23/05/2018 / Em: Destaques, Notícias, Releases

A nova lista apresenta três novas obras em relação à lista anterior: Sobrevivendo no inferno, Racionais Mc’s; A falência, Júlia Lopes de Almeida e A cabra vadia, Nelson Rodrigues.

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está divulgando a lista de obras em língua portuguesa, cuja leitura é obrigatória para candidatos ao Vestibular Unicamp 2020. A lista mantém o mesmo número de 12 obras da anterior. A cada ano, a Unicamp renova parcialmente as obras que compõem a lista, para permitir o planejamento do professor e, ao mesmo tempo, acompanhar a dinâmica própria do sistema de ensino, cujo público se renova todos os anos. A lista para o Vestibular 2020 apresenta três obras novas em relação à anterior.

As obras são de diferentes gêneros e extensões, de autores das literaturas brasileira e portuguesa. É importante destacar que essa lista não é a mesma para o Vestibular Unicamp 2019, que ocorre ainda este ano, e cujas obras já foram divulgadas anteriormente.

A nova lista de obras inclui romance, poesia, peça teatral, conto, diário, e letras de música, entre outros gêneros, a fim de levar o vestibulando a ampliar o seu campo de estudos, sem sobrecarregá-lo no volume de leituras. Abaixo está o programa para o Vestibular Unicamp 2020. As obras marcadas em negrito são as que foram inseridas na lista atual. As demais já constavam da lista anterior. As obras inseridas para o Vestibular 2020 possuem relevância estética, cultural e pedagógica para a formação dos estudantes do ensino médio.

Lista de Obras – Vestibular 2020

Gênero Autor Obra Trechos/ textos exigidos Onde acessar
Poesia Luís de Camões  (sonetos selecionados pela Comvest) Acesse a lista com os sonetos selecionados Domínio público e Vinte Sonetos. Org: Sheila Hue. 1ª ed.Campinas: Editora da Unicamp, 2018.
Racionais Mc’s Sobrevivendo no inferno Obra completa Sobrevivendo no inferno. São Paulo: Cosa Nostra, 1997.
Ana Cristina Cesar  A teus pés Texto completo*
Conto Guimarães Rosa Sagarana A hora e a vez de Augusto Matraga
Machado de Assis O Espelho Texto completo Domínio público
Teatro Dias Gomes  O bem amado Texto completo** O bem amado. Farsa sociopolítico-patológica em 9 quadros. 12ª ed. Rio de Janeiro: Bertand Brasil, 2014.
Romance Júlia Lopes de Almeida A falência Texto completo Domínio público
Érico Veríssimo Caminhos cruzados Texto completo Distribuído pelo governo federal no PNBE
José Saramago História do Cerco de Lisboa Texto completo
 Diário Carolina Maria de Jesus Quarto de despejo Texto completo Distribuído pelo governo federal no PNBE
Crônica Nelson Rodrigues A cabra vadia Texto completo A cabra vadia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.
 Sermões  Antonio Vieira (sermões selecionados pela Comvest) Acesse a lista com os sermões selecionados Sermões de Quarta-feira de Cinza. Org: Alcir Pécora. 1ª ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2016.

*É exigida a leitura dos quatro livros que compõem a edição de 1982 (A teus pés, Cenas de abrilCorrespondência

completa e Luvas de pelica, lançada pela Editora Brasiliense), reeditada e relançada em 2016 pela editora Companhia das Letras.

** Arquivo disponível pela SBAT, correspondente à edição citada.