21/09/2023 / Em: Destaques, Notícias, Releases

O total de 64.705 candidatos é o maior das últimas três edições do Vestibular Unicamp.

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) registrou um crescimento de 5% no número de candidatos para o Vestibular 2024, em comparação ao ano passado. Estão inscritos 64.705 estudantes, que disputam 2.537 vagas,em 69 cursos de graduação. No ano anterior o número registrado foi de 61.626 candidatos e em 2022 foi de 63.301. A Comvest está divulgando, também, a relação candidatos-vaga por curso. Este ano, 13,7 mil estudantes optaram por fazer a inscrição automática para a modalidade Enem-Unicamp, disponibilizada no formulário do Vestibular. O número representa uma adesão de 84% dos candidatos com o perfil para fazer a escolha (estudantes de escola pública). O percentual é um pouco maior do que os 82% registrados no ano passado, quando a possibilidade foi oferecida pela primeira vez.

Entre os cursos mais procurados no Vestibular Unicamp 2024, ressalta-se a demanda por carreiras da área da Computação, com três cursos entre os 10 mais procurados do Vestibular: Ciência da Computação (82 candidatos por vaga), Engenharia da Computação (48 c/v) e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (23 c/v). Os índices mantêm uma tendência que começou a ser observada na edição passada, quando o curso noturno de Ciências da Computação passou de 1.951 inscritos para 3.034 candidatos e agora chegou a 3.288 inscritos. As 10 carreiras mais procuradas no Vestibular 2024 são: Medicina; Arquitetura e Urbanismo; Ciência da Computação, Ciências Biológicas; Engenharia da Computação; Comunicação Social-Midialogia; Farmácia; História, Ciências Econômicas (Integral e Noturno) e Enfermagem. A relação candidatos-vaga média passou de 24,3 para 25,5este ano.

De acordo com o diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, “Um dado relevante é que o crescimento de inscritos não se refletiu no curso de Medicina, mas os 5% de aumento se distribuíram em outros cursos. A demanda pelo curso de Ciência da Computação, que mais uma vez cresceu, é um termômetro do prestígio da Unicamp nessas carreiras da área da Computação”.

Outro dado que chamou a atenção foi o aumento da demanda de candidatos de outros estados do país. A Comvest registrou aumento no número de inscritos em praticamente todas as capitais em que aplica as provas do Vestibular, especialmente em Fortaleza e Salvador em que o crescimento foi de 36% e 24% respectivamente. Somente Curitiba teve queda de candidatos, passando de 792 para 583 este ano. Consulte as tabelas com a concorrência completa e o total de inscritos por cidade de prova.

José Alves avaliou a queda em Curitiba e afirmou que “pode estar relacionada com o fato de uma importante universidade pública do Paraná, a UEL (Universidade Estadual de Londrina), realizar a prova na mesma data da Unicamp”, disse. O diretor avaliou como acertada a novidade de substituir, neste ano, a cidade de Santa Bárbara D’Oeste por Americana. “A decisão de aplicar a prova em Americana se mostrou acertada ao analisarmos o número de 1.344 inscritos, que foi bem superior à demanda que havia na cidade anterior, Santa Bárbara D’ Oeste, com 847 candidatos no ano passado. Isso mostra que ficamos mais próximos dos candidatos daquela região”, disse José Alves.

Inclusão

Todos os índices de inscritos nos perfis de inclusão social apresentaram um incremento em relação aos do ano passado. O percentual de candidatos isentos da taxa subiu de 12,3% para 13,7% do total de inscritos. A Comvest registrou 20,5% de candidatos autodeclarados pretos e pardos, contra 19,6% no ano anterior. O percentual de optantes pelas cotas foi de 12,2% contra 11,1% no vestibular passado. Já o percentual de estudantes oriundos de escolas públicas foi de 30,7%, um pouco superior aos 30,2% da edição passada (dados abaixo).

Provas

A primeira fase do Vestibular Unicamp 2024 será realizada no dia 29 de outubro de 2023 e a Comvest irá divulgar os locais de prova no dia 17 de outubro, na página do Vestibular 2024. A segunda fase acontecerá nos dias 3 e 4 de dezembro de 2023. Até o dia 29 de setembro, candidatos aos cursos de Música devem enviar os vídeos das provas de Habilidades Específicas. Para os demais cursos que exigem provas específicas (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), as provas de Habilidades Específicas ocorrerão em dezembro, entre os dias 7 e 9 de dezembro.

Cidades

A primeira fase será aplicada, no Estado de São Paulo, em 31 cidades: Americana, Araçatuba, Barueri, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.

Fora do Estado de São Paulo, recebem as provas do Vestibular Unicamp cinco capitais: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Salvador.

Calendário Vestibular Unicamp 2024

Prova de Habilidades Específicas – Música18 a 29/9/2023