11/08/2009 / Em: Releases

A partir de 13 de agosto, os candidatos devem preencher o formulário disponível em www.comvest.unicamp.br

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp, Comvest, abre, dia 13 de agosto (às 9 horas), as inscrições para o Vestibular Nacional Unicamp 2010. Os candidatos terão até o dia 06 de outubro para se inscrever. O formulário de inscrição estará disponível em www.comvest.unicamp.br. A taxa de inscrição é de 115 reais. O Vestibular Unicamp 2010 oferece 3.444 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto). No ano passado, a Comvest registrou 49.322 inscritos. O Kit do Vestibulando (Manual do Candidato e Revista do Vestibulando) estará disponível na página eletrônica da Comvest e é gratuito.

Novidades
As principais mudanças para este ano são: aumento de vagas no curso de Física (noturno), que passa de 30 para 40 vagas oferecidas; os candidatos interessados em aproveitar a nota do Enem poderão usar apenas o Enem 2009. Não será aceito o Enem 2008. Não haverá a restrição de que apenas os candidatos com nota diferente de zero na redação do Enem 2009 possam aproveitar a nota do exame na primeira fase do vestibular; os candidatos precisam levar duas fotos recentes (ano de 2009), datadas e coloridas no dia da prova da primeira fase. Quem não cumprir a determinação, não poderá fazer a prova; foram incluídos mais dois grupos de cursos que serão considerados como opções associadas na hora da classificação dos candidatos: os quatro cursos na área de Gestão (Agronegócio, Comércio Internacional, Empresas e Políticas Públicas); e Engenharia de Produção e Engenharia de Manufatura.

Datas
A primeira fase acontece no dia 15 de novembro de 2009 com uma prova que inclui a Redação e 12 questões gerais dissertativas: Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia. Dia 16 de dezembro a Comvest divulga a lista dos que passaram para a segunda fase e os locais de prova. A segunda fase será realizada de 10 a 13 de janeiro de 2010, com oito provas dissertativas (duas por dia): Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Ciências Biológicas, Química, História, Física, Geografia, Matemática e Inglês. As provas de aptidão, para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música acontecem em Campinas entre os dias 18 a 21 de janeiro. A primeira chamada será divulgada dia 04 de fevereiro e a matrícula dos convocados em primeira chamada deve ser feita dia 09 de fevereiro.

Isenção e redução parcial da taxa
A Comvest divulga a lista dos candidatos contemplados com a isenção da Taxa de Inscrição do Vestibular Unicamp 2010 no dia 17 de agosto. Também a partir desta data, os contemplados começam a receber, via correio eletrônico, um comunicado que foram beneficiados. Importante: os contemplados não são automaticamente inscritos no Vestibular Unicamp 2010. É preciso, posteriormente, fazer a inscrição no Vestibular, usando o código de isento fornecido pela Comvest. entre os dias 17 (a partir das 8 horas) e 21 de agosto (até as 18 horas) a Comvest aceitará declarações de interesse de redução parcial da Taxa de Inscrição (50%). Podem solicitar a redução os candidatos que cumulativamente preencham os seguintes requisitos: estejam regularmente matriculados nos ensinos médio, curso pré-vestibular ou curso superior (graduação e pós-graduação) e que estejam desempregados ou recebam menos de dois salários mínimos por mês. Os estudantes deverão entregar a documentação que comprove sua situação, pessoalmente na Unicamp, nos dias 25 e 26 de agosto, das 9 às 17 horas. A Comvest divulga a lista de beneficiados dia 28 de agosto em sua página eletrônica. Os estudantes beneficiados deverão se inscrever no Vestibular com o código recebido, no mesmo período dos demais candidatos.