×
04/02/2011 / Em: Clipping

 


Aprovados no vestibular da Unesp vão guardar as vagas como ‘plano B’ (Globo.Com – G1 Vestibular – 04/02/11)

A divulgação da primeira lista de aprovados da Universidade Estadual Paulista (Unesp) nesta quinta-feira (3) representa uma ‘carta na manga’ para muitos estudantes convocados que também disputam vagas e aguardam os resultados da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade de São Paulo (USP). As primeiras chamadas destas universidades saem na nesta segunda-feira (7) e quarta-feira (9), respectivamente, antes do período de matrículas da Unesp, que começa na quinta-feira (10). Aprovado no curso de engenharia de automação da Unesp, com campus em Guaratinguetá, Marcelo Augusto Paiva dos Santos Pereira, de 17 anos, disse que prefere estudar em São Paulo, pois mora na capital. “Acho que tenho chance de passar na USP e vou esperar o resultado. Além da universidade ter tradição, ficar em São Paulo representa menos gasto porque poderei continuar morando com a minha família e terei mais oportunidade de emprego. Pereira foi aprovado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), mas não se matriculou. “Fui bem no vestibular da Unicamp e acho que tenho boas chances de passar lá também. Caso não passe naUSP, entre Campinas e Guaratinguetá, prefiro estudar em Campinas que está mais próxima de São Paulo.”



Curso de pedagogia dobra o número de formandos nos últimos sete anos   (Ministério da Educação – 03/02/11)

O número de professores formados em pedagogia praticamente dobrou em sete anos, segundo dados do Censo do Ensino Superior realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Em 2002, o levantamento registrou a formatura de 65 mil educadores em pedagogia; em 2009, esse número subiu para 118 mil. No mesmo período, o censo mostra que aumentaram em mais de 60% as matrículas nessa área de ensino — de 357 mil em 2002 para 555 mil em 2009. Também o ingresso aumentou no intervalo analisado — de 163 mil novos estudantes para 190 mil, o que representa evolução de 20%. Estratégicos para a política de formação de professores de educação básica, os cursos de pedagogia recebem atenção especial do Ministério da Educação. Em 2008, o MEC iniciou atividades de supervisão em 49 cursos de pedagogia e em 11 de normal superior que obtiveram conceitos inferiores a 3 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2005. Uma comissão de especialistas visitou os cursos.



1ª chamada do Vestibular 2011 da Unicamp   (SejaBixo – Mural – 04/02/11)

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) divulgará a primeira lista de aprovados no Vestibular Unicamp 2011 no dia 7 de fevereiro, às 12 horas, em sua página na internet (www.comvest.unicamp.br) e no saguão do Ciclo Básico II, no campus de Campinas. Os candidatos convocados deverão efetuar a matrícula no dia 10 de fevereiro nos respectivos campi, como consta no Manual do Candidato. Já as notas dos candidatos na segunda fase serão divulgadas dia 9 de fevereiro.