Serviço de Apoio ao Estudante

Conheça os programas de assistência estudantil do Serviço de Apoio ao Estudante – SAE

A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) tem como foco principal acompanhar a vida acadêmica do aluno de graduação desde o vestibular, quando ainda é candidato, até sua colação de grau. Para dialogar com a comunidade de alunos que se renova ano a ano, a PRG desenvolve políticas e programas para fazer diagnósticos sobre a vida acadêmica, sempre visando a garantir a qualidade no ensino de graduação. O SAE é uma das 22 Unidades que estão sob a tutela da PRG. Conheça o SAE, saiba quais são os programas em funcionamento e como o estudante pode aproveitar as oportunidades oferecidas por este que é o principal órgão de assistência estudantil da Unicamp.

O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) é um órgão da PRG que desenvolve ações de auxílio e orientação nas diversas áreas de assistência estudantil, com o objetivo de estimular a integração social dos estudantes, minimizando as suas dificuldades socioeconômicas. As principais metas são: facilitar a permanência do estudante na universidade, promover as oportunidades acadêmicas e a inclusão no mercado de trabalho, além de oferecer qualidade de vida enquanto durar a graduação. Alunos da pós-graduação são atendidos com bolsa alimentação, transporte e moradia estudantil.

Para subsidiar os estudantes com todas as premissas de uma assistência estudantil ampla, o SAE mantém uma equipe multiprofissional nas diversas seções que realizam o atendimento integrado.

SERVIÇO SOCIAL

O Serviço Social do SAE é composto por uma equipe de assistentes sociais que atende estudantes com diferentes perfis socioeconômicos, atuando nos processos seletivos de calouros e veteranos, que envolvem: recepção e orientação social, acompanhamento de inscrições online, entrevistas individuais, conferência de documentação, visitas domiciliares e análise socioeconômica dos candidatos. O Serviço Social também auxilia os estudantes com necessidades emergenciais, por meio da Bolsa-Emergência, em qualquer época do calendário anual e independentemente do processo seletivo; além disso, encaminha os alunos às demais áreas de apoio da Universidade. O Serviço Social dispõe de Postos de Atendimento no campus de Barão Geraldo, na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) e na Faculdade de Tecnologia (FT) e Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), ambas no campus de Limeira (SP).

Programas de Bolsas-Auxílio
O SAE é responsável pelo gerenciamento do processo seletivo anual, aberto aos estudantes de graduação e pós-graduação regularmente matriculados, para as diversas bolsas-auxílio, como por exemplo: Bolsa Auxílio-Social (BAS), Bolsa Auxílio-Social Iniciação Científica (BAS-IC), Bolsa Auxílio Estudo Formação (BAEF), Bolsa Alimentação e Transporte (BAT), Bolsa Moradia (PME), Bolsa Emergência, entre outras. Regulamenta o Programa de Bolsas Auxílio SAE a Deliberação CEPE-A-003/2012. O principal critério de seleção para os calouros e veteranos é a condição socioeconômica. As inscrições para o processo seletivo são realizadas online pelo site do SAE na área do Sistema Integrado de Gestão (SIG). Para informações adicionais, consulte o atendimento em www.sae.unicamp.br.

Bolsa Auxílio-Social (BAS)
Destinada a alunos de graduação, independentemente do seu ano de ingresso, por meio de participação no Processo Seletivo Anual. Nessa modalidade de bolsa, o aluno realiza atividades em projetos nas diversas áreas da universidade, sempre sob a orientação de profissionais nas áreas de competência e professores das unidades da Unicamp.

Bolsa Auxílio Estudo Formação (BAEF)
Tem por objetivo proporcionar ao aluno de graduação regularmente matriculado e com 75% do seu curso concluído a oportunidade de obter uma bolsa necessariamente direcionada ao seu objeto de estudo, permitindo-lhe aprimorando-se na área a que pretende se dedicar profissionalmente, agregando conhecimento teórico-prático e preparando-se para o mercado de trabalho. A carga horária máxima de é de 20 horas semanais e as atividades relacionadas à Bolsa Auxílio Estudo Formação (BAEF) são desenvolvidas nos campi da Unicamp.

