05/11/2015 / Em: Releases

Autores das melhores redações do Vestibular Unicamp 2015, selecionadas pela Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest), tiveram seus textos publicados em livro que a Pró-Reitoria de Graduação, a Comvest e a Editora da Unicamp lançam na próxima segunda-feira, 9 de novembro, às 10 horas, na Sala do Conselho Universitário (Consu) da Unicamp, em Campinas. Durante o lançamento do livro, os estudantes autores das melhores redações vão receber um diploma de honra ao mérito. O objetivo é que a publicação sirva como referência a futuros candidatos, além de ressaltar a importância da redação no Vestibular Unicamp.

A coletânea de textos do Vestibular Unicamp 2015 traz 20 redações. Na prova, os estudantes foram solicitados a produzir dois textos, de gêneros diversos. Foram selecionados 10 textos de cada uma das propostas da prova de Redação. Os dois textos exigidos na prova de Redação do Vestibular 2015 foram uma síntese sobre o tema da humanização no atendimento à saúde, escrita em registro formal, e uma carta-convite de alunos de uma escola para uma reunião a ser endereçada à comunidade escolar, onde seriam discutidas ações contra a violência. A partir de 2015, a prova de Redação passou a ser aplicada na segunda fase do vestibular.

Entre os autores selecionados para o livro, há estudantes de várias cidades do Estado de São Paulo – como Itapetininga, Guarulhos, Botucatu, Santa Rita do Passa Quatro, Campinas e Limeira -, além de Salvador (BA).

Os livros, em formato de bolso, estarão à venda na Editora da Unicamp e poderão ser comprados pela página eletrônica www.editora.unicamp.br.

A prova de Redação
A prova de redação da Unicamp solicita a escrita a partir de uma situação específica de comunicação verbal, num gênero de texto específico, com o subsídio de textos-fonte. Os candidatos devem situar a produção escrita quanto ao gênero, aos interlocutores, ao propósito que é necessário atender, à forma de circulação do texto. Os candidatos são, a cada ano, expostos a demandas de uso da linguagem variadas – uma vez que os próprios gêneros, interlocutores e temas variam. Dessa forma, são desafiados a mobilizar conhecimentos e estratégias distintas, a fim de cumprir o solicitado nas duas propostas da prova. A avaliação por meio da produção de determinados gêneros discursivos possibilita aos candidatos o uso estratégico de seus conhecimentos sobre a linguagem e sobre as restrições que os gêneros impõem. O trabalho com os gêneros permite que os candidatos não fiquem presos a modelos de texto preestabelecidos.

Serviço:
Lançamento do livro “Redações 2015”
Data: 9 de novembro de 2015
Horário: 10 horas
Local: Sala do Conselho Universitário (Consu) – Prédio da Reitoria II, no campus
da Unicamp, em Campinas