06/10/2008 / Em: Releases

 

Para efetivar a inscrição, o pagamento da taxa também deve ser feito até amanhã

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp, Comvest, encerra as inscrições para o Vestibular Nacional Unicamp 2009 na próxima terça-feira, dia 07 de outubro. O formulário de inscrição está disponível em www.comvest.unicamp.br. A taxa de inscrição é de 105 reais e deve ser recolhida também até 07 de outubro, para efetivar a inscrição. Os candidatos que receberam a isenção total e os estudantes beneficiados com desconto de 50% no valor da taxa devem preencher um formulário específico, também disponível na página eletrônica da Comvest, utilizando o código enviado pela Comissão. Já os candidatos pagantes devem, após 72 horas do pagamento da taxa de inscrição, consultar sua situação para assegurar que não houve nenhum problema. A Comvest divulga, no dia 06 de novembro, os locais de prova da primeira fase, em sua página eletrônica. O Vestibular Unicamp 2009 oferece 3.434 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto). No ano passado, a Comvest registrou 49.477 inscritos.
O Kit do Vestibulando, disponível na página eletrônica da Comvest, é gratuito. O material é formado pelo Manual do Candidato e pela Revista do Vestibulando. Além de orientar o candidato sobre as provas do Vestibular Unicamp 2009 e todo o processo de inscrição e convocação, o kit traz informações sobre todos os cursos, inclusive as novas opções oferecidas pela Faculdade de Ciências Aplicadas (novo campus de Limeira).
Além da criação de oito novos cursos que serão ministrados no novo campus de Limeira, as principais mudanças para este ano são: ao invés de três os candidatos podem fazer até duas opções de cursos; Odontologia não exigirá mais a prova de aptidão; o tempo mínimo de permanência nas salas nos dias de provas passa de duas horas para duas horas e meia; haverá apenas uma nota de corte (NMO) para as provas prioritárias de cada curso e os critérios para convocação e classificação dos candidatos estão mais simples; a prova terá uma mudança gráfica: deixa de ter um caderno separado para as respostas, que passarão a ser feitas no próprio Caderno de Questões. Porto Alegre não abrigará mais as provas do Vestibular Unicamp.
A primeira fase acontece no dia 16 de novembro de 2008 com uma prova que inclui a Redação e 12 questões gerais dissertativas: Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia. Dia 17 de dezembro a Comvest divulga a lista dos que passaram para a segunda fase e os locais de prova. A segunda fase será realizada de 11 a 14 de janeiro de 2009, com oito provas dissertativas (duas por dia) das disciplinas obrigatórias do núcleo comum do ensino médio: Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Ciências Biológicas, Química, História, Física, Geografia, Matemática e Inglês. As provas de aptidão, para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música acontecem em Campinas, entre os dias 19 a 22 de janeiro. A primeira chamada será divulgada dia 05 de fevereiro e a matrícula dos convocados em primeira chamada deve ser feita dia 10 de fevereiro.