Programa de Moradia Estudantil (PME)
Trata-se de um programa de moradia destinado aos alunos de graduação e pósgraduação com dificuldades em manter residência/moradia com recursos próprios, especialmente aqueles que residem fora da Região Metropolitana de Campinas (RCM). O Programa de Moradia Estudantil da Unicamp é constituído por unidades de sala e quarto com quatro vagas e estúdio para famílias, no local conhecido como Moradia da Unicamp. O objetivo é viabilizar a vida acadêmica dos estudantes da Unicamp que encontrem dificuldades financeiras.

Bolsa-Moradia
Os critérios para a concessão de Bolsa Moradia são os socioeconômicos. Destinada aos alunos dos campi de Limeira
– Faculdade de Tecnologia (FT), Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e Piracicaba – Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) para auxílio Moradia. Para o campus de Campinas a Bolsa é utilizada por alunos que não conseguiram vaga no PME – Programa de Moradia Estudantil. O PME atua com Administração própria e é ligada à Pró-Reitoria de Graduação.

Bolsa Alimentação e Transporte (BAT)
Destinada a alunos da graduação e pós-graduação. O critério para a concessão da bolsa é socioeconômico; os alunos são contemplados de acordo com a urgência da situação financeira de seu grupo familiar. A avaliação social e a seleção dos contemplados é feita pelo Serviço Social do SAE.

Bolsa Auxílio-Social Iniciação Científica (BAS-IC)
A Bolsa Auxílio-Social Iniciação Científica foi criada dentro do âmbito da BAS, tendo por objetivo permitir ao aluno contemplado com Bolsa Auxílio-Social a realização de Iniciação Científica, na forma de complementação, sem que o aluno tenha de optar por uma bolsa ou outra. De acordo com a Resolução GR-031/2013, de 02/05/2013, podem receber a Bolsa Auxílio-Social Iniciação Científica os alunos regularmente matriculados em curso de graduação que estejam contemplados com Bolsa Auxílio-Social gerenciada pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) e forem aprovados com Bolsa de Iniciação Cientifica gerenciada pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) ou demais agências de fomento. O valor da complementação será a diferença entre o valor da Bolsa Auxílio-Social e o da Bolsa de Iniciação Cientifica.

Bolsa Instalação
Destinada a calouros que chegam à universidade sem condições de se manter. Para o recebimento deste auxílio, o aluno ingressante deverá estar inscrito no processo seletivo anual de Bolsas Auxílio do SAE e, obrigatoriamente, ter sido deferido seu pedido para a Bolsa Auxílio-Social (BAS), segundo a Resolução GR-023/2013, de 07/03/2013.

Programa PAPI
O Programa PAPI (Programa de Auxílio a Projetos Institucionais) foi criado para prover uma forma de auxílio de curta
duração aos alunos de graduação e pós-graduação, regularmente matriculados na Unicamp, que participam dos diversos eventos institucionais, como a Universidade de Portas Abertas (UPA), Recepção aos Calouros, confirmação de matrícula, bem como congressos e seminários das várias áreas científicas.

BOLSAS ACADÊMICAS

Além das bolsas-auxílio, há outras modalidades de bolsas, que independem das condições socioeconômicas. Nestas, os critérios incluem a produção de pesquisa acadêmica, como a Pesquisa Empresa, e até mesmo a produção artístico-cultural, como a Bolsa Aluno-Artista, que estimula os alunos com talentos artísticos de qualquer curso de graduação.

Bolsa Pesquisa SAE
Em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), o SAE promove bolsas de Iniciação Científica, com o objetivo de incentivar os estudantes de graduação a participarem de atividades de pesquisa, sob a orientação de um professor do curso. Essas bolsas se somam às disponíveis pelos órgãos de fomento federal e estadual (CNPq, CAPES, FAPESP). Uma vez ao ano, acontece o Congresso de Iniciação Científica, no Ginásio de Esportes da Unicamp. O número de trabalhos apresentados a cada evento chega à marca de mil, com excelente nível de pesquisa e grande visitação pública. Durante o Congresso, uma comissão composta por docentes avalia e escolhe os 45 melhores trabalhos para premiação. Nos últimos anos, a apresentação de trabalhos foi aberta aos alunos de outras instituições de nível superior. Veja mais em www.prp.unicamp.br/pibic.

Bolsa Pesquisa-Empresa
O Programa de Bolsa Pesquisa-Empresa tem como objetivo facilitar a interação empresa/universidade, estimulando o financiamento de bolsas, pelo setor produtivo, destinadas aos alunos de graduação e pós-graduação da Unicamp, bem como ao pesquisador colaborador. A bolsa é oferecida por uma empresa a um estudante da Unicamp que desenvolve ou irá desenvolver um projeto de pesquisa, orientado por professor doutor especialista na área de interesse.

