Vestibular 2023: Unicamp beneficia 8,5 mil estudantes com a isenção do pagamento da taxa de inscrição

 

Confira a lista de contemplados (inclui recursos analisados)

Consulte o Edital completo

 

Candidatos que tiveram sua inscrição indeferida e solicitaram recurso, devidamente justificado, já podem consultar o resultado, acessando a lista atualizada de contemplados. Dos 137 recursos recebidos pela Comvest, 90 foram deferidos. A partir de hoje, os contemplados começam a receber – exclusivamente via e-mail – um comunicado sobre o resultado do recurso.

Importante: Os contemplados não são automaticamente inscritos no Vestibular Unicamp 2023 ou na modalidade Enem-Unicamp. É preciso, posteriormente, fazer as respectivas inscrições, utilizando o código de isento fornecido pela Comvest.  calendário do Vestibular Unicamp 2023 já foi divulgado e as inscrições serão realizadas do dia 1º de agosto ao dia 2 de setembro de 2022, nesta página. Já as inscrições para a modalidade Enem-Unicamp serão realizadas em novembro.

No total, 8.454 candidatos já haviam recebido a isenção do pagamento da taxa. O número está entre os maiores já registrados pela Unicamp, desde o início do Programa de Isenção da taxa, em 2000. A lista está disponível nesta página. Todos os candidatos que preencheram os requisitos foram beneficiados. No ano passado, a Comvest havia registrado 8.386 estudantes isentos. Nos últimos anos, a Comvest registrou os seguintes números de beneficiados em seus vestibulares: 2021: 11.810; 2020: 8.304; 2019: 7.696; 2018: 8.653; 2017: 7.302; 2016: 5.998; 2015: 4.568.

As isenções da taxa de inscrição do Vestibular Unicamp foram oferecidas em quatro modalidades. A maior parte das isenções foi para a modalidade 1, dirigida a candidatos de famílias de baixa renda (com até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio) e que estudaram o ensino médio integralmente em escolas públicas, em que 6.667 estudantes receberam o benefício. Na modalidade 2, para funcionários da Unicamp/Funcamp, 40 candidatos tiveram isenção da taxa de inscrição. A modalidade 3, oferecida para aqueles que se candidatam aos cursos noturnos de Licenciatura ou Tecnologia (Licenciaturas em: Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia. Tecnologia em: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Saneamento Ambiental), beneficiou 850 candidatos. Já na modalidade 4, o número foi de 897 isenções concedidas. Em seu primeiro ano de implementação, a nova modalidade previa um total de 150 isenções e foi criada, exclusivamente, para estudantes com bolsa de estudo, parcial ou integral, em escolas privadas, em todo ensino médio (ou alternativamente, ter cursado escolas pertencentes ao Sistema Senai, Sesi, SENAC e/ou outra instituição privada que mantém educação gratuita, em todo o ensino médio) integrados a domicílio familiar cuja renda bruta corresponda a um salário mínimo e meio mensal por morador.