01/11/2023 / Em: Destaques, Notícias, Releases

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) abriu as inscrições para o Vestibular Indígena 2024, destinado a estudantes indígenas que cursaram escolas públicas. As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas na página da Comvest, até o dia 30 de novembro. A Unicamp oferece 130 vagas e a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) oferece 65 vagas. Os candidatos ao Vestibular Indígena 2024 deverão comprovar que pertencem a uma das etnias indígenas do território brasileiro, por meio da documentação especificada no Edital, a ser entregue no dia da prova. A novidade este ano é que o exame será aplicado em duas novas cidades: Santarém, no Pará e Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

A seleção do Vestibular Indígena está unificada entre Unicamp e UFSCar desde a edição 2022, para o ingresso de estudantes indígenas em ambas as universidades. Os candidatos deverão realizar uma única inscrição, indicando até dois cursos, sendo um em cada universidade. Os editais com as regras e as vagas por curso estão disponíveis no site de ambas as instituições (www.ingresso.ufscar.br e https://www.comvest.unicamp.br/ingresso-2024/vestibular-indigena-2/), bem como o calendário completo do processo. Na UFSCar, essa é a 17ª edição da modalidade de ingresso para estudantes indígenas e na Unicamp, a sexta.

A prova será aplicada nas seguintes cidades: Campinas (SP), Campo Grande (MS), Recife (PE), Santarém (PA), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM). O exame será realizado no dia 14 de janeiro de 2024 (seguindo o horário local). A prova será em língua portuguesa, composta de 50 questões de múltipla escolha e uma redação, da seguinte maneira: Linguagens e códigos (14 questões); Ciências da Natureza (12 questões); Matemática (12 questões); Ciências Humanas (12 questões). O programa de estudos para a prova já está disponível nos editais, nas páginas da Comvest e da UFSCar. Os candidatos ao curso de Licenciatura em Música da Unicamp e da UFSCar, além das provas acima, deverão realizar a Prova de Habilidades Específicas em Música, com o envio eletrônico de vídeos, no período de 1/11/2023 a 11/12/2023, pela página da Comvest na internet.

Os candidatos aprovados serão convocados em até cinco chamadas para matrícula, conforme calendário abaixo.