×
14/09/2010 / Em: Releases

 

 A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp, Comvest, está disponibilizando em sua página eletrônica (www.comvest.unicamp.br) as provas comentadas do Vestibular Unicamp 2010. Os arquivos estão separados por provas e cada um deles contém, além dos comentários, exemplos de resoluções abaixo e acima da média. As provas comentadas são uma opção para que os candidatos possam estudar e se preparar para o vestibular. Os arquivos estão disponíveis em: https://www.comvest.unicamp.br/vest_anteriores/provas_comentadas.html. Além das provas comentadas do ano anterior, a Comvest também tem disponível na internet o simulado da primeira fase do vestibular, realizado em maio. Os candidatos podem acessar as questões e propostas de textos de redação, as resoluções, a expectativa da banca de redação e os exemplos de redações abaixo e acima da média (https://www.comvest.unicamp.br/vest2011/simulado/notas.html).

 
As inscrições para o Vestibular Unicamp 2011 estão abertas e podem ser realizadas até o dia 8 de outubro, na página eletrônica da Comvest. A taxa de inscrição é de 120 reais. O Vestibular Unicamp 2011 oferece 3.444 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto). O Kit do Vestibulando (Manual do Candidato e Revista do Vestibulando) é gratuito e também está disponível para consulta e impressão na página eletrônica da Comvest.

A grande novidade é que o Vestibular Unicamp vai mudar, a partir da edição deste ano. As principais mudanças são no formato das provas da primeira e da segunda fase. Apesar das alterações, o novo modelo de vestibular mantém os princípios que vêm norteando o processo seletivo da Unicamp desde o seu início, há 24 anos. As alterações atualizam os pontos relativos aos programas das disciplinas e das áreas do conhecimento contemplados na estrutura atual do ensino médio. Além disso, aprimoram o vestibular enquanto instrumento de seleção.

A partir deste ano, na primeira fase, o candidato será solicitado a produzir três textos de gêneros diversos, todos de execução obrigatória. O número de questões passará de 12 questões dissertativas para 48 questões de múltipla escolha. As questões de múltipla escolha da primeira fase serão elaboradas com base nos conteúdos das diversas áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio segundo a seguinte distribuição: 12 questões de Matemática; 18 questões de Ciências Humanas e Artes; e 18 questões de Ciências da Natureza.

A segunda fase passará a ser realizada em três dias e não mais em quatro dias. As provas da segunda fase serão agrupadas de maneira a estimular a avaliação integrada do conhecimento e a interdisciplinaridade na formulação das questões. Serão aplicadas três provas de 24 questões dissertativas, realizadas durante três dias consecutivos, sendo: 1º dia – 12 questões de Língua Portuguesa e de Literaturas da Língua Portuguesa e 12 questões de Matemática; 2º dia – 18 questões na área de Ciências Humanas e Artes e 6 questões de Língua Inglesa; 3º dia – 24 questões na área de Ciências da Natureza.

Além das mudanças no formato das provas, há alterações de tempo e horário: A duração da prova da primeira fase passará de quatro para cinco horas. Já a duração da segunda fase está mantida em quatro horas a cada dia de prova. O acesso aos locais de provas será permitido até as 13 horas, tanto na primeira quanto na segunda fase, sendo que a recomendação da Comvest é para que os candidatos cheguem com pelo menos uma hora de antecedência.