19/08/2021 / Em: Destaques, Notícias, Releases

Veja o edital

Percentuais mínimos de compatibilidade (por curso)

A Comvest abriu nesta quinta-feira, 19 de agosto, as inscrições para o Processo Seletivo Aberto para as Vagas Remanescentes 2022 na Universidade. As inscrições poderão ser feitas até o dia 3 de setembro, exclusivamente na página eletrônica da ComvestSão oferecidas 496 vagas, em 52 opções de cursos de graduação. A taxa de inscrição é de 190,00 reais e poderá ser paga até o dia 8 de setembro. Podem se inscrever no processo, alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação da Unicamp, desde que o curso pretendido seja diferente de seu próprio curso (casos excepcionais serão julgados pela CCG), alunos de outras IES nacionais ou estrangeiras e portadores de diploma devidamente reconhecido de curso superior diferente do curso pretendido.

O Processo se realizará em duas fases de caráter eliminatório e classificatório e de uma terceira fase para os candidatos aos cursos que exigem provas de Habilidades Específicas. As duas fases são: Prova de Leitura e Interpretação de Textos (PLIT) e Prova de Conhecimentos Específicos (PCE) relativos às grandes áreas de conhecimento e Análise de Compatibilidade de Currículo. Veja os percentuais mínimos de compatibilidade exigidos. Além dessas duas fases, há provas de Habilidades Específicas (realizadas juntamente com os candidatos ao Vestibular Unicamp) para os seguintes cursos: Artes Visuais, Dança e Música. Os candidatos aos cursos de Música farão a prova (envio de vídeos) entre os dias 22 e 28 de outubro e os demais, entre os dias 13 e 15 de janeiro de 2022.

A Prova de Leitura e Interpretação de Textos (PLIT) e a Prova de Conhecimentos Específicos (PCE), obrigatórias a todos os candidatos, serão realizadas no dia 3 de outubro. Os locais de prova serão divulgados dia 23 de setembro, nesta página. A Prova de Leitura e Interpretação de Textos será constituída de 10 questões objetivas de leitura e interpretação, sendo 6 questões de Língua Portuguesa e 4 questões de Língua Inglesa. As ementas constam do Edital. A Prova de Conhecimentos Específicos será constituída de 10 questões objetivas e de cinco questões dissertativas (com dois itens cada uma), relativas à área específica do curso (Ciências Humanas/Artes ou Ciências Exatas/Tecnológicas ou Ciências Biológicas ou Medicina). As questões da PCE abordarão conhecimentos básicos das áreas específicas exigidos nos anos iniciais da graduação. O candidato tem no máximo quatro horas e no mínimo duas horas e trinta minutos para a realização das duas provas. Os candidatos ausentes e aqueles que obtiverem nota inferior a 50% na Prova de Leitura e Interpretação de Texto ou 40% na Prova Específica de Conhecimentos estarão desclassificados.

Os candidatos serão classificados em ordem decrescente a partir das notas obtidas nas PLIT e PCE. Para a Análise de Compatibilidade de Currículo será convocado um número de candidatos que equivale ao máximo de três vezes o número de vagas existentes no curso. Os selecionados precisam entregar a documentação exigida pelo Edital, entre os dias 4 e 10 de novembro de 2021, conforme indicado no Edital. A Análise de Compatibilidade de Currículo compete à Comissão de Graduação do curso pretendido e os critérios constam do Edital.

A lista de convocados para a matrícula (cursos sem provas de Habilidades Específicas) será divulgada no dia 11 de janeiro de 2022. Já para os candidatos a vagas em cursos que exigem também as provas de Habilidades Específicas, a lista será divulgada no dia 4 de fevereiro de 2022.

Calendário Vagas Remanescentes 2022

Divulgação das vagas por semestre 18 de agosto
Inscrição 19 de agosto a 03 de setembro
Solicitação Redução da Taxa de Inscrição 19 a 23 de agosto
Último dia para pagamento da Taxa de Inscrição 8 de setembro
Divulgação dos locais da Prova de Leitura e Interpretação de Textos (PLIT) e Conhecimentos Específicos (PCE) 23 de setembro
Prova Teórica PLIT e PCE 3 de outubro
Provas de Habilidades Específicas do Curso de Música – Etapa II 22 a 28 de outubro
Divulgação dos convocados para a Análise de Compatibilidade Curricular 27 de outubro
Entrega de documentação da Compatibilidade Curricular 4 a 10 de novembro
Análise de Compatibilidade Curricular 18 de novembro a 16 de dezembro
Divulgação da lista de candidatos habilitados para a Prova de Habilidades Específica para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança 5 de janeiro de 2022
Divulgação da lista de convocados para a matrícula (cursos sem Prova de Habilidades Específicas) 11 de janeiro de 2022
Matrícula (cursos sem Prova de Habilidades Específicas) 13 e 14 de janeiro de 2022
Provas de Habilidades Específicas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança (junto com as provas do Vestibular Unicamp 2022) 13 a 15 de janeiro de 2022
Divulgação da lista de convocados para a matrícula (cursos com Prova de Habilidades Específicas) 4 de fevereiro de 2022
Matrícula e solicitação de aproveitamento de estudos (cursos com Prova de Habilidades Específicas) 7 de fevereiro de 2022
Matrícula em disciplinas, de todos os aprovados 23 e 24 de fevereiro de 2022

Acesse as informações referentes ao último processo realizado.