16/01/2006 / Em: Releases

Amanhã os candidatos fazem as provas de Física e Geografia

O segundo dia de provas da segunda fase do Vestibular Unicamp 2006 seguiu tranqüilo. A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) registrou um índice de abstenção de 6,18%, número menor do que o registrado no ano passado (7,62%). Dos 14.911 aprovados para a segunda fase, 921 não compareceram. A Comvest realiza as provas em 25 cidades do país: Campinas, São Paulo, Valinhos, Sumaré, Mogi-Guaçu, Jundiaí, Limeira, Piracicaba, Sorocaba, Santo André, São Bernardo do Campo, Santos, Ribeirão Preto, São Carlos, São José dos Campos, Bauru, São José do Rio Preto, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Goiânia, Porto Alegre e Fortaleza. A maior abstenção novamente foi registrada em Porto Alegre (31,25%) e a menor em Salvador (3%). Em Campinas, a abstenção foi 4,58% e em São Paulo foi 8,20%.

A prova de Química foi temática sobre fármacos. Na questão 7, por um erro de impressão, apareceu um símbolo C (do carbono) não pertencente à formula do polímero abaixo do segundo símbolo O (do oxigênio) da figura. No entanto, o símbolo não compromete a resolução da questão e todos os candidatos foram alertados para o problema nos locais de prova, entre 15h e 15h30. Já a prova de História foi bastante ampla, indo de história clássica a história do Brasil. Também contou com questões atuais, como a de número 17, que abordou o Protocolo de Kyoto, e a questão 24, que tratou de novas tecnologias. As provas podem ser conferidas no site da Comvest (www.comvest.unicamp.br). A tabela periódica da prova de química foi distribuída aos alunos separadamente.

A segunda fase segue até quarta-feira e é constituída de oito provas de natureza dissertativa, comuns a todos os candidatos. A prova de cada disciplina está composta por 12 questões e vale 60 pontos.  Na terça-feira (17 de janeiro) fazem Física e Geografia e na quarta-feira (18 de janeiro) fazem Matemática e Inglês. A segunda fase é constituída de oito provas de natureza dissertativa, comuns a todos os candidatos, independente do curso escolhido.

Aos candidatos
A orientação é para que os candidatos cheguem ao local de prova às 13 horas, já que os portões serão fechados impreterivelmente às 13h45. A prova começa às 14 horas. Nos Estados onde não há “horário de verão”, a Comvest seguirá o horário local e não o horário de Brasília. A Comvest orienta os candidatos a fazerem o percurso até o local de provas antes de domingo para conhecerem o caminho.
Para a prova, o candidato deve levar o documento original de identidade que indicou na inscrição, lápis, caneta azul ou preta, borracha e régua pequena. É permitido que os candidatos levem à prova, água, sucos, refrigerantes, balas, doces, chocolates e usem roupas leves, como bermudas e shorts, desde que adequados. É vedada a utilização de calculadora, pager, telefone celular, relógio eletrônico, corretivo líquido e boné.

A lista de aprovados em primeira chamada e a lista de espera serão divulgadas no dia 09 de fevereiro na página da Comvest (www.comvest.unicamp.br) e no saguão do Ciclo Básico da Unicamp em Campinas.

Provas de Aptidão
As provas de aptidão, obrigatórias para os cursos de Arquitetura e urbanismo, Artes Cênicas, Dança, Educação Artística, Música e Odontologia, serão realizadas entre os dias 23 e 26 de janeiro em Campinas, com exceção de Odontologia que acontecerá no campus de Piracicaba. Os candidatos podem encontrar mais informações no Manual do Candidato e na página da Comvest na internet. Nos cadernos de prova da segunda fase, os candidatos aos cursos com provas de aptidão vão receber orientações para a realização dos exames, como horários e locais. Candidatos aos cursos de Artes Cênicas, Dança e Música que ainda não entregaram os questionários para a prova de aptidão poderão fazê-lo durante a segunda fase, aos cuidados da coordenação de logística da Comvest.