13/05/2010 / Em: Releases

O simulado será aplicado no próximo domingo, 16 de maio, no campus da Unicamp, em Campinas

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp vai promover no próximo domingo (16/5), de forma inédita, um simulado da primeira fase do Vestibular Nacional Unicamp. O objetivo de realizar um piloto da prova é familiarizar os candidatos com o novo formato do vestibular, que vai mudar, depois de 24 anos. Os 1.280 participantes foram escolhidos por meio de um sorteio eletrônico. A Comvest recebeu 16 mil inscrições. A prova se compõe de duas partes: 48 questões de múltipla escolha, que formam a parte de Conhecimentos Gerais e pela parte de Redação, na qual os participantes serão solicitados a elaborar três textos de gêneros diversos. A duração da prova será de cinco horas. Os participantes terão acesso, individualmente, às notas que obtiveram no exame, a partir do dia 15 de junho.

Para aqueles que desejarem, a Comvest vai disponibilizar o simulado com o gabarito das 48 questões da parte de Conhecimentos Gerais em sua página eletrônica, a partir do dia 17 de maio. A partir de 15 de junho serão divulgados exemplos de textos da prova de Redação produzidos durante o simulado, com comentários da banca.

Serviço
O simulado será realizado dia 16 de maio, no Ciclo Básico II da Unicamp, campus de Campinas. O acesso aos locais de prova se dará até as 13 horas, impreterivelmente. Não será permitida a entrada após esse horário. Recomenda-se que os participantes estejam no local de prova às 12h30. Os participantes devem levar um documento de identidade com foto recente, além de lápis, caneta azul ou preta, borracha e uma régua pequena.

O novo Vestibular Unicamp
Até o ano passado (Vestibular Nacional Unicamp 2010), a primeira fase do Vestibular Nacional Unicamp se compunha de 12 questões dissertativas e uma redação, em que o candidato selecionava uma de três propostas (Dissertação, Narrativa ou Carta) e preparava apenas um texto. A partir do próximo processo seletivo, o Vestibular Nacional Unicamp 2011, o candidato será solicitado a produzir três textos de gêneros diversos, todos de execução obrigatória. O número de questões passará de 12 questões dissertativas para 48 questões de múltipla escolha. As questões de múltipla escolha da primeira fase serão elaboradas com base nos conteúdos das diversas áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio: Matemática; Ciências Humanas, Artes e Humanidades, incluindo Geografia, História e introduzindo-se Filosofia, Sociologia e Artes à medida que estas disciplinas forem incorporadas de forma plena aos currículos do ensino médio; Ciências da Natureza, incluindo Ciências Biológicas, Física e Química. Assim como no simulado, o tempo de duração da prova da primeira fase passará de quatro para cinco horas.

As inscrições para o Vestibular Unicamp 2011 serão realizadas no período de 23 de agosto a 8 de outubro, exclusivamente na página eletrônica da Comvest.