SEÇÃO DE ESTÁGIOS E EMPREGOS

A seção de Estágios e Empregos do SAE possui um programa completo que possibilita aos alunos o desenvolvimento de experiências no mercado de trabalho, facilitando as relações entre os coordenadores de curso, as organizações e agentes de integração, a Universidade e as empresas concedentes, de forma a viabilizar os estágios dos alunos da Unicamp, preparando-os para o ingresso na vida profissional. O sistema eletrônico permite que as empresas, organizações e agentes de integração se cadastrem para divulgar as vagas abertas e buscar currículos de alunos da Unicamp.

Por sua vez, os alunos da Unicamp podem divulgar seus currículos e consultar as vagas oferecidas pelas empresas.

Ciclos de Palestras Temáticas

Durante o decorrer do ano, o SAE organiza os Ciclos de Palestras temáticas com o objetivo de preparar os alunos para o mercado de trabalho. Os temas das palestras envolvem recrutamento e seleção para estágios e trainee.

Universidade/Empresa
Geralmente realizado no primeiro semestre do ano, é destinado às empresas que queiram apresentar seus produtos e oportunidades. Nestas palestras, a empresa aborda aspectos institucionais, seus produtos, finalidade, responsabilidade social e ética profissional, além de mostrar aos alunos qual é o perfil do profissional que nela trabalha.

Orientação Profissional
Acontece em ambos os semestres, sendo ministrado por profissionais que abordam temas atuais, sob o enfoque da empregabilidade e com o olhar da orientação, visando ao desenvolvimento profissional.

Programa de Intercâmbio
SAE mantém parceria com a Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais (VRERI) e com a International Association for the Exchange of Students for Technical Experience (IAESTE) em seu Programa de Intercâmbio, apoiando alunos estrangeiros em sua permanência na universidade.

SEÇÃO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

A Orientação Educacional tem como objetivo principal assessorar o estudante no que diz respeito a sua vida acadêmica, principalmente aos aspectos relacionados ao desenvolvimento de carreira, estudo e aprendizagem na Universidade. Contar com um apoio psicopedagógico, seja em grupo ou individualmente, pode auxiliar nas diversas tarefas do contexto universitário. Por esta razão, a Orientação Educacional promove dois grandes projetos, o Projecta e o Saiba Mais, e realiza atendimentos individuais.

Projecta
Orientação de Carreira. O Projecta tem como objetivo auxiliar os alunos no seu processo de desenvolvimento profissional. Atualmente, oferece cinco módulos de trabalho para atender às diferentes demandas associadas à orientação de carreira. Para se inscrever e visualizar o calendário das atividades, acesse o site do SAE na área de Orientação Educacional.

Projeto Saiba Mais
O projeto Saiba Mais oferece subsídios para os estudantes avaliarem e/ou aperfeiçoarem o processo de estudo e aprendizagem, por meio de palestras, em que especialistas apresentam temas relacionados à aprendizagem, formação e vivências na educação superior, e oficinas, que abordam questões relacionadas ao desenvolvimento estudantil. Palestras e oficinas ocorrem sempre na hora do almoço. Para fazer inscrição e visualizar o calendário das atividades, acesse o site do SAE na área de Orientação Educacional.

SEÇÃO DE ORIENTAÇÃO JURÍDICA

Tem como objetivo orientar o estudante no que diz respeito a consultas e aconselhamento nas áreas do direito civil, penal, trabalhista, contratos com imobiliárias e defesa do consumidor, entre outros assuntos que possam ser solicitados.

Projeto Directa
O Projeto Directa compõe o Programa de Orientação Jurídica do SAE e tem por objetivo oferecer aos alunos palestras sobre temas que abordam as ocorrências mais comuns das áreas jurídicas. Oferece a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os direitos e deveres dos estudantes, bem como esclarecer suas dúvidas.

A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo site do SAE. Os participantes recebem certificado de participação.

ASSESSORIA CULTURAL

A Assessoria Cultural do SAE foi criada em 2010 com o objetivo de desenvolver o Programa Aluno-Artista, criado no mesmo ano, e aprimorar o Programa SAE Ação Cultural, criado em 2003. A partir daí, esses dois programas se consolidaram como referências na agenda cultural da Universidade. A Assessoria Cultural ainda contribui na organização dos demais programas socioculturais, como o Estante Literária, Unicampinas, Recepção aos Calouros, UPA e eventos em datas comemorativas do SAE e da Universidade.

