09/08/2022 / Em: Destaques, Notícias, Releases

 

Foto de um auditório com pessoas sentadas em frente a um painel. Imagem tirada no workshop do Inova Jovem 2019. Fim da descrição.

O programa Inova Jovem 2022 será 100% online e gratuito, com prêmios em dinheiro e cursos de inglês e capacitação para os vencedores. 

Texto: Caroline Roxo | Foto: Pedro Amatuzzi – Inova Unicamp

A Inova Unicamp abriu, nesta terça-feira (9), as inscrições para o programa Inova Jovem 2022, competição para alunos matriculados no ensino médio regular ou técnico que queiram aprender sobre ferramentas empreendedoras. A maior competição de empreendedorismo jovem do país vai manter o formato online em todas as fases do programa, para continuar capacitando estudantes de todo o país.

As inscrições gratuitas se encerram no dia 31 de agosto e podem ser feitas pelo site do Inova Jovem. O formato da competição é dividido em grupos compostos por três a cinco estudantes. Os times podem ser formados por estudantes da mesma escola ou de colégios variados. Aqueles que realizarem a inscrição antes do dia 29 de agosto e participarem do primeiro Workshop do Inova Jovem ganham 55% de desconto no curso de inglês da NewCastle Idiomas.

Os vencedores do Inova Jovem 2022 ganham mil reais por membro do time vitorioso, além de bolsa integral de estudos, para o curso de inglês de 18 meses, também oferecido pela escola NewCastle Idiomas. Além de certificados e a possibilidade de mentoria e capacitação tecnológica no programa Samsung Ocean, que mantém um espaço físico no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp.

EMPREENDEDORISMO DE IMPACTO

A competição de modelagem de negócios sociais têm inscrições gratuitas e busca inserir conteúdos sobre empreendedorismo e inovação para jovens ainda no ensino médio regular e técnico com a finalidade de apresentar o empreendedorismo como carreira. O Inova Jovem tem duração de dois meses e oferece capacitação em workshops de Business Model Canvas (uma metodologia de modelagem de negócios), mentorias com especialistas do mercado de trabalho e treinamentos de comunicação para pitch, que auxilia na apresentação do negócio a possíveis investidores. No ano passado, o Inova Jovem teve mais de 360 inscritos com participantes de 13 estados diferentes do Brasil.

A construção dos modelos de negócios pelos grupos da competição deve estar ligada a um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). “Ensinar sobre empreendedorismo de impacto vai além de apresentar um futuro empreendedor a esses jovens, queremos também fazer com que eles pensem em respostas inovadoras para problemas socioambientais, sem excluir a viabilidade econômica do negócio”, afirma Renato Lopes, diretor-executivo associado da Inova Unicamp.

Interessados devem fazer a inscrição aqui. 

COMO PARTICIPAR?  

A competição é destinada exclusivamente para jovens de 13 a 21 anos que estejam matriculados no ensino médio regular ou técnico de todo o Brasil. Os participantes devem se unir em grupos de três a cinco pessoas de qualquer lugar do Brasil e da mesma ou de escolas diferentes.

A inscrição é feita em duas fases: na primeira, o grupo preenche o formulário geral de inscrição e na segunda etapa é a vez do formulário individual, no qual os menores de 18 anos devem inserir um termo de autorização dos responsáveis. A inscrição do time só é válida após a finalização das duas etapas de inscrição.

As equipes que estiverem confirmadas na competição receberão um e-mail com a descrição sobre os próximos passos. A primeira atividade de capacitação é o Workshop Inova Jovem, atividade obrigatória para pelo menos 2 membros de cada time. Os times que se inscreverem antes do dia 29/08/2022 e participarem do Workshop ganham bolsa parcial de estudos para curso de inglês.

SOBRE O INOVA JOVEM  

O Inova Jovem é a maior competição de modelagem de negócios para jovens de 13 a 21 anos de todo o Brasil. O evento foi criado em 2014 com o objetivo de apresentar o empreendedorismo como opção de carreira. Desde então, já foram realizadas oito edições da competição com mais de 2.300 estudantes capacitados de escolas regulares e técnicas do ensino médio. Em 2021, mais de 360 jovens de 13 estados diferentes do Brasil se inscreveram. A competição é organizada pela Agência de Inovação Inova Unicamp e busca ampliar os horizontes dos jovens fomentando a cultura do empreendedorismo e da inovação.