×
05/12/2023 / Em: Notícias

 

No segundo e último dia de provas da segunda fase do Vestibular Unicamp 2024, quecomeçou a ser aplicada no domingo (3/12), a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) registrou 8,7% de abstenção, praticamente o mesmo índice do ano anterior (8,5%). Dos 13.447 candidatos aprovados para fazer a segunda etapa, houve 12.272 estudantes presentes e 1.175 ausentes. O índice de abstenção deste ano fechou abaixo da média dos últimos 10 anos, que gira em torno de 11%. Nesta segunda-feira, foram aplicadas as provas de Matemática, Interdisciplinar de Ciências Humanas e as provas específicas de acordo com a área de conhecimento do curso escolhido pelos candidatos.

A menor abstenção do segundo dia da segunda fase foi registrada em Piracicaba, com apenas 3,9%. Em São Paulo, a abstenção foi de 7,5% e em Campinas de 8,6%. Os índices por cidade, bem como as provas do primeiro dia estão disponíveis na página do Vestibular 2024. As respostas esperadas pelas bancas serão divulgadas pela Comvest, a partir da próxima quinta-feira, 7 de dezembro. A segunda fase do Vestibular Unicamp 2024foi aplicada em 22 cidades do país, sendo as capitais Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Salvador e São Paulo, e outras 16 cidades paulistas: Bauru, Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos,  São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.

A primeira chamada de aprovados será divulgada dia 29 de janeiro e os convocados deverão efetivar a matrícula online (não presencial) nos dias 30 e 31 de janeiro, pela página eletrônica da Comvest. As demais datas constam do calendário do Vestibular Unicamp 2024, disponível no site da Comissão.

Comentários sobre a prova

O diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, afirmou que a prova do segundo dia trouxe temas abrangentes e muito atuais. “Há uma linha comum na prova, para a qual eu chamaria a atenção, que tem a ver com a emergência climática, o uso de energias limpas, do cuidado com o planeta. Isso aparece nas provas de Biologia, Química, Física, bem como nas contextualizações da prova de Matemática”, disse José Alves.

Na área de Humanidades, o diretor destacou a questão da prova de História que trouxe a reflexão do filósofo e líder quilombola Nêgo Bispo, que faleceu no último domingo (3/12). “A questão da prova trouxe um texto fundamental e um pensador importantíssimo de Antônio Bispo para fazer uma leitura das lógicas da colonialidade. Além disso, destaco também entre as questões, a presença de Hannah Arendt, a respeito do compromisso moral e ético das pessoas e não apenas da pura e simples produção de conhecimento, que só tem sentido e validade se for também um compromisso ético. Foi esse o recado do Vestibular Unicamp 2024”, concluiu.

Provas de Habilidades Específicas
As Provas de Habilidades Específicas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, serão realizadas entre os dias 7 e 9 de dezembro, somente em Campinas. Os locais e horários já estão disponíveis aqui.