15/01/2012 / Em: Releases

 

Amanhã os candidatos farão mais duas provas: Ciências Humanas e Artes; e Inglês

Teve início hoje, 15 de janeiro, a segunda fase do Vestibular Unicamp 2012, com duas provas: Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa e Matemática feitas por 14.888 candidatos. A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) registrou uma abstenção de 10,7%. Em 2011 a abstenção foi de 8%. Dos 16.665 aprovados para a segunda fase, 1.777 não compareceram. Em Campinas, a abstenção foi de 8,8% e em São Paulo, 11%. As provas podem ser conferidas na página eletrônica da Comvest (www.comvest.unicamp.br). As respostas esperadas serão divulgadas na internet no decorrer desta semana. Os candidatos concorrem a 3.444 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp – Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. Este ano, o Vestibular Unicamp recebeu um número recorde de inscrições: 61.509 inscritos. A primeira lista de aprovados será divulgada dia 6 de fevereiro, às 12 horas na página da Comvest na internet e no Saguão do Ciclo Básico II, campus da Unicamp em Campinas.

As provas da segunda fase seguem até terça-feira (17 de janeiro) em 20 cidades do país: Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, Santo André, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba. A duração da prova é de quatro horas em cada um dos dias. O acesso aos locais de prova será permitido impreterivelmente até as 13 horas.

A segunda fase é constituída de cinco provas. Os candidatos respondem a 24 questões dissertativas a cada dia de prova, sendo:

1º dia (15/1) – Prova de Língua Portuguesa e de Literaturas da Língua Portuguesa (12 questões) e prova de Matemática (12 questões);
2º dia (16/1) – Prova de Ciências Humanas e Artes (18 questões) e prova de Língua Inglesa (6 questões);
3º dia (17/1) – Prova de Ciências da Natureza (24 questões).

Todos os candidatos aprovados devem fazer todas as provas da segunda fase, independentemente do curso escolhido. Os candidatos aos cursos com provas de habilidades específicas (que serão realizadas entre os dias 23 e 26 de janeiro) deverão consultar as orientações para a realização dos exames, como locais e horários, na página da Comvest na internet. Os cursos que exigem provas de habilidades específicas são Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música.

O que levar para a prova
Atenção: é proibido que os candidatos entrem nas salas de prova portando celulares. O candidato que for pego com celular (ainda que desligado), durante a realização das provas, será eliminado do Vestibular Unicamp. Não haverá lugar para guardar o celular. Os candidatos deverão levar o original do documento indicado na inscrição, caneta esferográfica de cor preta em material transparente, lápis preto, borracha, uma pequena régua transparente e compasso. É vedada a utilização de aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios digitais, corretivo líquido, lapiseira, bandana/lenço, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova. O candidato poderá usar relógio analógico para controlar o tempo.

ORIENTAÇÕES À IMPRENSA:

Entrevista Coletiva somente em Campinas (domingo, segunda e terça-feira): 17h30, no prédio da Comvest, campus da Unicamp em Campinas.

Entrevistas com candidatos antes da prova poderão ser feitas até as 13h.

Imagens (fotos e gravações de TV) das salas de prova poderão ser feitas às 15h30, nos seguintes locais, mediante apresentação da FUNCIONAL de imprensa:

Campinas – Colégio Sagrado Coração de Jesus. (procurar Sr. Francisco Pessine).

São Paulo – Unip Paraíso, Rua Vergueiro, nº 1211 (procurar Sr. João Bertim).