23/10/2012 / Em: Releases

A Unicamp está com inscrições abertas, até o dia 2 de novembro, para o ProFIS 2012 (Programa de Formação Interdisciplinar Superior). O programa é destinado a estudantes do ensino médio das escolas públicas de Campinas, interessados em fazer a graduação na Unicamp sem prestar o vestibular. O ProFIS oferece 120 vagas e a seleção dos estudantes não é feita através do vestibular, mas com base nas notas do Enem.

As 120 vagas são destinadas para pelo menos um e no máximo dois alunos de cada escola pública de Campinas. As vagas serão preenchidas pelos estudantes concluintes do ensino médio em 2012 que alcancem as melhores colocações no Enem 2012. Os estudantes interessados em se candidatar ao ProFIS e que se inscreveram para prestar as provas do Enem, devem fazer a inscrição gratuita no programa, até o dia 2 de novembro, exclusivamente na página eletrônica: www.prg.unicampbr/profis.

O Profis
Podem se inscrever no ProFIS 2013 os estudantes que cumpram todos os requisitos abaixo:

• tiver cursado o ensino médio integralmente em uma escola pública (municipal, estadual ou federal);
  • estiver cursando o terceiro ano do ensino médio em uma escola pública do município de Campinas, com previsão de conclusão em 2012;
  • estiver inscrito no Enem de 2012.

As vagas oferecidas pelo ProFIS são preenchidas pelos candidatos na ordem decrescente de suas notas no Enem, garantindo a cada escola uma vaga. Assim, para cada escola pública de Campinas, é convocado o candidato com maior nota no Enem. As vagas restantes são preenchidas seguindo a ordem de classificação no Enem, respeitado o limite máximo de dois alunos por escola. Caso algum candidato selecionado não confirme o interesse por sua vaga no curso, o próximo da lista é convocado, respeitando o número mínimo e máximo de alunos por escola, até que sejam preenchidas todas as vagas do ProFIS.

O currículo do ProFIS inclui disciplinas das áreas de ciências humanas, biológicas, exatas e tecnológicas, distribuídas por dois anos de curso. O objetivo é oferecer aos alunos uma visão integrada do mundo contemporâneo, capacitando-os para exercer as mais distintas profissões. Conheça os detalhes na página do curso. Concluído o ProFIS, o aluno pode ingressar, sem vestibular, em um curso de graduação da Unicamp. Além disso, os formandos recebem um certificado de conclusão de curso sequencial de ensino superior.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3521-6538, 3521-7846 ou do e-mail profis@reitoria.unicamp.br.