13/01/2008 / Em: Releases

 

Amanhã os candidatos fazem as provas de Química e História

Teve início hoje, 13 de janeiro, a segunda fase do Vestibular Unicamp 2008, com as provas de Língua Portuguesa e Ciências Biológicas feitas por 13.368 candidatos. A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) registrou uma abstenção de 7,3%, número praticamente igual ao registrado em 2007 (7,00%). Dos 14.428 aprovados para a segunda fase, 1.060 não compareceram. Em Campinas, a abstenção foi 5,11% e em São Paulo, 8,51%. As provas podem ser conferidas no site da Comvest (www.comvest.unicamp.br). As respostas esperadas começam a ser divulgadas na quarta-feira, dia 16. Os candidatos concorrem a 2.954 vagas em 58 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp – Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. A primeira lista de aprovados será divulgada dia 07 de fevereiro, às 16 horas no site da Comvest e no campus de Campinas.

Na prova de Língua Portuguesa, as questões 1, 2 e 3 buscavam identificar uma das características do perfil dos estudantes esperado pela Unicamp: a interpretação de texto. “Essas questões procuram identificar bons leitores, ou seja, candidatos que conseguem ler e entender o texto, encontrando nele, inclusive, alguns elementos para a resposta”, explicou o coordenador do Vestibular Unicamp, professor Leandro Tessler.

Cerca de metade das questões da prova de Língua Portuguesa cobrou a leitura das obras literárias indicadas pela Comvest, que tem nove livros e está unificada com a Fuvest.

Já a prova de Biologia, abordou temas atuais como aquecimento global e até o futebol. A questão 18, por exemplo, pedia que os candidatos relacionassem a altitude das cidades com o rendimento dos jogadores de futebol durante uma partida.

As provas da segunda fase seguem até quarta-feira (16 de janeiro) em 22 cidades do país: Campinas, São Paulo, Mogi-Guaçu, Jundiaí, Limeira, Piracicaba, Sorocaba, Santo André, Santos, Ribeirão Preto, São Carlos, São José dos Campos, Bauru, São José do Rio Preto, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Goiânia, Porto Alegre e Fortaleza.

A segunda fase do Vestibular é constituída de oito provas de natureza dissertativa, comuns a todos os candidatos. A prova de cada disciplina está composta por 12 questões e vale 48 pontos. A segunda fase do Vestibular Unicamp prossegue nos próximos dias:

  • Química e História na segunda-feira (14/01);
  • Física e Geografia na terça-feira (15/01);
  • Matemática e Inglês na quarta-feira (16/01).

Na segunda-feira, no caderno de prova, os candidatos aos cursos com provas de aptidão vão receber orientações para a realização dos exames, como horários e locais. As provas de aptidão, obrigatórias para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança, Música e Odontologia, serão realizadas entre os dias 21 e 24 de janeiro em Campinas, com exceção de Odontologia que acontecerá no campus de Piracicaba.

Orientações aos candidatos:

Os candidatos devem comparecer aos locais às 13 horas, já que os portões serão fechados às 13h45. Nos Estados onde não há ‘horário de verão’, a Comvest seguirá o horário local e não o horário de Brasília. A Comvest orienta os candidatos a fazerem o percurso até o local de provas antes de domingo para conhecerem o caminho. O tempo de prova é de quatro horas e o tempo mínimo de permanência nas salas na primeira e na segunda fase é de 3 horas e 30 minutos para os candidatos que queiram sair com o caderno de questões. Aqueles que não desejarem levar o caderno de questões poderão deixar o local de exame após 2 horas do início.

No dia da prova, os candidatos devem levar o original da cédula de identidade, caneta azul ou preta, borracha e régua pequena. A Comvest ressalta que a prova deve ser toda respondida a caneta, não somente o resultado, mas todos os cálculos ou o raciocínio utilizado. Provas a lápis não serão corrigidas. É vedada a utilização de calculadora, celulares e pagers, corretivo líquido, relógio com calculadora, bem como é proibido o uso de boné ou chapéu, ou quaisquer outros materiais estranhos à prova. É permitido que os candidatos levem à prova, água, sucos, refrigerantes, balas, doces, chocolates e usem roupas leves, como bermudas e shorts.

ORIENTAÇÃO À IMPRENSA:
Entrevistas com candidatos antes da prova poderão ser feitas até as 13h30.

Imagens (fotos e gravações de TV) das salas de prova poderão ser feitas às 16h30. Em Campinas, as imagens devem ser feitas no Ciclo Básico II – Unicamp (retirar autorização na Comvest). Em São Paulo, as imagens devem ser feitas na Unip Paraíso, R. Vergueiro, 1211, Paraíso (procurar Sr. João Bertim). Em Ribeirão Preto, na Unip Bloco A (procurar Sr. Augusto Lelli).

Entrevista Coletiva e entrega das provas (domingo, segunda, terça e quarta-feira): 17h15 no prédio da Comvest, campus da Unicamp em Campinas.