05/04/2006 / Em: Releases

Inscrições serão feitas pela  internet, como no ano passado

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está divulgando o calendário do Vestibular 2007. As inscrições serão entre os dias 28 de agosto e 06 de outubro, por meio do formulário que estará disponível na página da Comvest na internet (www.comvest.unicamp.br). O calendário completo foi definido em conjunto com as outras universidades paulistas: Fuvest, ITA, Unesp, Unifesp, UFSCar, PUC-Campinas e PUC-SP. O objetivo é fazer com que as datas não coincidam para facilitar o acesso de candidatos que prestam mais de um processo seletivo.

A primeira fase acontece no dia 19 de novembro de 2006 com uma prova que inclui a Redação e 12 questões gerais dissertativas: Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia. A segunda fase será realizada de 14 a 17 de janeiro de 2007, com oito provas dissertativas (duas por dia) das disciplinas obrigatórias do núcleo comum do ensino médio: Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Ciências Biológicas, Química, História, Física, Geografia, Matemática e Língua Estrangeira (Inglês). As provas de aptidão, para os cursos de Odontologia, Arquitetura e Urbanismo e todos os cursos de Artes (Artes Cênicas, Educação Artística e Dança), acontecem em Campinas e Piracicaba, entre os dias 22 a 25 de janeiro de 2007.

As provas e respostas esperadas do Vestibular Unicamp 2006 podem ser conferidas na página da Comvest (www.comvest.unicamp.br).

Isenção
A Unicamp oferece, desde o ano 2000, isenções da Taxa de Inscrição aos estudantes formados em escolas públicas e provenientes de família baixa renda, aos funcionários da Unicamp/Funcamp e aos candidatos dos cursos de Licenciatura em período noturno (Ciências Biológicas, Física, Letras e Licenciatura Integrada Química/Física). Os solicitantes devem ter residência no Estado de São Paulo.

As inscrições para o pedido de Isenção para o Vestibular Unicamp 2007 serão realizadas entre 02 e 24 de maio, exclusivamente na página da Comvest na internet. A documentação necessária deve ser enviada pelo correio para a Comvest até o dia 31 de maio.

Para o Vestibular 2006, 6.845 candidatos que pediram a Isenção e preencheram os requisitos necessários para receber o benefício foram isentos de pagar a taxa de inscrição. A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) recebeu quase 12 mil pedidos. Todos os solicitantes que cumpriram os requisitos do programa foram beneficiados.

O programa de isenção do Vestibular Nacional da Unicamp é parte do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS), que prevê que estudantes que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública brasileira recebam 30 pontos a mais na nota final da segunda fase. Candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas também têm, além dos 30 pontos adicionais, mais dez pontos acrescidos à nota final. A participação no PAAIS é opcional e deve ser indicada no formulário de inscrição.