27/08/2007 / Em: Releases

 

Assim como no Vestibular, candidatos passam a saber antecipadamente quantos itens terão de responder e quanto vale cada um deles

Os candidatos que prestarem o Exame Classificatório Geral do processo seletivo de Vagas Remanescentes a partir deste ano vão encontrar uma prova mais leve. Apesar do número de questões continuar igual (24) a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp vai fixar o número de itens por questão em dois. Antes a quantidade de itens a ser respondida não era fixa e podia passar dos 50, como no ano passado quando a prova teve 53 itens. Agora, o Exame Classificatório Geral terá 48 itens.

Além de um número definido, os candidatos passam a saber o valor exato de cada item: dois pontos. Desta maneira, cada questão passa a valer quatro pontos, ao invés de cinco, e a prova passa a valer 96 pontos. De acordo com o coordenador da Comvest, professor Leandro Tessler, a medida tem o objetivo de trazer mais transparência aos candidatos e praticidade às bancas corretoras. “Esperamos mais exatidão na correção já que agora só há três opções de nota possíveis em cada item: zero, um ou dois. Isso reduz a discrepância entre os corretores”, explicou Tessler.

O Exame Classificatório Geral é a primeira de três etapas do processo seletivo para preenchimento das Vagas Remanescentes na Unicamp. A seleção é composta ainda de análise do currículo dos candidatos, entrevistas e provas específicas. O Exame Classificatório Geral dos anos anteriores, assim como as respostas esperadas pelas bancas corretoras, estão disponíveis para consulta no endereço: https://www.comvest.unicamp.br/vr/exames.html . A prova será realizada dia 16 de setembro, domingo, no Ciclo Básico II da Unicamp, capus de Campinas. Os candidatos devem chegar ao local do exame às 12 horas, já que os portões fecham às 12h45 impreterivelmente.