Programa “SAE Ação Cultural, Educação, Comunidade e Campus”
Tem como objetivo estimular a efervescência artísticocultural nos campi e em espaços externos. Estabelecido a partir de uma atividade SAE já existente, denominada “Ação Cultural”, a nova proposta prevê a reestruturação do programa antigo, através da ampliação de seu âmbito de abrangência, subdividindo-o em três vertentes: educação, comunidade e atividades no campus universitário. Assim, o programa atual propõe a interação com a comunidade externa e também ações voltadas a escolas públicas e unidades de ensino infantil, fundamental e médio vinculadas à Unicamp, através do oferecimento de oficinas artístico-culturais, e mantém as ações extensionistas do projeto anterior, voltadas exclusivamente à comunidade universitária. O SAE Ação Cultural possibilita ao estudante da Unicamp a aplicação dos conhecimentos pedagógicos e acadêmicos adquiridos no seu curso de graduação e garante ao aluno de ensino fundamental e médio, assim como à comunidade em geral, o acesso à iniciação em diferentes modalidades artísticas, sem se descuidar das atividades culturais desenvolvidas no ambiente universitário.

Programa Aluno-Artista
Ainda no campo das artes, criado em 2010, o Programa Aluno-Artista promove 15 projetos selecionados por edição, levando a diversidade cultural à comunidade universitária. Dois alunos considerados proponentes podem participar por projeto. Estes recebem uma bolsa aluno-artista por oito meses. A novidade do Programa é o estímulo da inserção de alunos com talentos artísticos, de qualquer curso de graduação, incentivandoos a se apresentarem ao público nos campi da Universidade em diversos locais de passagem de público. Em 2016, a 6ª Edição trouxe inovações, com a informatização do programa através do sistema SIG/SAE e a alteração da vigência de cada edição, que passa a ser de abril a novembro, em sincronia com o calendário acadêmico.

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE RECEPÇÃO AOS CALOUROS

Recepcionar oficialmente os alunos ingressantes, com respeito e profissionalismo, é o objetivo principal deste programa institucional que visa a acolher os alunos de graduação ingressantes na Universidade. Várias atividades são desenvolvidas para o acolhimento aos ingressantes, como:

Monitoria
Nos dias de matrícula e confirmação são instalados postos de atendimento do SAE, com 60 monitores, para divulgar os serviços de assistência e prestar informações específicas em cada uma das 22 unidades de matrículas.

Vigilância
Orientação aos vigilantes do campus, em parceria com o “Campus Tranquilo”, informando o número do disque trote.

Disque Trote
O SAE instala um telefone fixo, sob a responsabilidade de um atendente treinado a receber denúncias de práticas abusivas de trote.

Primeira foto na Unicamp
O ingressante recebe um vale-foto durante a confirmação de matrícula, para registrar em estande com profissional o seu primeiro dia de ingresso.

Primeiro almoço no Restaurante Universitário
O ingressante recebe um vale-almoço durante a confirmação de matrícula, para almoço coletivo no Bandejão (RU).

Camiseta temática
A cada ano, a Seção de Programação Visual do SAE cria a arte gráfica de um modelo de camiseta, que é entregue durante a confirmação de matrícula.

Livreto
Um livreto do Calouro é entregue durante a confirmação de matrículas. De fácil compreensão, e contendo um mapa do campus, orienta o calouro sobre alguns serviços estudantis existentes na Unicamp, como PRG, DAC, SBU, Prefeitura do Campus, Moradia Estudantil, etc. São entregues lembranças como lápis e bloquinho de anotações.

De Braços Abertos
Durante a Semana do Calouro são realizadas palestras de orientação aos alunos ingressantes, ministradas pela equipe do Serviço Social, de meia em meia hora, abertas aos calouros e seus acompanhantes.

Trote da Cidadania
O SAE ainda apoia as atividades dessa organização criada em 2003 por alunos veteranos, que visa à integração dos calouros às práticas solidárias, como plantio de árvores, visitas a creches e cooperativas de reciclagem, participação em palestras educacionais, desenvolvendo, principalmente, ações alinhadas com o desenvolvimento sustentável. O Trote da Cidadania também distribui canecas temáticas para evitar o alto consumo de copos descartáveis.

