14/02/2017 / Em: Releases

Resultados indicam consolidação da metodologia do Programa de Ação Afirmativa para Inclusão Social

A Unicamp atingiu a marca de 52% de alunos oriundos de escolas públicas aprovados na primeira chamada do Vestibular 2017. Do total de aprovados na primeira chamada do Vestibular Unicamp 2017, 1.720 fizeram o ensino médio em escolas da rede pública de ensino. No ano passado, o índice foi de 51,9%. Com isso, a Unicamp ultrapassa a meta aprovada em 2013 pelo Conselho Universitário (Consu) para a inclusão social nos cursos de graduação da Universidade. A meta do Consu estabelecia que a Unicamp atingisse 50% de alunos oriundos da rede pública em 2017. Além desse, outro índice foi divulgado: o de estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. Dos 52% de aprovados da rede pública, 32,9% (571 estudantes) são autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. A meta aprovada pelo Consu era de 35%. Já entre todos os aprovados, o percentual de pretos, pardos e indígenas foi de 22,7% (751 estudantes), contra 22,4% no ano anterior. A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) divulgou a lista de aprovados em primeira chamada na última segunda-feira (13/2), para matrícula não presencial entre os dias 14 e 15 de fevereiro.

Os números divulgados são resultado das mudanças promovidas no Programa de Ação Afirmativa para Inclusão Social (PAAIS) e que foram aplicadas pela primeira vez no vestibular do ano passado. Os pontos do programa para alunos da rede pública de ensino que prestam o vestibular dobraram e passaram a valer também na primeira fase. Até o Vestibular Unicamp 2015 a pontuação era aplicada somente após a segunda fase. Assim, todos os candidatos que fizeram o ensino médio integralmente em escolas públicas receberam 60 pontos na primeira fase e outros 90 pontos na segunda fase. Os candidatos de escola pública autodeclarados pretos, pardos ou indígenas receberam além desses, outros 20 e 30 pontos, respectivamente nas primeira e segunda fases.

Os dados de anos anteriores estão disponíveis na página eletrônica da Comvest: https://www.comvest.unicamp.br/paais/numeros.html. As informações completas por curso serão divulgadas no final de todas as chamadas do vestibular. Estão previstas até 10 listas de convocados para matrícula.

Este ano, a Comvest registrou 73.489 inscritos no Vestibular Unicamp 2017. São oferecidas 3.330 vagas em 70 cursos de graduação da Unicamp.