30/04/2010 / Em: Releases

O Simulado será aplicado no dia 16 de maio, no campus da Unicamp, em Campinas

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp está divulgando a lista com os nomes dos 1.280 participantes do simulado da primeira fase do novo Vestibular Nacional Unicamp. O simulado será realizado no próximo dia 16 de maio, no campus da Unicamp em Campinas e é uma oportunidade para os estudantes se familiarizarem com o novo formato da prova, que vai mudar, depois de 24 anos. A lista está disponível em www.comvest.unicamp.br. Além das 1.200 vagas previstas, a Comvest abriu mais 80 vagas para ampliar o máximo possível o número de interessados atendidos, no limite do espaço físico disponível para a realização das provas. A Comvest recebeu 16 mil inscrições de interessados em participar do simulado e realizou um sorteio eletrônico para fazer a seleção. Aqueles que não constam da lista poderão baixar a prova e o gabarito, que estarão disponíveis na internet. A partir do dia 17 de maio, a prova estará disponível para consulta, com o gabarito das 48 questões da prova de Conhecimentos Gerais. Já a partir de 15 de junho serão divulgados exemplos de textos da prova de Redação produzidos durante o simulado, com comentários.

Segundo o novo modelo do Vestibular Nacional Unicamp, aprovado no final de 2009, a prova se compõe de duas partes: 48 questões de múltipla escolha, que formam a parte de Conhecimentos Gerais e pela parte de Redação, na qual os participantes serão solicitados a elaborar três textos de gêneros diversos. A duração da prova será de cinco horas. Os participantes terão acesso, individualmente, às notas que obtiveram na prova, a partir de 15 de junho.

Datas
16 de maio – Aplicação do simulado. A prova será realizada no Ciclo Básico II da Unicamp, campus de Campinas. O acesso aos locais de prova se dará até 13h, impreterivelmente; não será permitida a entrada após esse horário. Recomenda-se que os participantes estejam no local de prova às 12h30m. Os participantes poderão deixar o local de exame após 3 horas e meia do início da prova. Os participantes poderão levar uma cópia do cartão de respostas.
17 de maio – Divulgação do gabarito das questões de múltipla escolha.
15 de junho – Divulgação do resultado final do simulado para participantes e de textos comentados da parte de Redação, incluindo as expectativas da banca.

O novo Vestibular Unicamp
Até o ano passado (Vestibular Nacional Unicamp 2010), a primeira fase do Vestibular Nacional Unicamp se compunha de 12 questões dissertativas e uma redação, em que o candidato selecionava uma de três propostas (Dissertação, Narrativa ou Carta) e preparava apenas um texto. A partir do próximo processo seletivo, o Vestibular Nacional Unicamp 2011, o candidato será solicitado a produzir três textos de gêneros diversos, todos de execução obrigatória. O número de questões passará de 12 questões dissertativas para 48 questões de múltipla escolha. As questões de múltipla escolha da primeira fase serão elaboradas com base nos conteúdos das diversas áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio: Matemática; Ciências Humanas, Artes e Humanidades, incluindo Geografia, História e introduzindo-se Filosofia, Sociologia e Artes à medida que estas disciplinas forem incorporadas de forma plena aos currículos do ensino médio; Ciências da Natureza, incluindo Ciências Biológicas, Física e Química. Assim como no simulado, o tempo de duração da prova da primeira fase passará de quatro para cinco horas.

As inscrições para o Vestibular Unicamp 2011 serão realizadas no período de 23 de agosto a 8 de outubro, exclusivamente na página eletrônica da Comvest.