14/01/2008 / Em: Releases

 

Amanhã os candidatos fazem as provas de Física e Geografia

13.286 candidatos fizeram nesta segunda-feira, 14 de janeiro, as provas de Química e História, na segunda fase do Vestibular Unicamp 2008. A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) registrou uma abstenção de 7,9%, número ligeiramente superior ao do domingo (7,3%) e também ao registrado no ano anterior (7,5%). Dos 14.428 aprovados para a segunda fase, 1.142 não compareceram. As provas e a tabela com os índices de abstenção podem ser conferidas no site da Comvest (www.comvest.unicamp.br). As respostas esperadas começam a ser divulgadas na quarta-feira, dia 16. Os candidatos concorrem a 2.954 vagas em 58 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp – Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. A primeira lista de aprovados será divulgada dia 07 de fevereiro, às 16 horas no site da Comvest e no campus de Campinas.

A prova de Química começou com a tabela periódica dos elementos químicos. “Inserimos a tabela na prova para que os candidatos não tenham que decorá-la. Eles devem aproveitar o tempo para as respostas”, afirmou Leandro Tessler, coordenador do Vestibular Unicamp.

A prova de Química foi descontraída, na avaliação da coordenação da Comvest, com as questões baseadas numa narrativa ficcional, cujas personagens já haviam aparecido em dois outros anos: Omar Mitta e a esposa Dina Mitta. O “mistério” da prova é desvendado na questão 12: o evento para o qual se preparam as personagens são as bodas de prata do casal.

Já a prova de História, criticada em anos anteriores por ser muito extensa, usou excertos mais curtos. “A prova ficou mais leve, já que teve, assim como as demais, somente dois itens por questão”, disse o coordenador acadêmico do Vestibular Unicamp, Cláudio Batalha.

As provas da segunda fase seguem até quarta-feira (16 de janeiro) em 22 cidades do país: Campinas, São Paulo, Mogi-Guaçu, Jundiaí, Limeira, Piracicaba, Sorocaba, Santo André, Santos, Ribeirão Preto, São Carlos, São José dos Campos, Bauru, São José do Rio Preto, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Goiânia, Porto Alegre e Fortaleza.

A segunda fase do Vestibular é constituída de oito provas de natureza dissertativa, comuns a todos os candidatos. A prova de cada disciplina está composta por 12 questões e vale 48 pontos. A segunda fase do Vestibular Unicamp prossegue nos próximos dias:

  • Física e Geografia na terça-feira (15/01);
  • Matemática e Inglês na quarta-feira (16/01).

Os candidatos aos cursos com provas de aptidão já podem conferir no site da Comvest as orientações para a realização dos exames, como horários e locais. As provas de aptidão, obrigatórias para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança, Música e Odontologia, serão realizadas entre os dias 21 e 24 de janeiro em Campinas, com exceção de Odontologia que acontecerá no campus de Piracicaba.

Orientações aos candidatos:

Os candidatos devem comparecer aos locais às 13 horas, já que os portões serão fechados às 13h45. Nos Estados onde não há ‘horário de verão’, a Comvest seguirá o horário local e não o horário de Brasília. A Comvest orienta os candidatos a fazerem o percurso até o local de provas antes de domingo para conhecerem o caminho. O tempo de prova é de quatro horas e o tempo mínimo de permanência nas salas na primeira e na segunda fase é de 3 horas e 30 minutos para os candidatos que queiram sair com o caderno de questões. Aqueles que não desejarem levar o caderno de questões poderão deixar o local de exame após 2 horas do início.

No dia da prova, os candidatos devem levar o original da cédula de identidade, caneta azul ou preta, borracha e régua pequena. A Comvest ressalta que a prova deve ser toda respondida a caneta, não somente o resultado, mas todos os cálculos ou o raciocínio utilizado. Provas a lápis não serão corrigidas. É vedada a utilização de calculadora, celulares e pagers, corretivo líquido, relógio com calculadora, bem como é proibido o uso de boné ou chapéu, ou quaisquer outros materiais estranhos à prova. É permitido que os candidatos levem à prova, água, sucos, refrigerantes, balas, doces, chocolates e usem roupas leves, como bermudas e shorts.