Diversão
Pipoca e algodão doce são servidos aos calouros e acompanhantes, numa manifestação de confraternização e – por
que não dizer? – simbolicamente uma despedida dos tempos de ensino médio.

Atividades artísticas
No dia da confirmação de matrícula e durante a Semana da Calourada, artistas do SAE Ação Cultural se apresentam no campus com variadas modalidades artísticas, como música, teatro, dança, manifestação literária e diversidade cultural.

PROJETO UNICAMPINAS

É um projeto que leva os alunos da Unicamp para conhecer Campinas, tendo em vista que a maioria dos graduandos não conhece a cidade sede da Unicamp. O roteiro cultural proposto pelo SAE, em parceria com o Departamento de Turismo do Município, passa pelos dez pontos turísticos e históricos, entre os quais se insere o principal campus da Unicamp, em Barão Geraldo. Criado em 2010, o projeto objetiva integrar os estudantes à cidade e ampliar os sentimentos de socialização e compromisso com a preservação e sustentabilidade, levando-os por um roteiro elaborado. Os tours são acompanhados por guias turísticos treinados e liderados por uma historiadora da cidade. O passeio leva os visitantes a refletir sobre as mensagens transmitidas durante a visita aos pontos históricos e turísticos, ao observarem os diferentes elementos que compõem a paisagem urbana, rural e social do município. As viagens são solicitadas pelas diversas Unidades, como a VRERI, quando chegam os alunos estrangeiros e demais alunos da Unicamp, através do email magda@sae.unicamp.br.

Contatos Serviço Social

SAE- Serviço Social – Campus Barão Geraldo
Endereço: Rua Sérgio Buarque de Holanda, 251 – Térreo
Em frente ao Ciclo Básico II (PB)
Supervisão: Mara Sunfeld Iaderozza Figueiredo
Atendimento: de 2ª a 6ª feira, das 8h30 às 18h
Fones: (19) 3521-6591 / 3521-6532
ssocial@sae.unicamp.br

SAE- Serviço Social – Campus I – Limeira
Faculdade de Tecnologia (FT)
Endereço: Av. Paschoal Marmo,1888, Jd. Nova Itália – Limeira
Sala em frente à Seção Acadêmica
Atendimento: 2ª e 4ª feiras -12h às 20h
3ª feira: 12h às 18h
5ª e 6ª feiras – 9h às 15h
Fone: (19) 2113-3336
sae@ft.unicamp.br

SAE – Serviço Social – Campus II – Limeira
Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA)
Endereço: Rua Pedro Zaccaria, 1300, Jd. Sta Luiza, Limeira, SP
Prédio Verde, 1º piso, sala 312 B
Atendimento: 2ª e 4ª – 12h às 20h
3ª feira: 12h às 18h
5ª e 6ª feiras: 9h às 15h
Fone: (19) 3701-6652
sae@fca.unicamp.br

SAE- Serviço Social – Campus Piracicaba
Faculdade de Odontologia (FOP)
Endereço: Av. Limeira, 901
Sala próxima à Clínica de Graduação
Atendimento: de 2ª a 6ª-feira- 8h às 14h30
Fones: (19) 2106-5262 e 2106-5263
sandra@fop.unicamp.br

Áreas administrativas, apoio logístico e orientação acadêmica

Coordenação Executiva
Coordenador: Prof. Dr. José Ricardo Figueiredo
Fone: (19) 3521.6535
coord@sae.unicamp.br

Assessoria Cultural
Assessora Cultural: Dra. Vivian Nogueira
Fone: (19) 3521-7393
vivinog@sae.unicamp.br

Seção de Estágios e Empregos
Supervisor: Marco Antonio Garófalo
Atendimento: de 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h
Fone: (19) 3521-6542
estagios@sae.unicamp.br

Orientação Jurídica
Responsável: Dr. Alexandre Fagiani
Atendimento: de 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h
Fone: (19) 3521-6537
fagiani@sae.unicamp.br

Orientação Educacional
Responsável: Adriane Martins Soares Pelissoni
Atendimento: de 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h
Fone: (19) 3521-6539

Psicologia Educacional
Responsável: Marilda Aparecida Dantas Graciola
Atendimento: de 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h
Fone: (19) 3521-6543
oficina@sae.unicamp.br

ComunicaSAE
Responsável: Magdaelei Costa Amorim
Atendimento: de 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h
Fone: (19) 3521.7016
magda@sae.unicamp.br

www.sae.unicamp.br
saewiki.sae.unicamp.br