18/01/2006 / Em: Releases

 

Correção já teve  início. Respostas esperadas devem sair a partir de amanhã

A segunda fase do Vestibular Unicamp 2006 terminou sem nenhum incidente e com baixa abstenção. No quarto e último dia de provas, a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) registrou 6,83% de ausentes, número menor do que o registrado no ano passado (8,34%). Dos 14.911 aprovados para a segunda fase, 1018 não compareceram. A segunda fase foi realizada em 25 cidades do país: Campinas, São Paulo, Valinhos, Sumaré, Mogi-Guaçu, Jundiaí, Limeira, Piracicaba, Sorocaba, Santo André, São Bernardo do Campo, Santos, Ribeirão Preto, São Carlos, São José dos Campos, Bauru, São José do Rio Preto, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Goiânia, Porto Alegre e Fortaleza. A maior abstenção de hoje foi registrada em Porto Alegre (31,25%) e a menor em Salvador (3%). Em Campinas, a abstenção foi 5,32% e em São Paulo foi 9,01%.

A prova de Matemática trouxe, como de costume, questões de matemática aplicada. Entre elas está a questão 3, em que era preciso calcular, de acordo com os dados do problema, a quantidade de dinheiro que caberia em uma mala e o peso que a mala ficaria com o dinheiro. A prova de Inglês foi instrumental e cobrou interpretação. Foram usados textos de tirinhas, de propagandas e até de frases de adesivos para carros. Neste ano não houve mais a opção Francês como língua estrangeira devido ao número muito reduzido de candidatos que optavam pelo francês. No Vestibular de 2005, apenas 62 candidatos, dentre os cerca de 54 mil inscritos, fizeram a prova de língua estrangeira. Mas é importante destacar que uma vez aprovados, os estudantes encontram na Unicamp incentivo e oportunidade de aprender vários idiomas, inclusive o francês.

A segunda fase do Vestibular da Unicamp 2006 teve início no domingo, dia 15, com as provas de Língua Portuguesa e Biologia. Na segunda-feira foram realizadas as provas de Química e História e, na terça-feira, as provas de Física e Geografia. Todas as provas podem ser conferidas no site da Comvest (www.comvest.unicamp.br). As respostas esperadas devem começar a ser divulgadas amanhã, dia 19.

A lista de aprovados em primeira chamada e a lista de espera serão divulgadas no dia 09 de fevereiro na página da Comvest (www.comvest.unicamp.br) e no saguão do Ciclo Básico da Unicamp em Campinas. Neste ano, pela primeira vez, os candidatos em lista de espera poderão confirmar o interesse pela vaga pela internet, ou seja, não será necessário vir pessoalmente até a Unicamp. A Comvest ressalta que o candidato que não confirmar interesse perderá a vaga.

 

Provas de Aptidão
A Comvest anuncia que 1068 candidatos deverão fazer as provas de aptidão, obrigatórias para os cursos de Arquitetura e urbanismo, Artes Cênicas, Dança, Educação Artística, Música e Odontologia. As provas serão realizadas entre os dias 23 e 26 de janeiro em Campinas, com exceção de Odontologia que acontecerá no campus de Piracicaba.