05/06/2019 / Em: Clipping

Unicamp abre inscrições para Encontro com Professores (R7 – Educação – 05/06/2019)

Oportunidade para o professor conhecer e entender as provas da Unicamp, podendo preparar melhor seus alunos para o vestibular no fim do ano

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) abre nesta quarta-feira (5), as inscrições para o Encontro com Professores. As inscrições poderão ser feitas até às 17 horas do dia 19 de junho, exclusivamente na página eletrônica da Comvest. O evento será realizado dia 17 de agosto, das 9 às 17 horas, no campus da Unicamp, em Campinas. Durante o Encontro, os professores vão participar de oficinas sobre as diferentes provas do Vestibular Unicamp. Uma das novidades este ano é que além de professores dos ensinos fundamental II e médio, estudantes de graduação e pós-graduação também poderão se inscrever. O Encontro é uma oportunidade para o professor conhecer e entender as provas da Unicamp, podendo preparar melhor seus alunos para o vestibular. Durante o evento, serão discutidos os objetivos das provas, será abordado o processo de correção, com análise das questões do último vestibular, apontando-se o que era esperado dos candidatos. A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) abre nesta quarta-feira (5), as inscrições para o Encontro com Professores. As inscrições poderão ser feitas até às 17 horas do dia 19 de junho, exclusivamente na página eletrônica da Comvest. O evento será realizado dia 17 de agosto, das 9 às 17 horas, no campus da Unicamp, em Campinas. Durante o Encontro, os professores vão participar de oficinas sobre as diferentes provas do Vestibular Unicamp. Uma das novidades este ano é que além de professores dos ensinos fundamental II e médio, estudantes de graduação e pós-graduação também poderão se inscrever. O Encontro é uma oportunidade para o professor conhecer e entender as provas da Unicamp, podendo preparar melhor seus alunos para o vestibular. Durante o evento, serão discutidos os objetivos das provas, será abordado o processo de correção, com análise das questões do último vestibular, apontando-se o que era esperado dos candidatos.

Jornalista lança doc sobre vestibular indígena da Unicamp (ACidade ON – Vidaeestilo – 05/06/2019)

“Purãga Pesika” será lançado no Sesc Campinas, na próxima quarta-feira (12), às 19h, e conta a história dos estudantes que sonhavam em fazer a Unicamp

O encontro entre os candidatos indígenas à Unicamp e a comissão do vestibular da universidade tinha tudo para virar filme. E virou. No fim deste mês, a jornalista Juliana Sangion lança o documentário “Purãga Pesika – um encontro de boas vindas”, rodado em São Gabriel da Cachoeira (AM), no meio da floresta Amazônica, e em Campinas. Com o significado de “bem-vindo” na língua indígena Nheengatu, “Purãga Pesika” será lançado no Sesc Campinas, na próxima quarta-feira (12), às 19h. O documentário conta em 1h11 a história dos estudantes indígenas que vieram à cidade por conta do primeiro vestibular indígena da Unicamp, realizado em novembro do ano passado. O vestibular específico para indígenas foi criado junto com as cotas étnico-raciais da universidade, em 2017. A Unicamp tem buscado nos últimos anos mudar o vestibular e incluir jovens com menos oportunidades de estudo nas suas salas de aula. No “Purãga Pesika”, o filme foca em São Gabriel da Cachoeira pois foi de lá o registro do maior de número de inscritos (350 alunos). No total, o vestibular indígena teve 610 inscritos, de cinco cidades diferentes (Campinas, Dourados-MS, Manaus-AM e Recife-PE, além de São Gabriel). “Dirigir esse filme foi, para mim, uma experiência única, de poder conhecer um pouco da história de vida e dos sonhos desses estudantes. Sobretudo, espero que o documentário seja uma oportunidade de construir um diálogo que contribua para derrubar a visão muitas vezes estereotipada sobre os jovens indígenas”, disse Juliana.