16/02/2018 / Em: Destaques, Notícias

Guia do Calouro Unicamp 2018 é um canal informativo que a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) coloca à disposição dos alunos ingressantes 2018 como meio de facilitar a vida acadêmica dos ingressantes 2018 que chegam à Universidade. Abrangente nas informações, o Guia do Calouro é importante por situar o ingressante nas primeiras atividades de sua chegada à Universidade. Passa pela agenda das atividades nas datas de matrícula e confirmação de matrícula (26 de fevereiro), como se localizar nos primeiros dias, como encontrar moradias, funcionamento dos restaurantes universitários, áreas de saúde, Disk-trote, até as parcerias com outras Unidades da Instituição, como a Diretoria Acadêmica (DAC), Vivência do Campus,  Sistema de Bibliotecas da Unicamp, além de divulgar as ações solidárias do Trote da Cidadania pelo Consumo Consciente, que nesta Calourada tem suas atividades próprias. As novidades deste ano são as parcerias da Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) na edição do Guia do Calouro 2018. Os vídeos de boas-vindas da Reitoria, PRG, SAE e Trote da Cidadania, com opção da comunicação em sinais libra mostra uma universidade jovial, atuante, por isso mesmo uma das mais bem situadas no Rankiamento das melhores universidades do Brasil e América Latina. A comunidade pode ainda acessar o Guia do Calouro pelas as mídias sociais Facebook e Instagram.

Pró-Reitoria de Graduação participa ativamente da edição e lançamento do Guia do Calouro

Segundo a docente Daniela Gatti, assessora da PRG, o site do Guia do Calouro Unicamp  é um espaço importante. “Para dar as boas-vindas ao nosso recém estudante,  além de agregar as principais informações  que  vão orientá-lo nesse período da recepção”, revela.  “A Pró-Reitoria de Graduação acredita que a Calourada é um momento importante onde a Unicamp busca acolher o aluno  que acaba de chegar”.  Para a assessora da PRG, que  é professora do Instituto de Artes, modalidade Artes Corporais, várias ações e atividades  são elaboradas e preparadas pelas unidades de ensino e coordenadores de graduação, pela comunidade estudantil e pelos órgãos da instituição. “Apoiamos também o Trote da Cidadania  pelo Consumo Consciente, tendo como propósito integrar os  estudantes de forma a  preservar a integridade dos todos os calouros” , explica Danni Gatti e reforça: “Com consciência social  e sustentabilidade, além de  investir no tratamento da conscientização dos direitos humanos através do Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, Cultura da Paz e dos Direitos Humanos”, afirma.

Principais informações sobre a Unicamp

O Guia tem uma utilidade pública em relação às principais dúvidas do ingressante e informa as ações necessárias para conhecer melhor a Unicamp e aproveitar as oportunidades oferecidas, como os plantões de dúvidas do Serviço Social SAE, o calendário do Processo Seletivo de bolsas-auxílio, entre outras.

Fonte: SAE – Magdalei Costa Amorim