01/01/2004 / Em: Releases

14.068 fizeram os exames de Física e Geografia no terceiro dia de provas

A física usada para descrever a realidade e ajudar a entender situações do cotidiano das pessoas. Esta afirmação define bem as 12 questões da prova de Física, aplicada nesta terça-feira, 13 de janeiro, terceiro dia da 2ª fase do Vestibular da Unicamp. Os 14.068 candidatos que realizaram os exames tiveram contato com várias questões práticas, algumas inclusive, com referências à pesquisas desenvolvidas pela própria Unicamp. A de número 6 cita o “pára-choque alicate”, projetado e desenvolvido pela universidade com o objetivo de minimizar os problemas que ocorrem durante acidentes. Os candidatos também realizaram a prova de Geografia, que incluiu temas atuais como o monopólio estatal da Petrobrás e as recentes políticas do Governo Federal para os transportes. A abstenção foi de 7,18%, ligeiramente superior aos dois primeiros dias, quando a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) registrou 6,21% e 6,85% de ausência respectivamente.
“Nosso objetivo em citar os projetos da Unicamp é mostrar que fazemos pesquisas com temas relevantes e de grande importância social”, disse o coordenador da Comvest, professor Leandro Tessler. Ele lembrou que a questão 7 de Física, sobre a elasticidade das hemácias, remete à uma doença que vem sendo pesquisada na Unicamp, a anemia falciforme. A pesquisa da universidade tem grande importância do ponto de vista social, já que envolve o diagnóstico precoce da doença.

Curso de Redação
Durante a realização das provas, o coordenador da Comvest anunciou que a Comissão está preparando o lançamento de um curso sobre a Redação do Vestibular da Unicamp, voltado para professores. O curso deve acontecer no meio deste ano e terá o IEL (Instituto de Estudos da Linguagem) como parceiro. O objetivo é indicar aos professores como preparar adequadamente os estudantes para a redação pedida pela Unicamp. De acordo com o coordenador, a Comvest estuda a possibilidade de oferecer bolsa para que os docentes de escolas públicas façam o curso gratuitamente.

Próximas provas
As provas da segunda fase acontecem até quarta-feira, dia 14 de janeiro e estão sendo realizadas em 19 cidades do país: Campinas, São Paulo, Santo André, Bauru, Jundiaí, Limeira, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Goiânia, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador.

Nesta quarta-feira acontecem as provas de Matemática e Língua Estrangeira (Inglês ou Francês). Todas as disciplinas têm 12 questões dissertativas e são comuns a todos os candidatos, independentemente do curso escolhido.
Os candidatos disputam 2.934 vagas. No total, a Unicamp recebeu 50.549 inscrições para o Vestibular-2004. A lista de aprovados em primeira chamada será divulgada no dia 04 de fevereiro, a partir das 16 horas, neste site e no saguão do Ciclo Básico da Unicamp em Campinas.

Provas de Aptidão
As provas de aptidão, obrigatórias para os cursos de Arquitetura e urbanismo, Artes Cênicas, Dança, Educação Artística, Música e Odontologia, serão realizadas entre os dias 19 e 22 de janeiro em Campinas, com exceção de Odontologia que acontecerá no campus de Piracicaba. Os horários estão disponíveis neste site e estão impressos nos cadernos de questões da 2ª fase.