25/07/2023 / Em: Destaques, Notícias, Releases

Relação dos candidatos contemplados
Para ver o resultado individualmente, clique aqui
Pedido de isenção recusado: clique aqui para saber o motivo
Solicitar recurso
Consultar Código de Isento

A Comvest está divulgando a lista de candidatos contemplados com a isenção do pagamento da taxa de inscrição para o Vestibular Unicamp 2024, válida também para quem se inscrever na modalidade Enem-Unicamp 2024. No total, 9.888 estudantes receberam o benefício e estão isentos do pagamento da taxaO número é o segundo maior registrado pela Comvest desde o início do Programa, em 2000, menor somente que aquele registrado em 2021. A relação de contemplados está disponível aqui! Todos os candidatos que preencheram os requisitos foram beneficiados.

A partir de hoje, os contemplados começam a receber – exclusivamente via e-mail – um comunicado sobre o benefício. Importante: Os contemplados não são automaticamente inscritos no Vestibular Unicamp 2024 ou na modalidade Enem-Unicamp. É preciso, posteriormente, fazer as respectivas inscrições, utilizando o código de isento fornecido pela Comvest. O calendário do Vestibular Unicamp 2024  já foi divulgado e as inscrições serão realizadas do dia 31 de julho ao dia 31 de agosto de 2023, pela internet. Já as inscrições para a modalidade Enem-Unicamp serão realizadas em novembro.

Inscrições indeferidas

Candidatos que tiveram sua inscrição indeferida poderão solicitar recurso, devidamente justificado, através do preenchimento de formulário eletrônico específico, disponibilizado aqui, a partir da divulgação da lista de contemplados e até as 17 horas (horário oficial de Brasília) do dia 31 de julho de 2023. O resultado do recurso será divulgado no dia 02/08/2023.

As isenções da taxa de inscrição do Vestibular Unicamp foram oferecidas em quatro modalidades. A maior parte das isenções foi para a modalidade 1, dirigida a candidatos de famílias de baixa renda (com até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio) e que estudaram o ensino médio integralmente em escolas públicas, em que 7.856 estudantes receberam o benefício. Na modalidade 2, para funcionários da Unicamp/Funcamp, 33 candidatos tiveram isenção da taxa de inscrição. A modalidade 3, oferecida para aqueles que se candidatam aos cursos noturnos de Licenciatura ou Tecnologia (Licenciaturas em: Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia. Tecnologia em: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Saneamento Ambiental), beneficiou 1.069 candidatos. Já na modalidade 4, o número foi de 930 isenções concedidas.

No segundo ano de implantação, a modalidade 4, para bolsistas em escolas particulares com renda bruta de um salário mínimo e meio mensal por morador, previa um total de 150 isenções. Diante da demanda expressiva recebida, a Comvest decidiu atender a todos os estudantes que comprovaram se encaixar nos requisitos solicitados e, assim, conceder 930 isenções nessa categoria.

Nos últimos anos, a Comvest registrou os seguintes números de beneficiados pelo Programa de Isenção da Taxa: 2023: 8.546; 2022: 8.386; 2021: 11.810; 2020: 8.304; 2019: 7.696; 2018: 8.653; 2017: 7.302; 2016: 5.998; 2015: 4.568. Veja a série histórica completa.