02/12/2022 / Em: Destaques, Notícias, Releases

 

Neste ano, a folha de resposta da prova de Redação do Vestibular Unicamp passará por uma pequena adaptação: o campo reservado para a escrita do texto ficará ligeiramente mais estreito (cerca de dois milímetros) e ganhará mais quatro linhas. Tal mudança não implica alterações na forma de corrigir a prova, nem naquilo que é cobrado dos candidatos. Essa alteração é apenas uma adequação interna que visa à facilitação do manuseio dos textos pelas equipes de corretores e apoio.
Reiteramos que o Vestibular Unicamp não estipula número mínimo de linhas para que um texto seja corrigido, portanto nada mudará para os candidatos. É importante ressaltar que a avaliação dos textos continua levando em consideração não o tamanho da redação, mas a qualidade dos textos, a leitura crítica da coletânea apresentada pelos seus autores e o desenvolvimento completo das propostas, de acordo com o que é solicitado no enunciado.
Segunda fase
A segunda fase será realizada nos dias 11 e 12 de dezembro de 2022, com duração de cinco horas em cada dia. A segunda fase é constituída de provas com questões dissertativas. As provas têm uma parte comum para todos os candidatos e uma parte diversificada, de acordo com a área de conhecimento do curso escolhido em 1ª opção (Ciências Biológicas/Saúde; Ciências Exatas/Tecnológicas, Ciências Humanas/Artes). Nesse ano, a prova da segunda fase será impressa em cores, contribuindo para uma leitura mais detalhada dos diferentes tipos de imagens usadas nos enunciados das questões (gráficos, tabelas, fotos etc.). Cada questão dissertativa vale quatro pontos, cada uma contendo dois itens, valendo dois pontos cada. As provas obedecem à seguinte distribuição:

Primeiro dia – provas comuns a todos os candidatos.
– prova de Redação (composta por duas propostas de textos para que o candidato eleja e execute apenas uma proposta);
– prova de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, com seis questões;
– prova interdisciplinar com duas questões interdisciplinares em Língua Inglesa e duas questões interdisciplinares de Ciências da Natureza.

Segundo dia – provas comuns a todos os candidatos.
– prova de Matemática, com seis questões;
– prova interdisciplinar com duas questões interdisciplinares de Ciências Humanas;

Segundo dia – provas de conhecimentos específicos (PCE), conforme a opção de curso.
– candidatos da área de Ciências Biológicas/Saúde: seis questões de Biologia e seis questões de Química;
– candidatos da área de Ciências Exatas/Tecnológicas: seis questões de Física e seis questões de Química;
– candidatos da área de Ciências Humanas/Artes: seis questões de Geografia e seis questões de História, englobando conteúdos de Filosofia e Sociologia.

Para se preparar!