20/09/2007 / Em: Releases

 

Pagamento poderá ser feito até segunda, dia 24/09

Os estudantes que pretendem ingressar na Unicamp em 2008 têm até a próxima sexta-feira, 21 de setembro (à meia noite) para se inscrever no Vestibular da universidade. A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) não vai prorrogar o período de inscrições, mas vai aceitar que o pagamento da Taxa de Inscrição seja feito até segunda-feira, 24 de setembro. Os candidatos deverão preencher o Formulário de Inscrição disponível na página da Comvest: www.comvest.unicamp.br. A taxa de inscrição é de 105 reais e precisa ser paga até segunda-feira, para efetivar a inscrição do candidato. O Kit do Vestibulando 2008 (Manual do Candidato e Revista do Vestibulando) está disponível exclusivamente na internet e é gratuito. Nele os candidatos encontram informações sobre o processo de inscrição, as provas, os critérios de classificação e os cursos oferecidos. O Vestibular Unicamp 2008 oferece 2.954 vagas em 60 cursos.      

Calendário
A primeira fase do Vestibular Unicamp 2008 acontece no dia 18 de novembro, com uma prova que inclui a Redação e 12 questões gerais de natureza discursiva: Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia. A segunda fase será realizada de 13 a 16 de janeiro de 2008, com oito provas dissertativas das disciplinas obrigatórias do núcleo comum do ensino médio: Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Ciências Biológicas; Química, História; Física, Geografia; Matemática e Inglês. As provas de aptidão, para os cursos que as exigem, acontecem em Campinas e Piracicaba, entre os dias 21 e 24 de janeiro de 2008. A Comvest divulga a primeira lista de aprovados para matrícula no dia 07 de fevereiro. A matrícula destes convocados acontece em 12 de fevereiro.

As provas do Vestibular 2008 serão realizadas simultaneamente em 25 cidades do Brasil: Campinas, Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Piracicaba, Porto Alegre, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, São Paulo, Santo André, Salvador, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Sumaré e Valinhos. A partir deste ano as provas ficam mais leves. Apesar do número de questões continuar igual, 12 em cada prova, a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp vai fixar o número de itens por questão em dois. Agora, serão 24 itens em todas as provas (primeira e segunda fase).

Além de um número definido, os candidatos passam a saber o valor exato de cada item: dois pontos. Desta maneira, cada questão passa a valer quatro pontos e cada prova passa a valer 48 pontos. Comvest anunciou também uma mudança com relação à utilização da nota do Enem na primeira fase do Vestibular Unicamp. A Comvest passa a aceitar a nota obtida no componente de Conhecimentos Gerais do Enem para compor a nota final da primeira fase apenas dos candidatos que não zeraram na Redação do Enem.