20/08/2012 / Em: Releases

Candidatos têm até o dia 14 de setembro para fazer a inscrição, em www.comvest.unicamp.br

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) abriu hoje (20/8) as inscrições para o Vestibular Nacional Unicamp 2013. As inscrições poderão ser feitas até o dia 14 de setembro, exclusivamente pela internet, em formulário disponível na página eletrônica da Comvest: www.comvest.unicamp.br. O Vestibular Unicamp 2013 oferece 3.444 vagas em 68 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp (Faculdade pública de Medicina e Enfermagem de São José do Rio Preto). A taxa de inscrição é de 135 reais. O Kit do Vestibulando (Manual do Candidato e Revista do Vestibulando) é gratuito e está disponível para consulta e impressão na página eletrônica da Comvest. A primeira fase será realizada em 11 de novembro de 2012 e a segunda fase, nos dias 13, 14 e 15 de janeiro de 2013.

O Vestibular Unicamp 2013 mantém o mesmo formato de provas. Na primeira fase, a prova tem duas partes: a Redação e a parte de Conhecimentos Gerais, com 48 questões de múltipla escolha, baseadas nos conteúdos das diversas áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio. Na segunda fase, realizada em três dias consecutivos, todas as provas são de natureza discursiva, sendo: 1º dia – prova de Língua Portuguesa e de Literaturas da Língua Portuguesa e prova de Matemática; 2º dia – Prova de Ciências Humanas e Artes e prova de Língua Inglesa; 3º dia – prova de Ciências da Natureza.

Mudanças
Diferente do vestibular anterior, no qual os candidatos deveriam redigir três textos na prova de redação, no Vestibular Unicamp 2013, os candidatos serão solicitados a produzir apenas dois textos de gêneros diversos e de execução obrigatória na prova de redação.

Foram criados quatro novos cursos de graduação: Engenharia de Telecomunicações (50 vagas, período integral), Sistemas de Informação (45 vagas, integral), Engenharia Ambiental (60 vagas, período noturno) – oferecidos na Faculdade de Tecnologia (FT) de Limeira e Engenharia Física (15 vagas, período integral), no campus de Campinas, em Barão Geraldo. Deixam de existir os cursos: Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (integral). Já a opção: Engenharia Física passa a integrar a lista de cursos com ingresso através do cursão (Física/Matemática/Matemática Aplicada e Computacional). A criação e a extinção dos cursos citados, não altera o número de vagas oferecidos no Vestibular Nacional Unicamp 2013.

O número de convocados para a segunda fase, em cada curso, passa de oito para, no máximo, seis vezes o número de vagas oferecidas, considerando os candidatos que optaram pelo curso em primeira opção.

As provas deixam de ser aplicadas nas cidades de Curitiba e Rio de Janeiro.

Enem

Sobre o uso do Enem no vestibular deste ano, a Comvest informa que:
– só serão utilizadas as notas do Enem para fins de classificação para a segunda fase do vestibular caso o Ministério da Educação (MEC) disponibilize o cadastro e as notas relativas ao Enem 2012 até o dia 30 de novembro de 2012. Caso contrário, as notas do Enem, de 2011 ou de 2012, não serão consideradas para nenhum candidato nessa fase do vestibular;
– só serão utilizadas as notas do Enem para compor a nota da primeira fase no cálculo da nota final do vestibular caso o Ministério da Educação (MEC) disponibilize o cadastro e as notas relativas ao Enem 2012 até o dia 15 de janeiro de 2013. Caso contrário, as notas do Enem, de 2011 ou de 2012, não serão consideradas para nenhum candidato do vestibular.

Isenção e Redução da taxa de inscrição
Os candidatos beneficiados com a isenção do pagamento da taxa de inscrição não são automaticamente inscritos no vestibular. É preciso realizar a inscrição, no mesmo período dos demais candidatos, utilizando o código específico de candidato isento, disponível na página da Comvest. Os pedidos de isenção da taxa de inscrição do Vestibular Unicamp 2013 foram recebidos no mês de maio. Para o Vestibular Unicamp 2013, a Comvest beneficiou 4.613 candidatos com a isenção do pagamento da taxa de inscrição.

No período de 21 de agosto (9 horas) a 24 de agosto (17 horas), a Comvest aceitará declarações de interesse de redução parcial da taxa de inscrição (50%). Podem solicitar a redução candidatos que cumulativamente preencham os seguintes requisitos: sejam estudantes regularmente matriculados em uma das séries do ensino fundamental ou médio ou curso pré-vestibular ou curso superior (graduação e pós-graduação); e estejam desempregados ou recebam menos de dois salários mínimos por mês. Os estudantes que fizerem a declaração de interesse pela redução parcial deverão comparecer com a documentação que comprove sua situação (originais e cópias) no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp, no dia 28 de agosto de 2012, das 9 às 20 horas. A lista de documentos necessários para comprovar a condição do estudante está disponível em www.comvest.unicamp.br. A Comvest divulgará a lista de beneficiados com a redução de 50% da taxa de inscrição dia 31 de agosto, em sua pagina eletrônica