específico. Quem não realizar a matrícula virtual ficará excluído das próximas chamadas do Vestibular Unicamp 2018.

Este ano, 76.225 candidatos fizeram a prova da primeira fase, na disputa por uma das 3.340 vagas em 70 cursos de graduação da Unicamp.

Comentário sobre as provas

As provas foram marcadas por questões contextualizadas e por temas associados ao universo dos estudantes. Na prova de Matemática, por exemplo, uma questão pedia que os candidatos fizessem cálculos percentuais, a partir de um assunto cotidiano: os valores das mensalidades de escolas particulares e os gastos familiares com educação. Além de porcentagem, a prova de Matemática cobrou os temas clássicos como análise de funções, progressão aritmética, matrizes e análise de sistemas lineares.

De acordo com a Comvest, as questões das provas de História e Geografia demandaram relações entre os processos sociais e culturais e a visão de mundo dos estudantes. A prova de História trouxe uma questão que discute como a noção de arte foi degenerada durante o nazismo, ao abordar o projeto estético do nazismo e as formas de violência do regime. A partir de um enunciado que apresentava a campanha nazista contra a arte moderna, com a cassação de curadores e artistas como Vincent van Gogh e Pablo Picasso, a questão solicitava aos candidatos explicar o projeto estético do nazismo.

José Alves de Freitas Neto, coordenador executivo da Comvest, comentou sobre os assuntos abordados nas provas dessa segunda-feira. “Ao apresentar temas como a gentrificação, o papel da mulher nas sociedades coloniais, as questões sobre o clima e o uso dos sapatos pelos negros após a abolição da escravidão no Brasil fica evidenciado o compromisso das bancas elaboradoras na articulação entre grandes temas contemporâneos e os programas das disciplinas de humanas”, afirmou o coordenador.

Calendário Vestibular Unicamp 2018

1ª fase 19/11/2017
Divulgação dos aprovados na 1ª fase e locais de prova da 2ª fase 11/12/2017
Divulgação das notas da 1ª fase 21/12/2017